Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Pré-estreias

Judy - Muito Além do Arco Íris

Judy - Muito Além do Arco Íris

(Judy, Biografia/Drama, Reino Unido, 118 min., 2019) com Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock. Direção: Rupert Goold.

Inverno de 1968. Com a carreira em baixa, Judy Garland aceita estrelar uma turnê em Londres, por mais que tal trabalho a mantenha afastada dos filhos menores. Ao chegar ela enfrenta a solidão e os conhecidos problemas com álcool e remédios, compensando o que deu errado em sua vida pessoal com a dedicação no palco.

Estreias

A Melhor Juventude

A Melhor Juventude

(La Meglio gioventù, Drama, Itália, 375 min., 2003) com Alessio Boni, Luigi Lo Cascio, Adriana Asti. Direção: Marco Tullio Giordana.

A saga de uma família italiana desde o fim dos anos 60 até os dias atuais. Os irmãos Nicola e Matteo Carati dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades até o dia em que conhecem Giorgia, uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e, mais tarde, se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia. O percurso dos dois e do resto da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da história recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia e os grandes jogos de futebol da seleção nacional.

Jumanji: A Próxima Fase

Jumanji: A Próxima Fase

(Jumanji : The Next Level, Aventura/Comédia, Estados Unidos, 2019) com: Dwayne Johnson, Kevin Hart, Karen Gillan. Direção:Jake Kasdan.

Tentado em revisitar o mundo de Jumanji, Spencer decide consertar o jogo de videogame que permite que os jogadores sejam transportados ao local. Logo o quarteto formado por Smolder Bravestone, Moose Finbar, Shelly Oberon e Ruby Roundhouse ressurge, agora comandado por outras pessoas: os avôs de Spencer e Fridge assumem as personas de Bravestone e Finbar, enquanto o próprio Fridge agora está sob a pele de Oberon.

O Escândalo

O Escândalo

(Bombshell, Biografia/Drama, EUA, 114 min., 2019) com Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie. Direção: Jay Roach.

Um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes tem seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.

Os Miseráveis

Os Miseráveis

(Les Misérables, Policial/Drama, França, 102 min., 2019) com Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Didier Zonga. Direção: Ladj Ly.

Stéphane é um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil e se junta ao esquadrão anti-crime da comuna. Colocado no mesmo time de Chris e Gwada, dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.

Em cartaz

A Odisseia Dos Tontos

A Odisseia Dos Tontos

(La Odisea de los Giles, Drama/Aventura/Comédia, Argentina/Espanha, 116 min, 2019) com: Ricardo Darín, Luis Brandoni, Chino Darín. Direção: Sebastián Borensztein.

Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.

A Vida Invisível

A Vida Invisível

(Drama/Romance, Brasil, 140 min, 2019) com: Carol Duarte, Julia Stockler e Gregorio Duvivier. Direção: Karim Aïnouz.

Década de 1940. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

Adam

Adam

(Drama, Marrocos/França/Bélgica, 98 min., 12 anos, 2019) com Lubna Azabal, Douae Belkhaouda, Aziz Hattab. Direção: Maryam Touzani.

Abla é uma mulher viúva e mãe de uma menina de dez anos de idade. Batalhando para sobreviver e conseguir um bom futuro para sua filha, ela começa um negócio vendendo pães e doces marroquinos. Quando uma jovem grávida aparece em sua porta buscando refúgio, ela se vê obrigada a repensar seu estilo pragmático de maternidade e tem sua vida mudada completamente.

Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres

(Little Women, Romance/Drama, EUA, 135 min., 2019) com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh. Direção: Greta Gerwig.

As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Ameaça Profunda

Ameaça Profunda

(Underwater, Suspense/Ficção científica/Ação, EUA, 2019) com Kristen Stewart T.J. Miller, Jessica Henwick. Direção: William Eubank.

Um grupo de pesquisadores se encontra num laboratório subaquático a onze mil metros de profundidade, quando um terremoto causa a destruição do veículo e expõe a equipe ao risco de morte. Eles são obrigados a caminhar nas profundezas marítimas, com quantidade insuficiente de oxigênio, para tentarem sobreviver. No entanto, conforme se deslocam pelo fundo do mar, descobrem a presença de uma criatura mortal.

Bacurau

Bacurau

(Drama/Suspense, Brasil/França, 130 min, 2019) com:Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier.

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Bixa Travesty

Bixa Travesty

(Documentário, Brasil, 75 min, 14 anos, 2018) com: Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker de Barros. Direção: Kiko Goifman, Claudia Priscilla.

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de gênero, classe e raça.

Coringa

Coringa

(Joker, Drama, EUA/Canadá, 122 min., 2019) com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz. Direção: Todd Phillips.

Arthur Fleck trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

Deus é Mulher E Seu Nome é Petúnia

Deus é Mulher e seu Nome é Petúnia

(Gospod postoi, imeto i’ e Petrunija, Drama/Comédia, Macedônia/Bélgica/França, 100 min., 14 anos, 2019) com: Zorica Nusheva, Labina Mitevska, Simeon Moni Damevski. Direção: Teona Strugar Mitevska.

Em Stip, uma pequena cidade da Macedônia, sempre no mês de janeiro o padre local joga uma cruz de madeira no rio e centenas de homens mergulham atrás dela. Quem recuperar o objeto tem garantia de boa sorte e prosperidade. Desta vez, Petúnia mergulha na água por um capricho e consegue agarrar a cruz antes dos outros, deixando os concorrentes furiosos: ‘como ousa uma mulher participar do ritual’? Todo o inferno se abre, mas Petúnia mantém o seu chão. Ela ganhou a cruz e não vai desistir.

Dois Papas

Dois Papas

(The Two Popes, Drama, Reino Unido/Itália/Argentina/EUA, 126 min., 12 anos, 2019) com Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujin. Direção: Fernando Meirelles.

Buenos Aires, 2012. O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

E então nós dançamos

E então nós dançamos

(And Then We Danced, Romance/Drama, Suécia/ Geórgia/França, 110 min., 2019) com Levan Gelbakhiani, Bachi Valishvili, Ana Javakishvili. Direção: Levan Akin.

Merab é bailarino do National Georgian Ensemble desde a infância. No auge de sua carreira, Merab precisa lidar com a chegada do carismático Irakli, um talentoso dançarino que se torna seu principal rival e, também, seu amor secreto. Em um cenário conservador e hostil, Merab enfrenta um dilema que divide seu sonho e sua nova paixão.

Entre Facas E Segredos

Entre Facas e Segredos

(Knives Out, Suspense, EUA, 2019) com: Daniel Craig, Chris Evans, Michael Shannon. Direção: Rian Johnson.

Logo após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc é contratado para investigar o caso, e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.

Era Uma Vez Em... Hollywood

Era Uma Vez em... Hollywood

(Once Upon A Time In... Hollywood, Comédia Dramática, EUA, 2019) com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie. Direção: Quentin Tarantino.

Um ator de televisão e seu dublê embarcaram em uma odisseia para se fazer um nome para si na indústria cinematográfica durante os assassinatos de Charles Manson em 1969, na cidade de Los Angeles.

Frozen 2

Frozen 2

(Animação/Aventura, Estados Unidos, 104 min., Livre, 2019) com: Kristen Bell, Idina Menzel e Josh Gad. Direção: Jennifer Lee e Chris Buck

De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a sepaação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.

Minha Mãe é Uma Peça 3

Minha Mãe É Uma Peça 3

(Comédia, Brasil, 12 anos, 2018) com Paulo Gustavo, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo. Direção: Susana Garcia.

Depois do sucesso como apresentadora de TV, Dona Hermínia está de volta, agora com o título de vovó, graças à gravidez de Marcelina. Os problemas e reclamações, marca registrada de Hermínia, continuam nesta nova fase de sua vida.

O Caso Richard Jewell

O Caso Richard Jewell

(Richard Jewell, Drama, EUA, 2020) com Paul Walter Hauser, Sam Rockwell, Kathy Bates. Direção: Clint Eastwood.

A história real de Richard Jewell, segurança que se tornou um dos principais suspeitos de bombardear as Olimpíadas de Atlanta, no ano de 1996. Na realidade, ele foi o responsável por ajudar inocentes a fugirem do local e avisar da existência de um dos explosivos.

O Farol

O Farol

(Canadá, EUA, Inglês, 2019, 109 min.) com Willem Dafoe, Robert Pattinson e Valeriia Karaman. Direção: Robert Eggers

Início do século XX. Thomas Wake, responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

O Melhor Verão Das Nossas Vidas

O Melhor Verão Das Nossas Vidas

(Comédia, Brasil, 2020) com Giulia Nassa, Bia Torres, Laura Castro. Direção: Adolpho Knauth.

Três melhores amigas são aprovadas para participar da final de um famoso festival de música. Porém, elas descobrem que estão de recuperação na escola e precisam arranjar uma maneira de comparecer ao festival em Guarujá sem que seus pais descubram.

O Paraíso Deve Ser Aqui

O Paraíso Deve Ser Aqui

(It Must Be Heaven, Comédia/Drama, França/Qatar, 97 min., Livre, 2019) com: Elia Suleiman, Gael García Bernal, Tarik Kopty. Direção: Elia Suleiman.

Elia Suleiman deixa sua terra natal da Palestina e viaja pelo mundo apenas para encontrar, por onde ele passa, os mesmos problemas que encontrava lá. De Paris à Nova York, por onde suas viagens o levam, ele encontra problemas com a polícia, racismo, controle de imigração. Tentando deixar sua nacionalidade para trás, mas sempre sendo lembrado dela, ele questiona o significado de identidade e o lugar que se pode chamar de lar.

Parasita

Parasita

(Gisaengchung, Suspense, Coréia Do Sul, 132 min, 16 anos, 2019)

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Retrato De Uma Jovem Em Chamas

Retrato de uma Jovem em Chamas

(Portrait de la jeune fille en feu, Drama, França, 122 min., 2019) com: Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami. Direção: Céline Sciamma.

Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

Star Wars: A Ascensão Skywalker

Star Wars: A Ascensão Skywalker

(Star Wars: The Rise of Skywalker, Ficção científica/Aventura, EUA, 2019) com Daisy Ridley, Adam Driver, Oscar Isaac. Direção: J.J. Abrams.

Término da nova trilogia Star Wars, concluindo as tramas de O Despertar da Força (2015) e Os Últimos Jedi (2017).

Um Dia de Chuva em Nova York

Um Dia de Chuva em Nova York

(A Rainy Day in New York, Comédia, EUA, 92 min, 2018) com: Timothée Chalamet, Elle Fanning, Selena Gomez. Direção: Woody Allen.

Os jovens Ashleigh e Gatsby formam um casal que planeja uma viagem romântica a Nova York. No entanto, quando chegam no local, os planos mudam: Ashleigh descobre a possibilidade de fazer uma entrevista com o famoso diretor de cinema Roland Pollard, e Gatsby acaba encontrando a irmã de uma antiga namorada. Ao longo do passeio, Ashleigh e Gatsby descobrem novas paixões e oportunidades únicas.

Uma Mulher Alta

Uma Mulher Alta

(Dylda, Drama, Rússia, 127 min., 2019) com: Vasilisa Perelygina, Konstantin Balakirev, Ksenia Kutepova. Direção: Kantemir Balagov.

Na Leningrado de 1945, Iya e Masha são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação cercada de morte e trauma.

Mostras

Cine Kids

Cine Kids

O Cine Kids, que estreou em 2018, é o mais novo programa mensal do Museu da Imagem e do Som. O projeto exibe a cada edição uma animação infantil clássica do cinema. Confira aqui a exibição deste mês.

Cine Meninada!

Cine Meninada!

Filmes infanto-juvenis para curtir e viver o cinema desde cedo. Confira a programação aqui.

  • Locais de exibição:
  • SESC Bom Retiro
Cine Praia

Cine Praia

Entre os dias 15 e 24 de janeiro, o Sesc Belenzinho apresenta o Cine Praia. São exibições ao ar livre, na área externa da unidade, para pais e filhos curtirem bons filmes em clima de verão. Mais informações no site da unidade.

  • Locais de exibição:
  • SESC Belenzinho
CineClubinho do CineSESC

CineClubinho do CineSESC

Todo domingo de manhã tem CineClubinho no CineSesc. A exibição começa às 11h, mas a diversão e a distribuição de ingressos começam 1h antes. Venha se divertir e aprender no cinema. Confira a programação .

Cineclubinho do Sesc Santo André

Cineclubinho do Sesc Santo André

Uma seleção de filmes aos sábados para toda a criançada. Confira a programação no site.

  • Locais de exibição:
  • SESC Santo André
Férias do Barulho

Férias do Barulho

Filmes que marcaram a infância de crianças e adultos na década de 1990, exibidos em tela grande. Confira a programação.

Mostra Fora da caixa

Mostra Fora da caixa

Como parte da programação paralela da exposição Musicais no cinema, o MIS realiza a mostra Fora da caixa. As sessões, realizadas pelo Educativo MIS, têm entrada gratuita e integram a programação de férias do Museu. A mostra exibe filmes com personagens que não se encaixam nas regras impostas pela sociedade e que são confrontados com as consequências desse fato. Confira aqui a programação completa.

Retrospectiva de Seijun Suzuki

Retrospectiva de Seijun Suzuki

Com uma carreira de cerca de 50 anos, o cineasta japonês Seijun Suzuki (1923-2017) produziu uma obra vasta e multifacetada, reverenciada por nomes como Jim Jarmusch e Quentin Tarantino. Em sua homenagem, o IMS Paulista apresenta uma retrospectiva do diretor, em cartaz de 21 de janeiro a 9 de fevereiro. A mostra, que é correalizada com a Fundação Japão, reunirá 17 filmes, sendo 15 em cópias em 35 mm e dois em DCPs restaurados. A entrada de todas as sessões é gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes. Confira a programação completa.

Sessão das 3

Sessão das 3

Aos sábados e domingos, no horário das 15h, o Cine Segall exibe mostras de filmes clássicos. A cada mês um tema diferente, oferecendo ao público um panorama da história do cinema. No mês de janeiro, a faixa exibe uma seleção de filmes do diretor John Huston (1906 - 1987). Os ingressos custam R$ 4,00.

Verão Otaku

Verão Otaku

Em parceria com a Fundação Japão e Black Pipe Entretenimento, o CCSP realiza o Verão Otaku, um festival de animes que seleciona as melhores produções do momento, como o filme Hero Academia – Two Heroes, clássicos como Cowboy Bebop, e X/1999 da Clamp, e maratonas como o novo Fire Force. Nesta edição serão realizadas rodas de conversa propostas pelo grupo Black Pipe Entretenimento, um canal com foco no Lifestyle, Universo Geek e Música. O evento é gratuito Confira a programação completa aqui.

Sessões especiais

Cine Hebraica - A Resistência de Inga

O Cine Hebraica apresenta, quarta (22/1), às 14h30 e às 20h30, o filme A Resistência de Inga. A sessão é gratuita.

Sinopse: Inga é uma produtora de laticínios em uma pequena comunidade agrícola islandesa, e acaba de ficar viúva. Seu marido tomava conta das finanças da fazenda, e agora ela precisa assumir à frente do negócio. Ela luta contra a corrupção e injustiça em um esquema de monopólio, comandado por uma poderosa cooperativa local e precisará mostrar para todos que uma vida com liberdade não tem preço.

Cine Hebraica Kids - Dumbo

O Cine Hebraica Kids apresenta o filme Dumbo, domingo (19/1), às 16h30. A sessão é gratuita.

Sinopse: Holt Farrier é uma ex-estrela de circo que retorna da guerra e encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. O circo em que trabalhava está passando por grandes dificuldades, e ele fica encarregado de cuidar de um elefante recém-nascido, cujas orelhas gigantes fazem dele motivo de piada. No entanto, os filhos de Holt descobrem que o pequeno elefante é capaz de uma façanha enorme: voar.

Cine Hebraica: Cadarços

Vencedor de melhor filme ficção do 23° Festival de Cinema Judaico Hebraica São Paulo, o Cine Hebraica apresenta o filme Cadarços. Confira a programação para mais informações.
Sinopse:
Com a morte prematura da ex-mulher, Reuven terá que cuidar de Gadi, seu filho já adulto portador de necessidades especiais. A situação é repleta de dificuldades para ambos, pois Reuven luta com as obrigações de cuidar de uma pessoa com deficiência, enquanto Gadi sofre a perda da mãe que sempre o protegeu. Uma representação rara e honesta de personagens com necessidades especiais, contada com humor e sensibilidade, o filme é um projeto pessoal do diretor Jacob Goldwasser, ele próprio pai de uma criança com necessidades especiais.

Clube do Professor

A Melhor Juventude
Esta é a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. Nicola e Matteo são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história da Itália: das cheias de Florença à luta contra a máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália às canções que marcaram gerações, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 1990 à tentativa de inovação e a construção de um país moderno. Os personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se e criam novas ilusões em que apostam todas suas energias.
Obs: Dia 18/01 às 11:00 - Sessão somente para professores cadastrados.
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca

Parasita
Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Obs: Dia 19/01 às 11:30 - Sessão somente para professores cadastrados.
Cinearte

Ladrões de Bicicleta

O filme “Ladrões de Bicicleta”, clássico de 1948 do diretor italiano Vittorio De Sica, ganha três exibições no Sesc Avenida Paulista, nos dias 18 e 19 de janeiro. No sábado (18), as sessões são às 19h e às 21h, e no domingo (19), sessão única às 18h. Na obra, o personagem Antonio Ricci tem sua forma de sustento roubada - a bicicleta com a qual cola cartazes pela cidade -, então inicia uma busca pelas ruas de Roma juntamente de seu filho, trazendo um panorama da sociedade italiana no pós-guerra. O clássico do cinema neorrealista ganha uma trilha sonora especialmente composta para a performance, com execução ao vivo. O compositor Anselmo Mancini (piano, samples e synths) se apresenta ao lado dos convidados Kooi Kawazoe (guitarra e synths), Catarina Schmitt (viola e rabeca) e Silnei Döomaci (flauta transversal e piccolo). A atividade é gratuita e para participar é necessário retirar ingressos, com uma hora de antecedência, no balcão do térreo.