Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Exposições em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Hoje

Corpo a corpo: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo

Sinopse: A exposição exibe um recorte da produção brasileira contemporânea em fotografia, cinema e vídeo por meio de sete trabalhos desenvolvidos por artistas e coletivos em parceria com os curadores Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista Zum, e Valentina Tong. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: Estreia hoje; até 30 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h; quinta, das 10h às 22h

Preço: Grátis

Fé! Religiosos e Sacerdotes, Profanos ou Divinos?

Sinopse: A exposição de Luiz Bhittencourt vem questionar a fé que os leigos depositam em religiosos e sacerdotes com santidade muitas vezes falsa, em suas buscas particulares de Deus. ..... (mais)

Local: Inn Gallery Arte e Design (Paulista)

Data: Estreia hoje; até 7 de Outubro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 12h às 16h

Preço: a definir

Robert Frank: Os Americanos e Os livros e os filmes

Sinopse: A partir de 22 de agosto, o IMS Paulista apresenta Robert Frank: Os Americanos e Os livros e os filmes.

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: Estreia hoje; até 30 de Dezembro; Terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

The Clock

Sinopse: A videoinstalação, do suíço-americano Christian Marclay (1955), é uma experiência cinematográfica integrada ao espaço museográfico com duração de 24 horas, composta por trechos de diversos filmes em que as cenas aparecem em sincronia com o tempo real. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: Estreia hoje; até 19 de Novembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h; quinta, das 10h às 22h

Preço: Grátis

15 Fotógrafos

Sinopse: Em meio ao bombardeio de imagens que permeiam intensamente o cotidiano, onipresentes tanto no âmbito público como no privado, a coletiva propõe destacar os aspectos investigativo e provocador da Fotografia, explorando a produção autoral destes artistas. ..... (mais)

Local: Verve Galeria (Oeste)

Data: até 23 de Setembro; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 11h às 17h

Preço: Grátis

2ª Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas

Livre.

Sinopse: Durante quase dois meses, o público paulista terá a oportunidade de apreciar 37 obras de artistas contemporâneos provenientes de 12 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. ..... (mais)

Data: até 1 de Outubro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

A Casa

Sinopse: Vinícius de Morais, autor do poema A Casa, musicado ao lado de Toquinho em 1980, já falava da criação de um espaço que deveria ser o de um lar, mas que é repleto de estranhamento, de elementos faltantes, da própria ausência de praticidade esperada do ambiente doméstico. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 7 de Janeiro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

A mulher na Revolução de 32

Sinopse: A mulher na Revolução de 32 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

A “gran dama” das artes

Sinopse: Cercados por uma transição política, econômica e social que se desloca do nacionalismo de Vargas, passa pelo desenvolvimentismo de JK e compartilha dos primeiros momentos da Ditadura Militar, Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) tornam-se grandes mecenas, que se distinguem pela aliança entre arte moderna e capital internacional. ..... (mais)

Data: até 10 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 17h

Preço: Grátis

Além do Visível, Aquém do Intangível

Sinopse: A mostra apresenta 25 trabalhos de óleo sobre tela em grandes formatos, distribuídos em cinco séries: O Grande Corpo, Retratos Íntimos, Superfícies do Intangível, Latências Atrozes e Limites do Introspecto. ..... (mais)

Data: até 24 de Setembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Aquarelas de Luz

Sinopse: A exposição tem como proposta principal exibir aos hóspedes e aos visitantes do estabelecimento inúmeras perspectivas e ângulos do exato momento em que o sol se põe no horizonte. ..... (mais)

Data: até 20 de Outubro; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Arceburgo em Foco

Sinopse: Comemorando seus 41 anos dedicados às artes plásticas, a Galeria Bric a Brac e seu marchand, Cloves Reis, trazem a coletiva de arte que irá reunir importantes artistas brasileiros participantes do 31º Salão Oficial de Artes Plásticas da cidade de Arceburgo – MG. ..... (mais)

Local: Galeria Bric a Brac (Sul)

Data: até 30 de Setembro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 19h; Sábados, das 9h às 14h

Preço: Grátis

Armazém do Brasil - Memórias do Comércio da Zona Cerealista

Livre.

Sinopse: As memórias apresentam as dinâmicas e as fases do comércio atacadista da região da Rua Santa Rosa, Rua Paula Souza e Mercado Municipal, como também retratam a vida social e cultural do bairro do Brás, um caldo de culturas nacionais e estrangeiras. ..... (mais)

Data: até 29 de Outubro; Quarta, quinta, sexta e sábado, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Arte no Brasil: Uma História na Pinacoteca de São Paulo

Sinopse: A exposição é composta por cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 26 de Agosto; Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Preço: R$ 6,00 (Ingresso combinado: Pinacoteca e Estação Pinacoteca)

Barragem///SP

Sinopse: São Paulo rodeada por uma barragem de concreto, após uma enorme inundação, é o cenário da instalação artística, criada sob a supervisão de um coletivo formado por cinco profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, cenografia e design, performance e música - Nivaldo Godoy, Élcio Miazaki, Marcos Martins Lopes, Panais Bouki e André Lenz. ..... (mais)

Data: até 28 de Outubro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 21h; sábado, das 10h às 18h

Preço: Grátis