Outubro 30, 2025
Depois de três meses de espetáculos e oficinas gratuitas, a quarta edição do Circo Contêiner chega ao fim com seis novas apresentações no Teatro de Contêiner, de 5 a 26 de novembro. As apresentações têm tradução em Libras.
Quem abre a programação do mês é a Cia. Pé de Mamão com o espetáculo O Puro Suco da Fruta, na quarta-feira, dia 5, às 19h. Entre caixotes empilhados, frutas voadoras e bicicleta acrobática, nasce uma feira que vira circo. Com acrobacias grupais, equilíbrios, piruetas e corpos que voam, a montagem retrata o cotidiano das pessoas que trabalham e passam por esse comércio ambulante.
Na semana seguinte, no dia 12, às 19h, a Trupe Lona Preta reinterpreta o "sagrado direito" à propriedade privada do mundo ocidental em O Perrengue da Lona Preta. Em cena, os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos, pretensamente eternos da ordem vigente.
Uma palhaça (d)eficiente questiona os limites impostos pela sociedade em Birita Procura-se, da Cia. A Casa das Lagartixas, apresentado no dia 19, às 19h. Para (sobre)viver e pagar as contas, Birita parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante na sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrará em seu caminho?
A Cia. Trupe Liuds assume o palco no feriado do dia 20, às 11h, para apresentar No Varal. Inspirados pelas memórias vividas nos quintais da periferia e pelo desejo de comunicar as transformações diárias de nosso território, os palhaços Candango e Torradinho penduram no varal personagens e situações que fazem parte do cotidiano da sociedade.
E, no mesmo dia, às 16h, a Trupe DuNavô encena Irmãos Carreto, a saga dos irmãos Claudius e Clóvis, que após a morte de seu pai, se veem envolvidos em uma disputa pelo patrimônio deixado por ele. O que começa como uma disputa familiar se transforma em uma competição acirrada entre os dois, revelando ganância e egoísmo. Através de números circenses e palhaçaria, o espetáculo provoca uma reflexão sobre as disputas e polarizações na sociedade.
Por fim, no dia 26, às 19h, o grupo The Pambazos Bros encerra a programação com o espetáculo Porongo Vaudeville, uma releitura dos shows de variedade do começo do século 20. Por meio da dança, música ao vivo, mágica, malabarismo e humor, cria-se uma espécie de cabaré noir, que surpreende, emociona e alimenta as gargalhadas e a imaginação do público.

Sobre o Circo Contêiner
A responsável pela curadoria da atual edição é palhaça, atriz, saxofonista, filósofa e produtora Giulia Nina, que selecionou trabalhos que representam a riqueza de linguagens, trajetórias e corpos que compõem o universo do circo contemporâneo. E diversidade é o eixo central da curadoria, ao dar visibilidade a artistas de diferentes gêneros, raças, corpos, territórios e gerações.
A programação contempla uma ampla variedade estética e técnica, com números de acrobacia, palhaçaria, malabarismo, entre outras expressões que atravessam e expandem os limites do circo. Trata-se de um encontro entre artistas da rua, da lona e do teatro.
Nesta edição, parte da programação aconteceu no período da manhã e da tarde durante os dias da semana, graças a uma parceria com escolas públicas, que foram recebidas no Teatro de Contêiner por meio de transporte escolar. A iniciativa amplia o acesso de crianças e adolescentes às atividades culturais e fortalece o vínculo entre arte e a educação.
Além dos espetáculos com classificação livre, a programação da quarta edição do Circo Contêiner Mungunzá também se expande, acolhendo algumas montagens voltadas ao público adulto, reafirmando a complexidade, a diversidade e a potência crítica do fazer circense.
Outra novidade desta edição é que, junto a alguns espetáculos, foram realizadas 10 oficinas e vivências circenses gratuitas. Para conferir a programação dessas atividades, é preciso ficar atento à página @teatrodeconteiner no Instagram.
Histórico do projeto
A primeira edição do Circo Contêiner aconteceu em 2019, quando 11 espetáculos se apresentaram na área externa do Teatro de Contêiner ao longo de três meses.
Em 2022, a programação circundou o Dia das Crianças durante os finais de semana do mês de outubro, com cinco espetáculos. E, em 2023, a programação também aconteceu nesse mês e acolheu 13 atrações.
Sobre a curadora
Giulia Nina é artista circense, fundou o grupo Caravana Tapioca, realizando projetos de descentralização das artes. Mestranda em artes cênicas na ECA/USP. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras e orienta artistas em processos criativos. Também é produtora e diretora de processos criativos, com formações em palhaçaria, audiovisual e artes circenses. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos o riso. Já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e ministra cursos de comicidade.
Serviço
Circo Contêiner - 4ª Edição
Quando: de 5 a 26 de novembro
Teatro de Contêiner - Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla
Capacidade: 99 lugares
*Verificar classificação de cada espetáculo
**Todas as apresentações têm tradução em Libras
Confira abaixo a programação completa:
Dia 5, Quarta-feira, 19h
O Puro Suco da Fruta, com Cia Pé de Mamão
Dia 12, Quarta-feira, 19h
O Perrengue da Lona Preta, com Trupe Lona Preta
Dia 19, Quarta-feira, 19h
Birita Procura-se, com A Casa das Lagartixas
*(a partir de 12 anos)
Dia 20, Quinta-feira, 11h
No Varal, com Cia Trupe Liuds
Dia 20, Quinta-feira, 16h
Irmãos Carreto, com Trupe DuNavô
Dia 26, Quarta-feira, 19h
Porongo Vaudeville, com The Pambazos Bros
Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php