Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

16º edição do Festival do Japão promete, neste final de semana, uma viagem cultural ao Japão na cidade de São Paulo
Julho 18, 2013

Acontece neste final de semana, no Centro de Exposições Imigrantes (Rod. dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo o maior evento da cultura japonesa da América Latina . Trata-se do Festival do Japão, cuja edição 2013 tem como tema Tecnologia e Modernidade, pois o Japão é considerado uma das nações líderes mundiais em pesquisa, tecnologia, indústria e medicina.

Durante os três dias do evento, que reúne público de 190 mil pessoas, serão oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, com destaque para a arte do origami (dobraduras), kirigami (origami arquitetônico), shodo (caligrafia japonesa), ikebana (técnica de arranjo floral), sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), entre outras artes daquele país.

O Palco Principal e o Palco Cultural apresentarão danças típicas e folclóricas da cultura japonesa, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Shan Shan Kasa Odori (dança da província de Tottori) e o Kagura (teatro da província de Hiroshima), além das apresentações dos principais grupos artísticos da comunidade nipo-brasileira, com taikô (tambores japoneses) e shamisen (instrumento de cordas).

Durante todo o evento, serão oferecidas atividades culturais, debates, exposições e palestras sobre o tema da Tecnologia, além da exposição comemorativa aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil e aos 60 anos da Imigração Pós-Guerra. Todas as atividades culturais são gratuitas e abertas ao público, possibilitando uma viagem cultural ao Japão na cidade de São Paulo.

O Festival foi criado pelo KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) em 1998, para comemorar os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, e com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

Confira algumas das principais atrações:

Área da criança
Um recanto especial para as crianças. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contos e lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

Praça cultural e esportes
Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

Área da terceira idade
Refletindo a preocupação social do evento, o Festival mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

Palco principal
Nos três dias do Festival, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade nikkei.Neste ano, destaque para a cantora brasileira Márcia, que faz muito sucesso no Japão, além das cantoras japonesas Tsubasa, Mariko Nakahira e Yumi Inoue, além de Tokura, campeão mundial de ‘embaixadinhas’ (trazido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo) e o grupo tradicional do Japão, Wariki (atração especial trazida pela Fundação Japão).

Concurso mundial de Cosplay - WCS - Final rasileira
O World Cosplay Summit (WCS) é o Concurso Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão. Será no domingo, 21 de julho, a partir das 17 horas.

Miss Nikkey Brasil
O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.A final acontece no sábado, 20 de julho, a partir das 18 horas.

Praça de gastronomia
A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares. A lista completa dos pratos pode ser acessada no site do evento .

Serviço

16º Festival do Japão
Data: 19, 20 e 21 de julho de 2013
19/07 – 12 às 21 horas
20/07 – 10 às 21 horas
21/07 – 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 8 antecipados, R$ 10 no dia
Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Transporte gratuito do metrô Jabaquara e estacionamento gratuito para bikes
Confira o site do evento .
Realização: Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569


Exibir mapa ampliado

Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas