Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Pré-estreias

Desafio De Um Campeão

Desafio De Um Campeão

(Il Campione, Drama, Itália, 105 min, 2019) com: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Massimo Popolizio. Direção: Leonardo D'Agostini.

Christian é um jogador de futebol muito talentoso e bem-sucedido que, após causar alguns problemas em campo, é aconselhado a procurar ajuda por parte do presidente de seu time. Quando Valerio, um professor tímido e solitário, é designado como tutor pessoal do atleta, encarregado de controlar seu temperamento, os dois precisam encontrar forças um no outro se quiserem que a improvável amizade entre eles floresça.

Sócrates

Sócrates

(Drama, Brasil, 71 min, 2018) com: Christian Malheiros, Tales Ordakji, Caio Martinez Pacheco. Direção: Alex Moratto.

Depois da morte de sua mãe, o jovem Sócrates, que foi criado apenas por ela durante os últimos tempos, precisa fazer tudo o que for possível para que consiga sobreviver na realidade da miséria, somado com o preconceito por ser homossexual. Seus valores e ideais são colocados na balança com o medo de não conseguir se virar sozinho.

Estreias

A Música Da Minha Vida

A Música da Minha Vida

(Blinded By The Light, Drama, Reino Unido, 75 min, 2018) com: Dean-Charles Chapman, Nell Williams, Rob Brydon. Direção: Gurinder Chadha.

Luton, 1980. Um menino paquistânes se muda para o Reino Unido, ainda na infância. Acostumado com as tradições da religião mulçumana, ele tenta se adaptar a cultura inglesa através das músicas que escuta. Ao som de Bruce Springsteen, ela vai amadurecendo e vivendo novas experiências ao lado da família e amigos.

Asterix e o Segredo da Poção Mágica

Asterix e o Segredo da Poção Mágica

(Astérix - Le Secret de la Potion Magique, Animação, França, 86 min, 2018) com: Bernard Alane, Christian Clavier, Guillaume Briat. Direção: Louis Clichy e Alexandre Astier.

Astérix e Obelix embarcam em uma jornada inédita. Dessa vez eles precisam ajudar o velho druída Getafix a encontrar um novo guardião para a poção mágica de Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia nas mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

Branca Como A Neve

Branca Como a Neve

(Blanche Comme Neige, Comédia, França, 142 min, 16 anos, 2018) com: Lou de Laâge, Isabelle Huppert, Charles Berling. Direção: Anne Fontaine.

Claire é uma bela jovem mulher que trabalha no hotel do seu falecido pai, agora administrado por sua madrasta Maud. Quando seu namorado mais novo se apaixona por Claire, Maud é tomada por ciúmes e decide se livrar da enteada. Assim, a garota vai parar em uma fazenda, onde ela conhece sete "príncipes" que a ajudam a se libertar de sua criação restrita.

Dafne

Dafne

(Drama, Itália, 94 min, 2019) com: Carolina Raspanti, Stefania Casini, Antonio Piovanelli. Direção: Federico Bondi.

Dafne é uma determinada e talentosa jovem com Síndrome de Down que, logo após a morte de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com o seu pai, com quem nunca teve uma convivência exemplar. Percebendo que só possuem um ao outro, eles precisam aprender a compreender suas próprias diferenças.

Depois Do Casamento

Depois do Casamento

(After the Wedding, Drama, EUA, 112 min, 12 anos, 2019) com: Michelle Williams, Julianne Moore, Billy Crudup. Direção: Bart Freundlich.

A gerente de um orfanato em Calcutá, na Índia, luta para manter o estabelecimento funcionando. Desesperada por dinheiro, ela acredita ter encontrado a benfeitora perfeita (Julianne Moore), dona de uma empresa multimilionária. Porém, para receber o dinheiro, ela precisa viajar até Nova York e conhecer a mulher por trás da riqueza, em meio a uma pomposa celebração matrimonial.

Frans Krajcberg: Manifesto

Frans Krajcberg: Manifesto

(Documentário/Biografia, Brasil, 96 min, Livre, 2018). Direção: Regina Jehá.

Enquanto prepara-se para expor suas obras e receber uma grande homenagem na 32ª Bienal de Arte de São Paulo, o consagrado artista Frans Krajcberg desabafa sobre a implacável luta que foi a sua vida. Da Segunda Guerra Mundial até grandes queimadas na Amazônia, Frans remonta quatro décadas da sua vida marcadas por manifestações artísticas e dificuldades extremas.

Longe Da árvore

Longe da Árvore

(Far from the Tree, Documentário, EUA, 93 min, 12 anos, 2017). Direção: Rachel Dretzin.

Por mais que pareçam ser unidos e organizados, os integrantes da família Allnutt são completamente diferentes entre si. Enquanto os pais acreditam ser falhos em realizar um regime disciplinar prático e correto, os filhos sentem-se incompreendidos o tempo todo e lutam para que consigam ser ouvidos da maneira que julgam certa.

Os Jovens Baumann

Os Jovens Baumann

(Suspense/Drama, Brasil, 70 min, 14 anos, 2018) com: Julia Burnier, Isabela Mariotto, Marília Fabbro. Direção: Bruna Carvalho Almeida.

Em 1992, em um encontro de família nas férias de verão, toda a geração mais jovem de herdeiros da família Baumann desaparece misteriosamente. Através de fotos da viagem e registros em vídeo recém descobertos, reconstrói-se os últimos dias desses jovens, em uma tentativa de entender o mistério a tantos anos sem solução.

Rambo: Até o Fim

Rambo: Até o Fim

(Rambo: Last Blood, Ação, 2019) com: Sylvester Stallone, Paz Vega, Sergio Peris-Mencheta. Direção: Adrian Grunberg.

O tempo passou para Rambo, agora ele vive recluso e trabalha em um rancho que fica na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Sua vida antiga marcada por lutas violentas, mas quase sempre vitoriosas, ficou no passado. No entanto, quando a filha de um amigo é sequestrada, Rambo não consegue controlar seu ímpeto por justiça e resolve enfrentar um dos mais perigosos cartéis do México.

Torre Das Donzelas

Torre das Donzelas

(Documentário, Brasil, 92 min., 2015) Direção: Susanna Lira.

40 anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Roussef, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos carregados de emoção.

Em cartaz

A Música Do Tempo - Do Sonho Do Império Ao Império Do Sonho

A Música Do Tempo - Do Sonho Do Império Ao Império Do Sonho

(Documentário, Brasil, 97 min., 2017). Direção: João Velho (II).

Neste documentário, a emoção, memórias e as novas perspectivas de futuro se conectam com as músicas do concerto “Do Sonho do Império ao Império do Sonho”, inspirado no mito do quinto império português. A trilha sonora vai da corte de D. Manuel à religião do Tambor de Mina do Maranhão. A obra inclui depoimentos e imagens da visita do grupo a Roberto de Regina, criador do museu dedicado a arte barroca e renascentista.

A Tabacaria

A Tabacaria

(Der Trafikant, Drama, Alemanha, 110 min, 2018) com: Simon Morzé, Bruno Ganz e Johannes Krisch. Direção: Nikolaus Leytner.

Um jovem de 17 anos chamado Franz (Simon Morzé) começa a trabalhar como aprendiz em uma tabacaria onde Sigmund Freud (Bruno Ganz) é um cliente frequente. Após um tempo, os dois estabelecem uma forte relação de amizade. Certa vez, o jovem se apaixona por uma moça, Anezka (Emma Drogunova), e começa a pedir conselhos amorosos para Freud que, embora seja um renomado psicanalista, confirma que, até mesmo para ele, os mistérios femininos têm uma grande potência. Em meio a uma grave tensão política na Áustria e a ascensão do nazismo, os três personagens se vêem no dilema entre sair do país ou permanecer nele.

Abigail E A Cidade Proibida

Abigail e a Cidade Proibida

(Abigail, Fantasia, EUA/Rússia, 2019) com: Tinatin Dalakishvili, Eddie Marsan, Rinal Mukhametov. Direção: Aleksandr Boguslavskiy.

Uma cidade teve suas fronteiras fechadas após uma epidemia tomar conta de grande parte do local. Lá, vive uma jovem chamada Abigail, que, ainda criança, teve seu pai levado da cidade onde moravam por ter sido afetado por essa doença misteriosa. Mais velha, Abigail decide quebrar as regras e passar por cima das autoridades da região para ir à procura de seu pai. Nessa jornada, ela descobre que ela e a cidade têm poderes mágicos.

Abominável

Abominável

(Abominable, Animação/Comédia, EUA, 97 min, Livre, 2019) com: Chloe Bennet, Tenzing Norgay Trainor, Albert Tsai. Direção: Jill Culton, Todd Wilderman.

Durante uma viagem ao Himalaia, um grupo de pessoas humildes encontra Everest, um Yeti, popularmente conhecido por sua altura extraordinária e por viver escondido entre as incríveis paisagens do sul da Ásia. Agora, os viajantes precisam ajudar Everest na sua jornada de volta para casa.

Adeus à Noite

Adeus à Noite

(L'Adieu à la nuit, Drama, França, 104 min, 2018) com: Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein e Oulaya Amamra. Direção: André Téchiné.

Quando o neto de Muriel torna-se um inimigo do Estado após acusações questionáveis, ela precisa tomar uma decisão: permanecer ao lado dele e praticar o crime de obstrução da justiça ou posicionar-se junto à justiça do seu país.

Alma Imoral

Alma Imoral

(Documentário, Brasil, 118 min., 2019) com atores desconhecidos. Direção: Silvio Tendler.

De que forma é possível impulsionar as formas de levar a própria vida? Quais as diferenças entre a interpretação da vida, a partir da concepção científica e da concepção bíblica? A reflexão e o questionamento a respeito do que seriam os conceitos de alma (transcendentalidade) e matéria física (corpo), convenções, e rupturas são pontos abordados pelo diretor Silvio Tendler neste documentário. Baseado na obra homônima de Nilton Bonder, o filme delimita uma conexão entre pessoas de diferentes crenças; desde adeptos da religião e da tradicionalidade até contraventores de diversos segmentos.

Bacurau

Bacurau

(Drama/Suspense, Brasil/França, 130 min, 2019) com:Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier.

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

Bloqueio

Bloqueio

(Documentário, Brasil, 76 min, 12 anos, 2018). Direção: Quentin Delaroche, Victória Álvares.

Brasil, maio de 2018. As eleições presidenciais se aproximam enquanto a crise econômica e política se intensifica. Em meio ao caos, a classe dos caminhoneiros, responsável pelo abastecimento das grandes cidades, inicia um bloqueio nas estradas, agravando as tensões. No entanto, em meio às reivindicações por melhores condições de trabalho, surge também um discurso pró intervenção militar que destoa.

Divaldo - O Mensageiro da Paz

Divaldo - O Mensageiro da Paz

(Biografia, Brasil, 2019) com: Bruno Garcia (I), Regiane Alves, Marcos Veras. Direção: Clovis Mello.

Convivendo com a mediunidade desde os quatro anos, Divaldo era rejeitado pelas outras crianças e reprimido pelo pai. Ao completar 17 anos, o jovem decide usar seu dom para ajudar as pessoas e se muda para Salvador com o apoio da mãe. Sob a orientação de sua guia espiritual, Joanna de Ângelis, ele se torna um dos médiuns mais importantes de todos os tempos.

Divino Amor

Divino Amor

(Drama, Brasil/Uruguai/Dinamarca/Noruega/Chile,Suécia/França, 100 min, 2017) com Dira Paes, Júlio Machado, Teca Pereira. Direção: Gabriel Mascaro.

Joana trabalha como escrivã em um cartório e, profundamente religiosa e devota à ideia da fidelidade conjugal, sempre tenta demover os casais que volta e meia surgem pedindo o divórcio. Tal situação sempre a deixa à espera de algum reconhecimento, pelos esforços feitos. Entretanto, a situação muda quando ela própria enfrenta uma crise em seu casamento.

Dor E Glória

Dor e Glória

(Dolor y Gloria, Drama, Espanha, 110 min, 2019) com Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia. Direção: Pedro Almodóvar.

Salvador Mallo é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.

Era Uma Vez em... Hollywood

Era Uma Vez em... Hollywood

(Once Upon A Time In... Hollywood, Comédia Dramática, EUA, 2019) com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie. Direção: Quentin Tarantino.

Um ator de televisão e seu dublê embarcaram em uma odisseia para se fazer um nome para si na indústria cinematográfica durante os assassinatos de Charles Manson em 1969, na cidade de Los Angeles.

Espero tua (re)volta

Espero tua (re)volta

(Documentário, Brasil, 93 min, 14 anos, 2019) com: Marcela Jesus, Lucas Penteado, Nayara Souza. Direção: Eliza Capai.

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Festival Kids Cinemark - Como Treinar Seu Dragão 2

Festival Kids Cinemark - Como Treinar Seu Dragão 2

Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes.

Festival Kids Cinemark - Madagascar 3

Festival Kids Cinemark - Madagascar 3

Os amigos Alex, Marty, Melman, Gloria, rei Julien e os pinguins deixam o continente africano rumo à Europa. Eles vão parar em Mônaco, onde passam a ser perseguidos por uma obcecada agente de controle animal. Em plena fuga, o grupo encontra abrigo em um circo em crise. Logo eles passam a ajudá-lo, iniciando um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê nos Estados Unidos e, consequentemente, de volta para casa.

It - Capítulo 2

It - Capítulo 2

(It Chapter Two, Terror, EUA, 2019) com: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain. Direção: Andy Muschietti.

27 anos depois dos eventos de "It - Parte 1", o grupo de adolescentes que fazia parte do clube dos perdedores, realiza uma reunião. No entanto, o que parece ser apenas um reencontro de velhos amigos acaba se tornando em uma verdadeira e sangrenta batalha quando Pennywise, o palhaço retorna.

Legalidade

Legalidade

(Histórico/Drama, Brasil, 122 min., 2019) com Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto. Direção: Zeca Brito.

Brasil, 1961. Quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo. No entanto setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. Liderado por Leonel Brizola, o movimento Legalidade é criado para garantir a posse do vice-presidente, colocando grande parte do Rio Grande do Sul contra o núcleo do exército. Em meio à turbulência política e social, um triângulo amoroso é formado entre Cecília, Luis Carlos e Tonho.

Marés

Marés

(Drama, Brasil, 84 min., 2018) com Lourinelson Vladmir, Julieta Zarza, Sérgio Sartorio. Direção: João Paulo Procópio.

Valdo é um fotógrafo muito talentoso que está se separando de esposa, Clara, com quem tem uma filha de três anos. Depois de anos negligenciando o alcoolismo em sua vida, ele se vê em uma situação muito arriscada e percebe que dar continuidade a essa condição significa perder a guarda da filha que tanto ama.

Meta-Arquivo: 1964–1985

Meta-Arquivo: 1964–1985

A Exposição Meta-Arquivo: 1964-1985: Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura aborda, por meio de nove obras inéditas, a importância da preservação dos acervos de documentos relacionados à história do Brasil. Confira a programação completa.

  • Locais de exibição:
  • SESC Belenzinho
Meu Mundial - Para Vencer Não Basta Jogar

Meu Mundial - Para Vencer Não Basta Jogar

(Mi Mundial, Drama/Esporte, Uruguai/Brasil, 102 min, 12 anos, 2017) com: Facundo Campelo, Néstor Guzzini, Roney Villela. Direção: Carlos Andrés Morelli.

Tito é um garoto talentoso, que sonha em se tornar um grande jogador de futebol. Aos 13 anos, ele chama a atenção de um importante olheiro e consegue fechar um contrato milionário com um time. Do dia para a noite, Tito tira a sua família da pobreza e começa a assumir as responsabilidades do mundo adulto, mas é só quando as coisas começam a dar errado que o garoto voltará a encontrar no esporte algo além de um compromisso profissional.

Minha Lua De Mel Polonesa

Minha Lua de Mel Polonesa

(Lune de Miel, Comédia, França, 88 min, 2018) com: Judith Chemla, Arthur Igual e Brigitte Roüan. Direção: Elise Otzenberger.

Anna e Adam são dois franceses de origem judaica que, mesmo após anos de relacionamento, são apaixonados até hoje. Quando o avô de Adam os convida para o vilarejo onde mora, no interior da Polônia, cada um vê a oportunidade de uma maneira diferente. Enquanto ele não se empolga muito com a ideia, ela quer aproveitar para conhecer melhor as raízes de sua própria família.

No Coração do Mundo

No Coração do Mundo

(Drama, Brasil, 120 min, 2019) com: Kelly Crifer, Leo Pyrata, Grace Passô. Direção: Gabriel Martins, Maurilio Martins.

Contagem, Minas Gerais. Dentro da comunidade local, Marcos se vira diariamente com os pequenos crimes que comete. Quando reencontra Selma, uma antiga amiga, ele se convence da possibilidade de executar um assalto bem-sucedido. Mas o plano só pode ser colocado em prática com a ajuda de uma terceira pessoa, e Ana, namorada de Marcos, hesita em participar.

O Amor Dá Trabalho

O Amor Dá Trabalho

(Comédia, Brasil, 100 min, 12 anos, 2018) com: Leandro Hassum, Flávia Alessandra, Bruno Garcia. Direção: Alê McHaddo.

Malandro e aproveitador, Ancelmo morre e acaba ficando preso no limbo. Para garantir seu lugar no céu, ele precisa praticar uma boa ação e bancar o cupido, pois recebe a missão de unir um homem e uma mulher com personalidades muito divergentes.

O Fim Da Viagem, O Começo De Tudo

O Fim Da Viagem, O Começo De Tudo

(Tabi no Owari, Sekai no Hajimari, Drama, Japão/Uzbequistão/Qatar, 120 min., 2018) com Atsuko Maeda, Ryô Kase, Shôta Sometan. Direção: Kiyoshi Kurosawa.

Yoko, uma repórter itinerante de um programa de variedades da TV japonesa, visita o país do Uzbequistão, na região central da Ásia. Ela se torna autoconsciente através de sua jornada repleta de desafios e interações com uma cultura na qual não está habituada, e registra todas as experiências que mudaram sua percepção sobre o mundo.

O Incerto Lugar Do Desejo

O Incerto Lugar do Desejo

(Documentário, Brasil, 71 min, 12 anos, 2019). Direção: Paula Trabulsi.

Uma mulher se vê frente a uma situação em que um forte desejo a levaria a mudar toda a sua vida. Esse e outras questões pessoais de Ana Thereza servem como ponto de partida para abordar o objeto principal deste documentário: o desejo. Não somente no sentido denotativo da palavra, mas, sobretudo, pelas suas formas e possibilidades de crescimento, ascensão e, além disso, de que maneira ele é capaz de se edificar a partir da idealização e da subjetividade.

O Maior Presente - Um Filme Sobre O Perdão

O Maior Presente - Um Filme Sobre O Perdão

(Drama, 110 min, 12 anos) com: Santi Rodríguez, Daniel Ruizar, Joe Gómez. Direção: Juan Manuel Cotelo.

O filme mostra a história de um diretor de cinema que quer dar um final feliz ao seu último filme. Para isso, ele vai em busca de histórias reais de pessoas que, apesar de terem sofrido experiências muito dolorosas, conseguiram dar um final diferente às suas histórias, em que, no lugar de acabarem com vingança, optaram pelo maior presente de todos: o perdão.

O Rei Leão

O Rei Leão

(The Lion King, Aventura, EUA, Livre, 2019) com Donald Glover, Beyoncé Knowles e Chiwetel Ejiofor. Direção: Jon Favreau.

Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar faz com que Mufasa, o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumindo pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.

Pássaros De Verão

Pássaros De Verão

(Pájaros de Verano, Drama/Suspense, Dinamarca/Colômbia/México/França, 125 min., 2018) com José Acosta, Carmiña Martínez, Jhon Narváez. Direção: Ciro Guerra, Cristina Gallego.

Na década de 1970, na Colômbia, uma família de nativos de Wayuu se encontra no coração da florescente venda de maconha para a juventude americana. Quando a honra da família tenta resistir à ganância humana, a guerra de clãs se torna inevitável e põe em perigo suas vidas ancestrais, cultura e tradições.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Peterloo

Peterloo

(Histórico/Drama, Reino Unido, 154 min., 2018) com Rory Kinnear, Maxine Peake, Paul Bown. Direção: Mike Leigh.

O Massacre de Peterloo, também conhecido mundialmente como Massacre de Manchester, foi um dos acontecimentos mais abomináveis da história da Inglaterra. Manifestantes foram às ruas protestar por uma reforma e foram cruelmente atacados pelas forças britânicas, por ordens do próprio governo. A sede quase visceral de alcançar justiça e a inconformação com o governo do Reino Unido tomaram conta de grande parte da população inglesa.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2

Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2

(The Secret Life of Pets 2, Animação, EUA, 86 min, 2019) com: Danton Mello, Tiago Abravanel, Dani Calabresa. Direção: Chris Renaud.

Dando sequência à história do cão Max e de seus amigos, o filme traz as vidas dos animais quando os donos saem de casa. Após conhecer o irmão Duke e viver aventuras com seus amigos Gigi, Bola de Neve e Chloe, o cãozinho terá de se acostumar novamente com mais um novo integrante na família.

Quem Você Pensa Que Sou

Quem Você Pensa Que Sou

(Celle que Vous Croyez, Drama, França, 101 min., 2018) com Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia. Direção: Safy Nebbou.

Desconfiada de seu marido Ludo, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. Alex, amigo do seu marido, é uma das pessoas com a qual o avatar interage. O homem acaba se apaixonando por Clara, enquanto Claire, por trás das telas, também nutre um sentimento de amor por Alex. Apesar de tudo se desenrolar no mundo virtual, as emoções evocadas são bastante reais, e podem trazer complicações para ambos.

Rafiki

Rafiki

(Drama, África Do Sul/Quênia, 82 min, 16 anos, 2018) com: Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Jimmi Gathu. Direção: Wanuri Kahiu.

Kena e Ziki são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura.

Rainha De Copas

Rainha De Copas

(Dronningen, Drama, Dinamarca, 127 min, 18 anos, 2019)

Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada com lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter que acaba de se mudar para sua casa. No entanto, a relação que deveria ser paternal se torna uma relação romântica, envolvendo Anna em uma situação complexa, arriscando a estabilidade tanto de sua vida pessoal quanto profissional.

Rocketman

Rocketman

(Drama/Biografia, Reino Unido, 2019) com Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden. Direção: Dexter Fletcher.

Cinebiografia do cantor e compositor Elton John, acompanhando desde quando era uma criança prodígio até se tornar um astro da música.

Top Dog

Top Dog

(The Queen's Corgi, Animação, Bélgica, 92 min., Livre, 2018) com Jack Whitehall, Sheridan Smith, Julie Walters. Direção: Ben Stassen, Vincent Kesteloot.

Rex é um querido cãozinho de estimação que está sob os cuidados da monarquia britânica. Ele precisa realizar uma longa viagem para voltar até a rainha, mas, no meio do caminho, Rex inesperadamente se apaixona e inicia uma jornada de autodescoberta para encontrar sua verdadeira essência e descobrir quem é de verdade.

Toy Story 4

Toy Story 4

(Animação, EUA, Livre, 2019) com Tom Hanks, Tony Hale, Joan Cusack. Direção: Josh Cooley.

Woody, Buzz, Jesse e toda a turma vivem felizes, agora como brinquedos da pequena Bonnie. Entretanto, a chegada de um garfo transformado em brinquedo, Forky, faz com que a calmaria reinante chegue ao fim, justamente porque ele não se aceita como brinquedo.

Tsé

Tsé

(Documentário, Brasil, 84 min., 2018). Direção: Fábio Kow.

Tsecha Szpigel foi uma judia polonesa que migrou para o Brasil em 1949, onde morreu mais de 50 anos mais tarde. Contada pela própria Tsé, por seus netos e bisnetos, a sua jornada começa no ponto em que sua mãe a atira, ainda criança, de um trem que as leva para um campo de concentração durante o regime nazista. Sozinha, perdida e machucada, Tsé aprende que logo cedo já deve fazer grandes sacrifícios para sobreviver.

Turma Da Mônica - Laços

Turma da Mônica - Laços

(Brasil, Aventura, Livre, 2018) Com: Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo. Direção: Daniel Rezende.

Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

(Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw, Ação, EUA, 2019) com Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba. Direção: David Leitch.

Filme derivado da franquia Velozes & Furiosos, focado nos personagens Luke Hobbs, policial carrancudo e que sempre busca a justiça, e Deckard Shaw, um assassino.

Vision

Vision

(Drama, Japão/França, 2018) com: Juliette Binoche, Masatoshi Nagase, Mari Natsuki. Direção: Naomi Kawase.

Jeanne, uma jornalista francesa, vai ao Japão em busca de Vision, uma erva medicinal rara que nasce a cada 997 anos em circunstacias especiais, e promete curar toda a angústia e fraquesa espiritual da humanidade. Um evento milenar está prestes a ocorrer nas montanhas Yoshino de Nara, abrindo uma porta para o verdadeiro potencial da existência humana.

Yesterday

Yesterday

(Comédia/Musical, Reino Unido, 117 min, 2019) com: Himesh Patel, Lily James, Ed Sheeran. Direção: Danny Boyle.

Após sofrer um acidente, um cantor-compositor acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

Yonlu

Yonlu

(Drama, Brasil, 90 min., 14 anos, 2017) com Leonardo Machado, Thalles Cabral, Nelson Diniz. Direção: Hique Montanari.

Vinícius Gageiro, mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, além de ser fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.

  • Locais de exibição:
  • Cinearte

Mostras

Ciclo de Filmes: do Teatro para a Tela

Ciclo de Filmes: do Teatro para a Tela

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o ciclo “Do Teatro Para a Tela” e traz uma seleção dos clássicos da dramaturgia que fizeram história no cinema. Confira a programação aqui.

Cine Meninada!

Cine Meninada!

Filmes infanto-juvenis para curtir e viver o cinema desde cedo. Confira a programação aqui.

  • Locais de exibição:
  • SESC Bom Retiro
Cine na Praça

Cine na Praça

Se agosto trouxe de volta a uma realidade de pós-férias, setembro já faz correr nas veias o espírito das grandes metrópoles em movimento. É nesse espírito que o Cine na Praça promove o ciclo Cidades e Conexões, com exibições gratuitas às quintas-feiras, às 19h, na Praça Victor Civita. A programação é patrocinada por Uber, Pernambucanas e ZEG, com produção executiva da Quest Consult, e levará os filmes ‘Medianeras’, ‘Encontros e Desencontros’, ‘Meia Noite em Paris’ e ‘De Onde Eu te Vejo’ para exibições abertas ao público, numa homenagem ao ritmo que os grandes centros urbanos proporcionam às nossas vidas.

CineClube Oswaldinho

CineClube Oswaldinho

A Oficina Cultural Oswaldo Cruz exibe clássicos do cinema que valem a pena ver de novo. Confira a programação completa aqui.

CineClubinho do CineSESC

CineClubinho do CineSESC

Todo domingo de manhã tem CineClubinho no CineSesc. A exibição começa às 11h, mas a diversão e a distribuição de ingressos começam 1h antes. Venha se divertir e aprender no cinema. Confira a programação .

Cinema Guarani

Cinema Guarani

De 9 a 24 de setembro, o CINUSP Paulo Emílio convida o público a conhecer o cinema do povo indígena Guarani e algumas produções audiovisuais feitas em parceria com suas comunidades. Organizada em 6 sessões especiais, com 15 filmes, a mostra faz parte da programação do II Seminário Internacional Etnologia Guarani: redes de conhecimento e colaborações, que acontece na USP entre 24 e 27 de setembro de 2019. Confira a programação completa aqui.

Cinematographo

Cinematographo

Fãs de clássicos do suspense não podem perder a edição de setembro do Cinematographo do MIS. O programa mensal do Museu traz o filme Tubarão (Universal Pictures), de Steven Spielberg, sonorizado ao vivo pelo projeto musical Koogu. Acesse o site para mais informações.

Filminho

Filminho

Exibição de filmes infantis para divertir pais e filhos. Confira a programação completa no site.

  • Locais de exibição:
  • SESC Belenzinho
Maldito Seja O Fruto

Maldito Seja O Fruto

Desde a infância, a mulher é condicionada a aflorar o seu instinto maternal. Entretanto, na maioria das vezes, não existe espaço para a reflexão sobre esse tal dom e assim ela é levada a tomar decisões baseada nas pressões sociais, e não nos seus desejos individuais. Entre 31 de agosto a 29 de setembro a mostra Maldito Seja O Fruto chega para mostrar diferentes olhares sobre as relações maternais no ambiente social na qual elas estão inseridas. Os filmes e série selecionados exploram questões como o aborto, depressão pós-parto e abandono, em dramas aprofundados que desconstroem a imagem de uma criação perfeita. O CINUSP convida a todos para uma análise sobre os conflitos velados da maternidade, através de narrativas que usam do extremo realismo até a fantasia sobrenatural. As sessões são gratuitas e acontecem de segunda a sexta na Cidade Universitária, e aos fins de semana no Centro Maria Antônia. Confira a programação completa no site.

Mostra de Cinema Espanhol

Mostra de Cinema Espanhol

Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, o MIS exibe entre os dias 18 e 22 de setembro a Mostra de Cinema Espanhol. Traz os títulos Primos, Maria (e os outros), O que os homens falam, Te dou meus olhos e Saura(s). Confira a programação aqui.

Move Cine Arte no MIS

Move Cine Arte no MIS

O MIS recebe a programação do Move Cine Arte, festival internacional de cinema dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte. O evento propõe uma janela exclusiva para filmes que retratam processos de criação artística, biografias de artistas ou obras de qualquer linguagem: arquitetura, pintura, escultura, teatro, fotografia, dança, poesia, literatura, música, design, moda, performance, videoarte e outras. Confira a programação completa aqui.

O Cinema e a Crônica, Reconhecendo Woody Allen

O Cinema e a Crônica, Reconhecendo Woody Allen

Com exibições e palestras, a mostra vai contar com apresentações de 5 filmes expoentes da carreira do cineasta, ator, escritor e músico norte-americano, autor de comédias ácidas e inteligentes conhecidas internacionalmente, e vencedor de várias premiações do cinema. Confira a programação aqui.

O Corpo Não É Metáfora

O Corpo Não É Metáfora

A mostra ocorre no Centro Cultural São Paulo junto com a programação Agora É Que São Elas, com uma seleção de mais de 15 filmes que serão exibidos em seu formato original 16mm. Confira a programação aqui.

Sessão das 3

Sessão das 3

A cada mês um tema diferente, com 4 ou 5 filmes selecionados, exibidos em alta resolução, oferecendo ao público um panorama de clássicos do cinema. Acesse a programação da Sessão das 3 para mais informações.

Sessão Mutual Films

Sessão Mutual Films

Sessão Mutual Films é um evento bimestral com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas. Para mais informações, clique aqui.

Shell Open Air

Shell Open Air

Entre os dias 11 e 29 de setembro, São Paulo irá receber um cinema a céu aberto que vai exibir diversos filmes: clássicos, de heróis e até de terror. Confira a programação aqui.

  • Locais de exibição:
  • Jockey Club de São Paulo
Tela Clássica

Tela Clássica

Ciclos dedicados à memória e à obra dos cineastas mais representativos da história do cinema mundial. Nomes que inventaram a linguagem fílmica, desbravaram os caminhos da moderna produção cinematográfica e possibilitaram a evolução de uma indústria que une a arte, a tecnologia e o entretenimento. Saiba mais aqui.

  • Locais de exibição:
  • SESC Pinheiros
Terças de Cinema

Terças de Cinema

Em sinergia com O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018, o Itaú Cultural exibe, na programação Terças de Cinema e na mostra on-line de setembro, filmes resultantes de projetos contemplados pelo programa Rumos, desde a edição de 2013-2014. São seis títulos nas terças 3, 10 e 24 de setembro, no instituto, em São Paulo, e seis disponibilizados no site entre 3 e 24 de setembro. Na sede, são apresentados na terça 3 Pedro Osmar, prá Liberdade que se Conquista, e O Samba É Meu Dom; na terça 10 As Aventuras de Pistolino; e Ela Volta na Quinta,; e na terça 24 Calins; e Os Livres do Bairro de Al-Zahraa. Confira todas as informações no site

Territórios e Identidades

Territórios e Identidades

Ao longo do mês de setembro, o Cinema do Sesc Guarulhos apresenta filmes cujas narrativas desenvolvem-se a partir de uma tensão estabelecida entre as personagens e os territórios que habitam. Essa tensão ora se manifesta nas próprias condições climáticas adversas, ora nas relações humanas fragmentadas e nos acontecimentos. Confira aqui a programação completa.

  • Locais de exibição:
  • Sesc Guarulhos

Sessões especiais

Cine Debate: No Coração do Mundo

O Cine Debate, série mensal do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, apresenta o filme No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins. Após a exibição acontece um debate com o diretor Maurílio Martins.
Sinopse:
Em "No coração do mundo" Marcos busca na periferia de Contagem uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntar a Selma para executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

Serviço:

Data: 21 de Setembro
Horário: Das 15h às 18h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Recomendação etária: 16 anos.
Entrada gratuita, mediante inscrição pelo site do SESC.

Cine Hebraica: Vision

O filme "Vision" será exibido gratuitamente pelo Cine Hebraica, sábado 21/09, às 20h30, no Teatro Anne Frank.
Sinopse:Jeanne, uma jornalista francesa, vai ao Japão em busca de Vision, uma erva medicinal rara que nasce a cada 997 anos em circunstâncias especiais, e promete curar toda a angústia e fraqueza espiritual da humanidade. Um evento milenar está prestes a ocorrer nas montanhas Yoshino de Nara, abrindo uma porta para o verdadeiro potencial da existência humana.

Cine Pets

A rede Cinesystem do Morumbi Town Shopping abrirá as portas de uma de suas salas para receber cães e seus donos durante a exibição do filme Vai Que Cola 2 - O Começo. As salas terão sessão pet friendly e estarão preparadas para receber cães de todos os tamanhos, desde que estejam com as vacinas em dia e utilizando coleiras. Para o bem-estar e comodidade dos visitantes sugerimos que os donos levem um kit pessoal para os animais, contendo petiscos, água e itens de higiene. Os bichinhos permanecerão no colo ou no chão em frente à poltrona do dono. Vale lembrar, que o valor do ingresso seguirá a tabela padrão de cada complexo da Cinesystem.

Serviço:

Data: 21 de Setembro
Horário: Às 14h
Local: Morumbi Town Shopping

Clube do Professor

Frans Krajcberg: Manifesto

Enquanto prepara-se para expor suas obras e receber uma grande homenagem na 32ª Bienal de Arte de São Paulo, o consagrado artista Frans Krajcberg desabafa sobre a implacável luta que foi a sua vida. Da Segunda Guerra Mundial até grandes queimadas na Amazônia, Frans remonta quatro décadas da sua vida marcadas por manifestações artísticas e dificuldades extremas.

Dia 21/09 às 11h00 - Sessão somente para professores cadastrados.
Após sessão haverá debate com Regina Jehá, João Meirelles e Isabela Prata

Frei Caneca

Jardim Paradiso: Andrei Rublev

O cenário é a Rússia do século XV, em um período de pobreza e fome. Acompanhamos – de uma forma que se desvincula da narrativa tradicional e da cinebiografia para apoiar-se interiramente na imagem tarkovskyana, em um dos seus trabalhos mais provocativos – a história do icônico pintor russo Andrei Rublev, que mais tarde abandonaria seu ofício para dedicar-se a Deus.

Confira a programação completa aqui.

Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2

Max, um cachorro que mora em um apartamento, e Duke, um vira-lata adotado por sua dona, precisam deixar as diferenças de lado para impedir o plano do coelho Snowball e seu exército de animais abandonados: se vingar de todos aqueles que tem dono. Confira a programação completa no
site.