Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Pré-estreias

Fabiana

Fabiana

(Documentário, Brasil 85 min., 12 anos, 2018) com Fabiana Camila Ferreira, Priscila Cardoso. Direção: Brunna Laboissière.

Fabiana é uma experiente caminhoneira transexual que se prepara para deixar as estradas. O documentário a acompanha bem de perto, do banco do carona, durante as últimas semanas antes da aposentadoria, e nas conversas da viagem ela abre seu coração a respeito de sexualidade, amor, solidão e medos.

Happy Hour

Happy Hour

(Comédia dramática, Brasil/Argentina, 95 min. 14 anos, 2018) Com: Letícia Sabatella, Pablo Echarri, Luciano Cáceres. Direção: Eduardo Albergaria.

Um acidente muda radicalmente a vida de Horácio, que acaba cedendo aos seus impulsos mais primitivos e confessando para sua esposa que, mesmo não querendo a separação, não deseja mais passar o resto da sua vida fazendo sexo apenas com ela. Vera fala em separação, mas sua situação profissional a faz reavaliar: para ela nunca foi tão importante continuar casada com Horácio, pai de seu único filho.

Minha Obra-prima

Minha Obra-Prima

(Mi Obra Maestra, Espanha/Argentina, Comédia, 101 min., 2018) com Guillermo Francella, Luis Brandoni, Raúl Arévalo. Direção: Gastón Duprat.

Arturo é um negociante de arte sem escrúpulos. Ele é amigo há muitos anos de Renzo, um pintor com poucas habilidades sociais. Dispostos a arriscar tudo, os dois desenvolvem um plano mirabolante para se dar bem no mundo da arte.

Estreias

A Cinco Passos de Você

A Cinco Passos de Você

(Five Feet Apart, Romance/Drama, EUA, 2019) com Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias. Direção: Justin Baldoni.

Dois jovens se apaixonam inesperadamente enquanto realizam tratamentos para suas doenças graves. Com pouco tempo de vida sobrando, o casal vive cada momento do relacionamento como se fosse o último, transformando situações banais em algo especial e único.

As Cores Da Serpente

As Cores da Serpente

(Documentário, Angola/Brasil, 2019). Direção: Juca Badaró.

Um registro afetivo sobre a história do Coletivo Murais da Leba, a maior intervenção de grafite da África, procurando entender as motivações dos artistas participantes. A Serra da Leba, composta pela província de Huila e Namibe, tem um histórico de 30 anos vividos em guerra. Buscando se relacionar com sua tradição e ancestralidade, um grupo de artistas angolanos busca pintar os mais de seis mil metros quadrados dos paredões que envolvem a região.

Chorar De Rir

Chorar de Rir

(Comédia, Brasil, 2018) com Leandro Hassum, Monique Alfradique, Otávio Müller. Direção: Toniko Melo.

Estrela do programa de TV "Chorar de Rir” , Nilo Perequê é um grande nome da comédia no país. Quando ganha o prêmio de melhor comediante do ano, o humorista decide mudar radicalmente sua carreira e se dedicar totalmente ao drama, deixando sua família e seu empresário desesperados.

Inezita

Inezita

(Brasil, Documentário, 85 min., 10 anos, 2018) com Inezita Barroso, Ruth De Souza, Ary Toledo. Direção: Helio Goldsztejn.

Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (1925-2015), revolucionou a música brasileira. Mas o caminho não foi fácil: ao começar a carreira, ela precisou desafiar a família e lutar por espaço no samba, dominado por homens. Além de cantora, Inezita foi instrumentista, atriz, bibliotecária e apresentadora de televisão, tendo comandado o programa Viola, Minha Viola por 35 anos.

Jorginho Guinle - Só Se Vive Uma Vez

Jorginho Guinle - Só Se Vive Uma Vez

(Biografia/Drama, Brasil, Livre, 2018) com Saulo Segreto, Guilhermina Guinle, Letícia Spiller. Direção: Otávio Escobar.

Jorge Eduardo Guinle ficou conhecido, ao longe de sua vida, como um dos maiores playboys cariocas. Gozando do patrimônio de sua família abastada, ele circulou entre os melhores bares e boates da cidade, criando uma gama de contatos que o consagraram como o primeiro "promoter" do país. Jorginho, como era conhecido, mantinha amizades próximas com grandes estrelas internacionais como Rita Hayworth e Kim Novak, e foi o responsável por trazê-las para as terras tupiniquins.

O Retorno De Ben

O Retorno de Ben

(Ben Is Back, EUA, Drama, 98 min., 2019) com Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance. Direção: Peter Hedges.

Ben Burns é um problemático jovem homem que volta para a casa de sua família certa noite de Natal. Sua mãe preocupada, Holly, o recebe com todo amor, porém logo percebe que ele ainda pode trazer perigo para seu lar. Durante 24 horas que podem mudar sua vida para sempre, Holly deve fazer de tudo para impedir que sua família seja destruída.

Um Ato De Esperança

Um Ato de Esperança

(The Children Act, Drama/Crime, Reino Unido, 106 min., 2017) com Emma Thompson, Stanley Tucci, Fionn Whitehead. Direção: Richard Eyre.

Fiona Maye é uma eminente juíza da Alta Corte, que preside casos eticamente complexos de direito familiar. Com o serviço pesado, sua carga horária acaba resultando em um desgaste pessoal dela. Em meio ao seu precário relacionamento com um professor, Fiona precisa decidir sobre o caso de Adam, um garoto brilhante diagnosticado com câncer que se recusa a fazer a transfusão de sangue que salvará sua vida.

Um Banho De Vida

Um Banho de Vida

(Le Grand Bain, Drama/Comédia, França 108 min., 2018) com Mathieu Amalric, Guillaume Canet, Benoît Poelvoorde. Direção: Gilles Lellouche.

Bertrand está no "auge" dos seus quarenta anos e sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram nenhum efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro em que vive. Lá ele conhece outros homens com histórias semelhantes a sua. O grupo se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte. Sob o comando de Delphine, uma ex-atleta vitoriosa, Bertrand e os novos companheiros decidem participar do Campeonato Mundial de Nado Sincronizado, encontrando, enfim, um novo propósito para sua vida.

Em cartaz

A Caminho De Casa

A Caminho de Casa

(A Dog’s Way Home, Drama/Aventura/Família, EUA, 96 min., 2018) com Ashley Judd, Jonah Hauer-King, Edward James Olmos. Direção: Charles Martin Smith.

Bella é uma cadelinha especial que vive com Lucas, um estudante de medicina veterinária que trabalha como voluntário em um hospital local. Um dia ela é encontrada pelo Controle de Animais na rua e acaba sendo levada para um abrigo a 400 milhas de distância de seu dono. No entanto, Bella, uma cachorra extremamente leal e corajosa, decide iniciar sozinha uma longa jornada de volta para a casa, emocionando a todos que cruzam o seu caminho.

A Esposa

A Esposa

(The Wife, Reino Unido/Suécia/EUA, Drama, 100 min., 2018) com Glenn Close, Jonathan Pryce, Christian Slater, Max Irons, Annie Starke, Harry Lloyd, Alix Wilton Regan, Morgane Polanski, Karin Franz Körlof e Nick Fletcher. Direção: Björn Runge.

Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos há muito enterrados finalmente virão à tona.

A Favorita

A Favorita

(The Favourite, EUA/Reino Unido/Irlanda, Histórico/Drama, 120 min., 2019) com Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz. Direção: Yórgos Lánthimos.

Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana. Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail, nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

A Maldição Da Freira

A Maldição da Freira

(The Devil's Doorway, Reino Unido, Terror, 76 min., 14 anos, 2018) com Lalor Roddy, Ciaran Flynn e Helena Bereen. Diretor: Aislinn Clarke.

No outono de 1960, os padres Thomas Riley e John Thornton são enviados pelo Vaticano para investigar um evento milagroso em um lar irlandês para mulheres órfãs, grávidas solteiras ou com distúrbios mentais. Lá eles encontram uma adolescente grávida com sinais de possessão demoníaca e acabam descobrindo algo terrível.

A Mula

A Mula

(The Mule, Drama/Biografia, EUA, 116 min., 2018) com Clint Eastwood, Bradley Cooper, Laurence Fishburne. Direção: Clint Eastwood.

Leo Sharp coleciona uma série de honras que vão desde de prêmios por seus trabalhos como paisagista e decorador até o reconhecimento por ter lutado contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, foi aos 90 anos que conquistou algo surpreendente: ele foi preso por portar o equivalente a três milhões de dólares em cocaína no seu carro, uma picape velha, no Michigan. Sharp era o líder do Sinaloa, um cartel de drogas no México e foi sentenciado à três anos de cadeia. A sinopse oficial ainda não foi divulgada.

Alaska

Alaska

(Drama. Brasil, 72 min., 2017) com Bella Carrijo, Rafael Sieg. Direção: Pedro Novaes.

Anos após se separarem, Ana e Fernando decidem visitar mais uma vez a Chapada dos Veadeiros, que foi cenário de uma intensa história de amor entre os dois. A viagem é uma segunda chance para essa paixão. Mas o tempo passou e eles talvez não sejam mais os mesmos.

Albatroz

Albatroz

(Suspense, Brasil, 93 min., 2017) com Alexandre Nero, Andréa Beltrão, Maria Flor, Camila Morgado. Direção: Daniel Augusto.

O fotógrafo Simão, casado com Catarina, uma compositora de jingles publicitários, se apaixona pela atriz judia Renée, com quem viaja a Jerusalém. Lá ele acaba registrando um atentado terrorista, o que lhe torna mundialmente famoso. Mas, ao mesmo tempo, surgem críticas negativas por ele ter fotografado em vez de tentar evitar a tragédia. Simão entra em depressão e fica na fronteira entre realidade, sonho e delírio.

As Filhas do Fogo

As Filhas do Fogo

(Las Hijas del Fuego, Drama/Erótico, Argentina, 111 min., 18 anos, 2018) com Cristina Banegas, Sofía Gala, Erica Rivas. Direção: Albertina Carri.

Insatisfeitas com suas próprias vidas, três mulheres independentes de meia-idade se encontram por acaso, bem longes de suas casas, e começam a se relacionar de maneira poliamorosa. Quando percebem que estão livres daquilo que acreditam ser regras sociais possessivas, elas decidem formar um grupo cujo propósito é libertar outras mulheres que estejam passando pelos mesmos problemas.

Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody

(EUA, Biografia/Musical, 2018) com Rami Malek, Lucy Boynton e Aaron McCusker. Direção: Dexter Fletcher e Bryan Singer.

Bohemian Rhapsody é uma celebração exuberante do Queen, sua música e seu extraordinário cantor principal Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o sucesso meteórico da banda através de suas canções icônicas e som revolucionário, a quase implosão quando o estilo de vida de Mercury sai do controle e o reencontro triunfal na véspera do Live Aid, onde Mercury, agora enfrentando uma doença fatal, comanda a banda em uma das maiores apresentações da história do rock. Durante esse processo, foi consolidado o legado da banda que sempre foi mais como uma família, e que continua a inspirar desajustados, sonhadores e amantes de música até os dias de hoje.

Cafarnaum

Cafarnaum

(Capharnaüm, Drama, França,Líbano, 2018, 122 min., 16 anos) com Zain Alrafeea,Nadine Labaki e Yordanos Shifera. Direção: Nadine Labaki

Aos doze anos, Zain carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma mercearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria

Capitã Marvel

Capitã Marvel

(Captain Marvel, Ação/Fantasia, EUA, 2019) com Brie Larson, Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn. Direção: Anna Boden, Ryan Fleck.

Aventura sobre Carol Danvers, uma agente da CIA que tem contato com uma raça alienígena e ganha poderes sobre-humanos. Entre os seus poderes estão uma força fora do comum e a habilidade de voar.

Cinderela Pop

Cinderela Pop

(Brasil, Fantasia, 2019) com Maisa Silva, Fernanda Paes Leme e Filipe Bragança. Direção: Bruno Garotti.

Cintia Dorella é uma adolescente que descobre uma traição no casamento dos pais. Descrente no amor, ela vai morar na casa da tia e passa a trabalhar como DJ, se tornando a Cinderela Pop. Mas ela não esperava que um príncipe encantado pudesse fazê-la se apaixonar.

Clássicos 2019 - Batman

Clássicos 2019 - Batman

(Ficção, EUA, 126 min., 12 anos, 1989) com Jack Nicholson, Michael Keaton. Direção: Tim Burton.

Em Gotham City o milionário Bruce Wayne, que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.

Climax

Climax

(Climax, Drama, França, 96 min., 2018) com Sofia Boutella, Romain Guillermic, Souheila Yacoub, Kiddy Smile. Direção: Gaspar Noé.

Um grupo de jovens dançarinos se reúne em uma remota escola vazia para a última noite de ensaio antes do espetáculo. Em comemoração, eles fazem uma festa que dura a noite toda, e que se torna um pesadelo alucinante quando os dançarinos descobrem que alguém misturou um potente LSD na sangria que estão bebendo. Da euforia ao caos, paixões, rivalidades e violência em meio a um colapso psicodélico coletivo se transformam em armas para uma verdadeira tragédia.

Dogman

Dogman

(Policial/Drama, Itália/França, 99 min., 2018) com Marcello Fonte, Edoardo Pesce, Adamo Dionisi. Direção: Matteo Garrone.

Marcello é um homem franzino e tranquilo que trabalha em um modesto petshop na periferia de Roma. Mantém uma ambígua relação de submissão com Simone, um ex-boxeador que aterroriza o bairro inteiro. Mas após mais uma prepotência do violento amigo, Marcello planeja uma terrível vingança. Baseado em uma das páginas das crônicas mais sangrentas do recente passado italiano, Dogman consegue tornar-se um inquietante retrato sobre a Itália dos dias de hoje, onde não existe a solidariedade e a lei vigente é a do mais forte. Palma de Ouro em Cannes pela magnífica interpretação de Marcello Fonte.

Elegia de um Crime

Elegia de um Crime

(Brasil, 92 min., 2018) com Cristiano Burlan. Direção: Cristiano Burlan.

Em fevereiro de 2011, a mãe do diretor Cristiano Burlan foi assassinada em Uberlândia pelo parceiro. Isabel Burlan da Silva teve sua trajetória marcada pela violência e pela pobreza, assim como todo o resto da família. Este é o terceiro filme da série "Trilogia do Luto". Os anteriores abordavam a morte do pai e do irmão de Burlan. Aqui, ele busca reconstruir a imagem e a vida da mãe.

Eleições

Eleições

(Documentário, Brasil, 100 min., 2018). Direção: Alice Riff.

A rotina do ensino médio da Escola Estadual Doutor Alarico da Silveira, localizada no centro de São Paulo, é alterada por conta das eleições do grêmio estudantil que se aproximam. Durante este período é possível identificar como as consequências do processo eleitoral afetam as relações entre os alunos, assim como as eleições presidenciais, em proporções bem maiores, conseguem alterar a atmosfera de um país.

Green Book: O Guia

Green Book: O Guia

(Green Book, EUA, Drama/Biografia, 130 min., 2019) com Viggo Mortensen, Mahershala Ali e Linda Cardellini. Direção: Peter Farrelly.

1962. Tony Lip, um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.

Guerra Fria

Guerra Fria

(Zimna Wojna, França/Polônia/Reino Unido, Drama/Romance, 84 min., 2018) com Joanna Kulig, Tomasz Kot e Jeanne Balibar. Direção: Pawel Pawlikowski.

Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.

Imagem E Palavra

Imagem e Palavra

(Le Livre D’Image, Drama, França/Suíça, 84 min., 2018) com Jean-Luc Godard. Direção: Jean-Luc Godard.

Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe de como são percebidas pelo mundo ocidental.

Infiltrado Na Klan

Infiltrado na Klan

(BlacKkKlansman, EUA, Biografia/Policial, 128 min., 14 anos, 2018) com John David Washington, Adam Driver e Topher Grace. Direção: Spike Lee.

Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Irmão do Jorel – Especial Alucinante

Irmão do Jorel – Especial Alucinante

(Animação, 88 min., Livre, 2019). Direção: Juliano Enrico.

Cine Cartoon apresenta Irmão do Jorel – Edição especial alucinante – Ainda não é o filme do Irmão do Jorel, mas tem cara de filme. É a celebração da amizade do Irmão do Jorel e da Lara, contada pela primeira vez de maneira integrada, Uma jornada de reencontros, separações e novos reencontros alucinantes, agora nas telas do cinema

Made In Italy

Made In Italy

(Comédia dramática, Itália, 2018) com Stefano Accorsi, Kasia Smutniak, Fausto Maria Sciarappa. Direção: Luciano Ligabue.

Riko é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. Mas Riko tem um recurso especial, seus amigos, com os quais enfrenta qualquer dificuldade. Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental tornou-se normalidade, Luciano Ligabue, famosíssimo músico italiano, nos conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo.

Mal Nosso

Mal Nosso

(Terro/Drama. Brasil, 92 min., 2017) com Fernando Cardoso, Ricardo Casella, Walderrama dos Santos. Direção: Samuel Galli.

Arthur é um pai zeloso, preocupado com sua filha única, prestes a entrar na faculdade. Ele esconde um segredo desde sua juventude sobre algo que pode ser prejudicial ao futuro da jovem, e para isso contrata os serviços de um serial killer na deep web. Após fazer um acordo com o assassino, Arthur abre as portas para uma jornada mortal envolvendo psicopatas, maldições e demônios.

Maligno

Maligno

(The Prodigy, EUA, Terror/Suspense, 2019) Com: Taylor Schilling, Jackson Robert Scott e Peter Mooney. Direção: Nicholas McCarthy.

Preocupada com o repentino comportamento estranho e violento de seu filho Miles, Sarah inicia uma investigação por conta própria para entender o que está acontecendo. Mas o que ela descobre é que alguma espécie de força sobrenatural está agindo sobre ele, influenciando, cada vez mais, suas ações.

Minha Vida Em Marte

Minha Vida em Marte

(Brasil, Comédia, 2018) com Mônica Martelli, Paulo Gustavo e Marcos Palmeira. Direção: Susana Garcia.

Fernanda está casada com Tom, com quem tem uma filha de cinco anos, Joana. O casal está em meio ao desgaste causado pelo convívio por muitos anos, o que gera atritos constantes. Quem a ajuda a superar a crise é seu sócio Aníbal, parceiro inseparável durante a árdua jornada entre salvar o casamento ou pôr fim a ele.

No Portal Da Eternidade

No Portal da Eternidade

(At Eternity's Gate, França, Biografia/Drama, 110 min., 14 anos, 2019) com Willem Dafoe, Oscar Isaac e Mads Mikkelsen. Direção: Julian Schnabel.

Em 1888 Vincent Van Gogh vivia em Arles. Recluso e melancólico, ele tentava decifrar seus pensamentos enquanto pintava um dos quadros mais famosos na história da arte moderna: Quarto em Arles. A sinopse oficial ainda não foi diculgada.

O Médico Indiano

O Médico Indiano

(The Doctor from India, Documentário, EUA, 89 min., Livre, 2018) com Vasant Lad,Deepak Chopra. Direção: Jeremy Frindel.

Um retrato meditativo sobre a inspiradora história do Dr. Vasant Lad, o primeiro a trazer a antiga medicina Ayurveda da Índia para o Ocidente, um conhecimento ancestral que vem impulsionando há décadas o movimento revolucionário de cuidar do corpo, mente e espírito.

O Parque Dos Sonhos

O Parque dos Sonhos

(Wonder Park, EUA/Espanha, Animação/Comédia, 2019) com Lucas Veloso, Rafael Infante e Jennifer Garner. Direção: David Feiss.

A jovem otimista e sonhadora June encontra escondido na floresta um parque de diversões chamado Wonderland, que é cheio de passeios e animais que falam. O único problema é que o parque está confuso e desorganizado. June logo descobre que o parque veio de sua imaginação e que ela é a única que pode deixar o lugar mágico de novo.

O Rei De Roma

O Rei de Roma

(Io Sono Tempesta, Comédia, Itália, 97 min., 2018) com Marco Giallini, Elio Germano, Marcello. Direção: Daniele Luchetti.

Numa Tempesta é um focado e carismático homem de negócios que, levado por uma gigante necessidade de ser bem sucedido, faz qualquer coisa para fechar um negócio, mesmo que isso o leve a infringir a lei. Depois de uma negociação dar errado, ele é pego pela polícia e condenado a um ano de prisão domiciliar, mas agora fará de qualquer coisa para voltar a trabalhar normalmente.

O Silêncio dos Outros

O Silêncio dos Outros

(El silencio de otros, Documentário, Espanha, 95 min., 2018) Direção: Almudena Carracedo e Robert Bahar.

Em 1977 o parlamento espanhol aprovou uma Lei de Anistia que garantia a liberdade de todos os presos políticos e a proibição do julgamento de qualquer ato criminoso ocorrido durante a ditadura de Francisco Franco no país. O franquismo assombrou a Espanha durante 38 anos, deixando um imenso número de vítimas e parentes sem respostas. Os cineastas Almudena Carracedo e Robert Bahar foram atrás desses sobreviventes e, durante um período de seis anos, entrevistaram pessoas como José Galantes, que hoje em dia vive muito próximo de seu torturador, e Maria Martín, que até hoje não conseguiu ter acesso aos restos mortais de seu pai, morto durante o regime.

Pastor Cláudio

Pastor Cláudio

(Documentário, Brasil, 76 min., 10 anos, 2017) com Cláudio Guerra, Eduardo Passos, Ivanilda Veloso. Direção: Beth Formaggini.

Conversa entre o bispo evangélico Cláudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura, e Eduardo Passos, psicólogo militante dos direitos humanos.

Raiva

Raiva

(Portugal/Brasil/França, Drama, 84 min., 14 anos, 2018) com Hugo Bentes, Diogo Doria e Leonor Silveira. Direção: Sérgio Tréfaut.

Nos remotos campos do Baixo Alentejo, no sul de Portugal, a miséria e a fome assolam a população. Quando dois violentos assassinatos acontecem em uma só noite, um mistério toma o lugar: qual poderia ser a origem desses crimes?

Sobre Rodas

Sobre Rodas

(Aventura/Drama, Brasil, 72 min., Livre, 2017) com Lara Boldorini, Cauã Martins, Georgina Castro. Direção: Mauro D'Addio.

Lucas é um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele se torna amigo de Laís, uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, os dois iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a jovem descobre o possível paradeiro do pai.

Suprema

Suprema

(On the Basis of Sex, EUA, Drama/Biografia, 120 min., 2019) com Felicity Jones, Armie Hammer e Justin Theroux. Direção: Mimi Leder.

A história de Ruth Bader Ginsburg, uma juiza da Suprema Corte. Ginsberg foi nomeada para o Supremo Tribunal no ano de 1993 pelo presidente Bill Clinton e, assim, sendo a segunda juiza mulher, depois de Sandra Day O'Connor.

Tito E Os Pássaros

Tito e os Pássaros

(Animação, Brasil, 73 min., 2018.) com Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele. Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar.

O filme conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto.

Todos Já Sabem

Todos Já Sabem

(Todos lo saben, Suspense/Drama, Espanha/França/Itália, 133 min., 2018) com Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín. Direção: Asghar Farhadi.

Quando sua irmã se casa, Laura retorna a Espanha natal para acompanhar a cerimônia. Por motivos de trabalho, o marido argentino não pode ir com ela. Chegando no local, Laura reencontra o ex-namorado, Paco, que não via há muitos anos. Durante a festa de casamento, uma tragédia acontece. Toda a família precisa se unir diante de um possível crime de grandes proporções, enquanto se questionam se o culpado não está entre eles. Na busca por uma solução, segredos e mentiras são revelados sobre o passado de cada um.

Um Amor Inesperado

Um Amor Inesperado

(El Amor Menos Pensado, Argentina, Comédia Romântica, 128 min., 12 anos, 2018) com Ricardo Darín, Mercedes Morán e Claudia Fontán. Direção: Juan Vera.

Marcos e Ana são casados há 25 anos. Com a ida do único filho do casal para o exterior, os dois começam a se questionar sobre o futuro do relacionamento e decidem se separar para viver novas experiências. Em meio a aventuras bem-humoradas e descobertas sobre o amor e a rotina, os dois terminam, cada um, por encontrar um romance inesperado.

Um Elefante Sentado Quieto

Um Elefante Sentado Quieto

(大象席地而坐, China, Drama, 230 min., 2018) com Zhang Yu, Peng Yuchang, Wang Yuwen e Liu Congxi. Direção: Hu Bo.

Sob o céu escuro de uma pequena cidade no norte da China, diferentes vidas estão entrelaçadas em uma sociedade marcada pelo egoísmo. Para proteger seu amigo, Wei Bu, de dezesseis anos, empurra o bully da escola das escadas. Com medo das consequências, Wei foge acompanhado pelo vizinho Wang Jin e pelo colega de classe Huang Ling, atormentado pela relação sexual que ele tem com o diretor da escola. Enquanto os três tentam correr, o irmão do valentão e um amigo os perseguem.

Vingança A Sangue Frio

Vingança a Sangue Frio

(Cold Pursuit, Ação/Policial, Reino Unido, 119 min., 2019) com Liam Neeson, Tom Bateman, Laura Dern. Direção: Hans Petter Moland.

Nels, um tranquilo homem de família, trabalha como motorista de um removedor de neve e vê seu mundo virado de cabeça para baixo quando seu filho é morto por um poderoso traficante de drogas. Impulsionado pelo desejo de vingança e sem nada para perder, ele fará tudo o que por preciso para destruir o cartel.

Yomeddine - Em Busca de Um Lar

Yomeddine - Em Busca de Um Lar

(Yomeddine, Aventura/Comédia/Drama, Egito/EUA/Áustria, 97 min., 10 anos, 2018) com Rady Gamal, Ahmed Abdelhafiz, Shahira Fahmy. Direção: A. B. Shawky.

Beshay é um coletor de lixo que decide sair do confinamento de uma colônia de leprosos pela primeira vez e embarca em uma jornada ao Egito para procurar sua família. Ele viaja com seu burro e seu aprendiz órfão ao longo do Nilo e, pela primeira vez, fica cara a cara com a maldição de ser um estranho.

Mostras

7ª edição da Mostra Tiradentes | SP

7ª edição da Mostra Tiradentes | SP

A Mostra Tiradentes|SP chega à sua 7a edição, de 28 de março a 03 de abril, no CineSesc, graças à continuidade da parceria entre a Universo Produção e o Sesc SP. Consolidada como o evento do cinema brasileiro na capital paulista, a mostra apresenta, em sete dias de programação, 35 filmes (13 longas, um média e 21 curtas), 19 sessões de cinema, 10 bate-papos com realizadores, uma oficina e um debate conceitual. A Mostra SP será norteada pela temática “Corpos Adiante”, abordada na 22ª edição da Mostra Tiradentes (janeiro), com o intuito de ampliar a reflexão com discussões e perspectivas. Confira a programação completa no site do evento.

Ator-Autor

Ator-Autor

Entre 25 de março e 20 de abril, o CINUSP apresenta a mostra Ator-Autor, com 9 protagonistas de variados países e períodos que exploram o papel do ator como elemento formal cinematográfico. Essa visão diferenciada da interpretação vê o ator como elemento de composição da forma dos filmes para além do estudo da atuação em si, e é objeto de estudo dos pesquisadores Pedro Guimarães (UNICAMP) e Christophe Damour (Université de Strasbourg), co-curadores da mostra que estarão aqui para debates sobre o tema nos dias 3 e 10 de abril após a exibição, respectivamente, de Barão Olavo, o horrível e Enigma de uma vida. Confira a programação completa aqui.

CineClubinho do CineSESC

CineClubinho do CineSESC

Todo domingo de manhã tem CineClubinho no CineSesc. A exibição começa às 11h, mas a diversão e a distribuição de ingressos começam 1h antes. Venha se divertir e aprender no cinema. Confira a programação .

Mostra de Filmes da Francofonia 2019

Mostra de Filmes da Francofonia 2019

A Festa do Francofonia 2019 é um conjunto de atividades que têm por objetivo difundir valores como liberdade, solidariedade, democracia, direitos individuais e diversidade cultural. Trata-se de uma parceria com a Organização Internacional da Francofonia, Sesc, Consulados e instituições culturais brasileiras e de países de língua francesa. Dentro da programação da festa haverá a Mostra de Filmes da Francofonia no Sesc Vila Mariana, de 21 a 29 de março de 2019. A entrada será gratuita e a retirada de ingressos ocorrerá com uma hora de antecedência. Todos os filmes têm legenda em português. Saiba mais sobre a programação aqui.

Novíssimo Cinema Brasileiro

Novíssimo Cinema Brasileiro

Entre os dias 25 de fevereiro e 24 de março, o CINUSP apresenta a oitava edição do Novíssimo Cinema Brasileiro, mostra anual que explora a valiosa diversidade da cinematografia brasileira atual. Neste ano, contam com uma seleção de 21 filmes nacionais, sendo 7 pré-estreias e também 7 debates com realizadores e professores em sessões gratuitas na Cidade Universitária e no centro Maria Antônia. Confira a programação completa no site do evento

Sessões especiais

Afroeducação

Sessão de curtas do projeto AfroeducAÇÃO e o Espaço Itaú de Cinemas.
Neste mês, o filme exibido será "Temporada", um filme do gênero dramático com direção de André Novais Oliveira.
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Dia 23/03 às 11:00 - Após sessão haverá debate.

Ballet Bolshoi: La Bayadère

A dançarina do templo Nikiya e o guerreiro Solor se apaixonam perdidamente, dando lugar a calorosas paixões e intrigas assassinas quando Rajah e sua filha Gamzatti descobrem seu amor proibido. La Bayadère é uma das maiores obras da história balé clássico – uma história de amor, morte e julgamento vingativo situado na Índia. Cenários e figurinos deslumbrantes, e uma das cenas mais icônicas do balé, o “Reino das Sombras” ilumina o conto trágico do amor da dançarina do templo Nikiya pelo guerreiro Solor, e sua redenção definitiva.
Confira aqui a programação completa.

Ciclo de Cinema e Psicanálise

No dia 26 de março, o MIS inicia um novo programa mensal: o Ciclo de cinema e psicanálise. A sessão tem início às 19h, é gratuita e a cada edição o ciclo traz um filme em longa-metragem (ficcional ou documental) seguido de debate com um jornalista e um psicanalista convidado. Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. Confira a programação completa aqui.

Cinematographo

Fãs de filmes de super-heróis não podem perder a edição de março do Cinematographo do MIS! Desta vez, o programa mensal do MIS apresenta o longa-metragem Guardiões da Galáxia com sonorização ao vivo pela banda Triscore. Mensalmente, o Museu convida uma banda para criar uma trilha sonora experimental para um filme e interpretá-la ao vivo no Auditório MIS. A sessão acontece no dia 24 de março, domingo, às 15h, e encerra a programação da mostra Super-heróis no cinema – Marvel. Acesse o site para mais informações.

CineSamba

A sessão faz parte do projeto É Samba que Elas Querem, que exalta o papel das mulheres como cantoras, instrumentistas, compositoras e agentes transformadoras na construção do samba como manifestação cultural, espaço de resistência e afirmação de identidades. A programação traz a exibição dos curtas-metragem "Bambas" e "Esse bumbo é meu". Confira mais informações aqui.

Clube do Professor

O Tradutor
Trabalhando na Universidade de Havana, um professor de literatura russa é obrigado a trabalhar como tradutor para crianças vítimas do desastre nuclear de Chernobyl quando elas são enviadas até Cuba para tratamento médico.
Cinearte Petrobrás
Dia 24/03 às 11:30 - Sessão somente para professores cadastrados.
As Cores da Serpente
Um registro afetivo sobre a história do Coletivo Murais da Leba, a maior intervenção de grafite da África, procurando entender as motivações dos artistas participantes. A Serra da Leba, composta pela província de Huila e Namibe, tem um histórico de 30 anos vividos em guerra. Buscando se relacionar com sua tradição e ancestralidade, um grupo de artistas angolanos busca pintar os mais de seis mil metros quadrados dos paredões que envolvem a região.
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Dia 23/03 às 11:00 - Sessão somente para professores cadastrados.

DCE

No mês de março tivemos o Dia Internacional da Mulher. O CINUSP, em parceria com o DCE livre da USP, convida o público a continuar refletindo sobre a figura e a posição da mulher na sociedade e no cinema em três sessões especiais nos dias 19/3, 26/3 e 02/4 logo após o almoço. Confira a programação completa aqui.

Especial Mês da Mulher

Com quatro longas-metragens dirigidos por mulheres em sessões agendadas para os dias 8, 15, 22 e 29 de março, as quatro sextas-feiras do mês, teremos a belga Agnès Varda com o grande clássico da nouvelle vague "Cléo das 5 às 7" (1962); a americana Sofia Coppola com o cult "As Virgens Suicidas" (1999); a neozelandesa Jane Campion com sua obra-prima "O Piano" (1993), vencedora de três Oscars; e a argentina Lucrecia Martel com o aclamado "O Pântano" (2001), premiado nos festivais de Sundance e Berlim. Mais informações no site oficial.

Noitão Caixa Belas Artes

Um dos programas mais queridos do público do CAIXA Belas Artes, o Noitão movimenta as madrugadas na esquina da av. Paulista com a Consolação, em São Paulo, com sessões mensais. A tradicional maratona de filmes envolve três ou mais salas do cinema, com programações diferentes à escolha do cinéfilo. São três longas exibidos em sequência, com sorteios de prêmios, filmes-surpresa, música nos intervalos das sessões e café da manhã para os “sobreviventes” da maratona, que encerra na manhã de sábado.
Confira a programação completa aqui.

Projeta às 7

A Cinemark oferece um conteúdo diversificado no qual documentários e filmes de diversos gêneros, com produções de fora do eixo Rio – São Paulo, assinados por diretores estreantes e dirigidos ou protagonizados por mulheres, estão presentes na programação. São 20 cinemas por todo o Brasil e as exibições acontecem sempre de segunda a sexta, às sete horas da noite.

Para mais informações,clique aqui.