Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Pré-estreias

A Vida Invisível

A Vida Invisível

(Drama/Romance, Brasil, 140 min, 2019) com: Carol Duarte, Julia Stockler e Gregorio Duvivier. Direção: Karim Aïnouz.

Década de 1940. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

Ainda Temos a Imensidão da Noite

Ainda Temos a Imensidão da Noite

(Drama, Brasil/Alemanha, 98 min, 16 anos, 2019) com: Ayla Gresta, Gustavo Halfeld, Steven Lange. Direção: Gustavo Galvão.

Karen é trompetista e cantora em uma banda de rock em Brasília. No entanto, ela não consegue muita sorte em sua trajetória musical. Por isso, decide seguir os passos de Artur, um ex companheiro de carreira, indo para a Alemanha na intenção de ter sucesso na música.

Bixa Travesty

Bixa Travesty

(Documentário, Brasil, 75 min, 14 anos, 2018) com: Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker de Barros. Direção: Kiko Goifman, Claudia Priscilla.

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de gênero, classe e raça.

O Reino Gelado: Terra Dos Espelhos

O Reino Gelado: Terra dos Espelhos

(Snezhnaya Koroleva. Zazerkale, Animação, Rússia, 80 min, Livre, 2018). Direção: Aleksey Tsitsilin.

O rei correu o risco de perder sua família devido as ações malignas da Rainha da Neve. Quando ele encontra uma forma de acabar com a magia do mundo, todas as criaturas com poderes mágicos são banidas para a "Terra dos Espelhos". Somente uma pessoa pode manter os seres mágicos no nosso mundo e impedir que eles fiquem presos.

Um Dia De Chuva Em Nova York

Um Dia de Chuva em Nova York

(A Rainy Day in New York, Comédia, EUA, 92 min, 2018) com: Timothée Chalamet, Elle Fanning, Selena Gomez. Direção: Woody Allen.

Os jovens Ashleigh e Gatsby formam um casal que planeja uma viagem romântica a Nova York. No entanto, quando chegam no local, os planos mudam: Ashleigh descobre a possibilidade de fazer uma entrevista com o famoso diretor de cinema Roland Pollard, e Gatsby acaba encontrando a irmã de uma antiga namorada. Ao longo do passeio, Ashleigh e Gatsby descobrem novas paixões e oportunidades únicas.

Uma - Luz Dos Himalaias

Uma - Luz Dos Himalaias

(Documentário, Brasil/Índia, 2018). Direção: Ananda Jyothi.

Milhares de pessoas de todos os cantos do mundo vão, todo ano, à índia em busca de de uma experiência espiritual que lhes proporcione autoconhecimento e cura de traumas do passado. O sagrado Rio Ganges é um dos locais mais procurados por esses visitantes, na medida em que ele simboliza a sabedoria ancestral indiana, encarnando uma fonte de conhecimento para aqueles que têm dúvidas sobre seus caminhos.

Estreias

A Camareira

A Camareira

(La Camarista, Drama, México/EUA, 102 min, 14 anos, 2018) com: Gabriela Cartol, Teresa Sánchez, Agustina Quinci. Direção: Lila Avilés.

Eve é uma jovem mãe solteira que trabalha longas horas como camareira em um hotel de luxo na Cidade do México. Sonhando com uma vida melhor, ela se inscreve no programa de educação para adultos do hotel. Porém, ela logo percebe que nem sempre quem faz o trabalho pesado é recompensado.

Adam

Adam

(Drama, Marrocos/França/Bélgica, 98 min., 12 anos, 2019) com Lubna Azabal, Douae Belkhaouda, Aziz Hattab. Direção: Maryam Touzani.

Abla é uma mulher viúva e mãe de uma menina de dez anos de idade. Batalhando para sobreviver e conseguir um bom futuro para sua filha, ela começa um negócio vendendo pães e doces marroquinos. Quando uma jovem grávida aparece em sua porta buscando refúgio, ela se vê obrigada a repensar seu estilo pragmático de maternidade e tem sua vida mudada completamente.

As Panteras

As Panteras

(Charlie's Angels, Comédia, EUA, 2019) com: Kristen Stewart, Naomi Scott, Ella Balinska. Direção: Elizabeth Banks.

Nova adaptação cinematográfica da série policial Charlie's Angels, sucesso na década de 1970. Sabina Wilson, Jane Kano e Elena Houghlin embarcam numa perigosa missão global, a fim de impedir que um novo programa de energia se torne uma ameaça para humanidade.

Azougue Nazaré

Azougue Nazaré

(Drama, Brasil, 82 min, 14 anos, 2018) com: Mestre Barachinha, Ananias de Caldas, Joana Gatis. Direção: Tiago Melo.

O Carnaval, a maior festa brasileira, conhecida internacionalmente, mobiliza as populações de diversas cidades Brasil afora. Em uma cidade do interior, em meio aos canaviais, um grupo de pessoas vive suas vidas, suas tensões, seus desafios, seus sonhos e também rituais fantásticos à espera da chegada dos dias de festa.

Dora E A Cidade Perdida

Dora e a Cidade Perdida

(Dora and the Lost City of Gold, Aventura, EUA/Austrália, 2019) com Isabela Moner, Michael Peña, Eva Longoria. Direção: James Bobin.

As aventuras de Dora junto com o seu macaco Botas e a sua mochila falante. Os anos se passaram e novas responsabilidades surgiram na vida de Dora, agora ela frequenta a escola e mora na cidade junto com o seu primo Diego. No entanto, ela precisará embarcar em uma nova aventura para salvar seus pais e resolver o mistério de uma antiga civilização perdida.

Invasão ao Serviço Secreto

Invasão ao Serviço Secreto

(Angel Has Fallen, Ação, EUA, 2019) com Gerard Butler, Holt McCallany, Morgan Freeman. Direção: Ric Roman Waugh.

Após uma tentativa de assassinato ao presidente dos Estados Unidos, o agente do Serviço Secreto, Mike Banning, é injustamente acusado e levado sob custódia. Determinado a provar sua inocência, ele se torna um alvo do FBI à medida em que tenta encontrar o verdadeiro culpado. Ele vai precisar de toda a ajuda possível para proteger sua família e salvar seu país de um ataque sem precedentes.

Midway - Batalha Em Alto Mar

Midway - Batalha em Alto Mar

(Midway, Histórico/Guerra, EUA, 2019) com: Luke Evans, Patrick Wilson, Nick Jonas. Direção: Roland Emmerich.

A perspectiva de soldados e aviadores que lutaram bravamente durante a Batalha de Midway, no Oceano Pacífico em junho de 1942. Através de mensagens codificadas, a Marinha Americana conseguiu identificar a localização e o horário dos ataques previstos pela Marinha Imperial Japonesa. Os danos sofridos pela frota oriental foram extremamente graves. Até hoje a disputa é considerada pelos historiadores como um dos pontos mais relevantes para o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Irlandês

O Irlandês

(The Irishman, Suspense/Biografia, EUA, 209 min, 16 anos, 2019)

Conhecido como "O Irlandês", Frank Sheeran é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

Os Parças 2

Os Parças 2

(Comédia, Brasil, 2019) com: Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirullipa. Direção: Cris D'Amato.

Após saber que China deixou a cadeia e está em busca de vingança, Romeu precisa conseguir dinheiro para deixar o país o quanto antes. Para tanto, Toin, Ray Van e Pilôra juntam forças para reformar uma colônia de férias, de forma a atrair jovens de todo tipo. Quando o empreendimento enfim começa a funcionar, eles logo passam a competir com uma colônia vizinha, bem mais requintada.

Em cartaz

A Cidade Dos Piratas

A Cidade Dos Piratas

(Animação, Brasil, 70 min, 16 anos, 2018) com: Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Laerte.Direção: Otto Guerra.

Um diretor de cinema enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa metragem: a autora de "Os Piratas do Tietê" começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
A Família Addams

A Família Addams

(The Addams Family, Animação, EUA, 87 min, Livre, 2019) com: Charlize Theron, Oscar Isaac, Chloë Grace Moretz. Direção: Conrad Vernon, Greg Tiernan.

Para ir de mal a pior, a Família Addams precisa se preparar para receber uma visita de parentes ainda mais arrepiantes. Mas a misteriosa mansão deles parece estar com os dias de maldade contados. O clã assustador mais querido dos cinemas está de volta nessa animação baseada nos quadrinhos de Charles Addams.

A Odisseia Dos Tontos

A Odisseia Dos Tontos

(La Odisea de los Giles, Drama/Aventura/Comédia, Argentina/Espanha, 116 min, 2019) com: Ricardo Darín, Luis Brandoni, Chino Darín. Direção: Sebastián Borensztein.

Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.

Bacurau

Bacurau

(Drama/Suspense, Brasil/França, 130 min, 2019) com:Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier.

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

Bate Coração

Bate Coração

(Drama, Brasil, 2019) com: Aramis Trindade, André Bankoff, Heloísa Jorge.

Sandro é um homem conquistador e preconceituoso, acostumado a uma vida de luxo. Quando sofre um ataque cardíaco, precisa urgentemente de um coração novo, e recebe o transplante da travesti Isadora, recém-falecida devido a um acidente. Enquanto se recupera e tenta conquistar a médica que realizou a cirurgia, Sandro precisa repensar o seu preconceito.

Cadê Você, Bernadette?

Cadê você, Bernadette?

(Where'd You Go, Bernadette?, Drama/Comédia, EUA) com: Cate Blanchett, Kristen Wiig, Billy Crudup. Direção: Richard Linklater.

Antes de viajar com sua família para a Antártica, uma arquiteta que sofre de agorafobia - o medo de estar em lugares abertos ou em meio à multidões - some sem deixar pistas para trás. Sua filha, então, através de emails, sessões com sua psicóloga, cartas e outros documentos, tenta descobrir para onde sua mãe foi e quais foram as razões de seu desaparecimento.

Cine Cartoon - Especial Jovens Heróis

Cine Cartoon - Especial Jovens Heróis

(Animação, 80 min, Livre, 2019).

Você quer ver o Ben10 se transformando em Quatro Braços em uma missão especial? E a Mulher Maravilha com a Supergirl combatendo os supervilões adolescentes do Universo DC e de seus planos sinistros? Agora imagina isso tudo junto em uma tela de cinema. Especial Jovens Heróis – uma sequência de episódios inéditos das séries Ben 10 e DC Super Hero Girls, os heróis mais corajosos do Cartoon Network. Além dos episódios inéditos, os fãs ainda poderão conferir conteúdos especiais sobre a produção da série animada DC Super Hero Girls, aperfeiçoar suas técnicas de desenho com os aliens mais irados do Ben10 e testar seus conhecimentos sobre os episódios em um divertido quizz. Supervilões, preparem-se!

Coringa

Coringa

(Joker, Drama, EUA/Canadá, 122 min., 2019) com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz. Direção: Todd Phillips.

Arthur Fleck trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

Desafio De Um Campeão

Desafio De Um Campeão

(Il Campione, Drama, Itália, 105 min, 2019) com: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Massimo Popolizio. Direção: Leonardo D'Agostini.

Christian é um jogador de futebol muito talentoso e bem-sucedido que, após causar alguns problemas em campo, é aconselhado a procurar ajuda por parte do presidente de seu time. Quando Valerio, um professor tímido e solitário, é designado como tutor pessoal do atleta, encarregado de controlar seu temperamento, os dois precisam encontrar forças um no outro se quiserem que a improvável amizade entre eles floresça.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Divaldo - O Mensageiro Da Paz

Divaldo - O Mensageiro da Paz

(Biografia, Brasil, 2019) com: Bruno Garcia (I), Regiane Alves, Marcos Veras. Direção: Clovis Mello.

Convivendo com a mediunidade desde os quatro anos, Divaldo era rejeitado pelas outras crianças e reprimido pelo pai. Ao completar 17 anos, o jovem decide usar seu dom para ajudar as pessoas e se muda para Salvador com o apoio da mãe. Sob a orientação de sua guia espiritual, Joanna de Ângelis, ele se torna um dos médiuns mais importantes de todos os tempos.

Doutor Sono

Doutor Sono

(Doctor Sleep, Suspense/Fantasia, EUA, 150 min, 2019) com: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Cliff Curtis. Direção: Mike Flanagan.

Na infância, Danny Torrance conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado por espíritos malignos. Danny cresceu, agora ele é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, ele se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego no hospício local e cria um vínculo telepático com uma menina, paciente da instituição.

Downton Abbey - O Filme

Downton Abbey - O Filme

(Downton Abbey, Drama/Histórico, Reino Unido, 122 min, 2019) com: Michelle Dockery, Hugh Bonneville, Maggie Smith. Direção: Michael Engler.

Adaptação da série de televisão Downton Abbey, que conta a história da trajetória da família Crawley, proprietária de um vasto território na Inglaterra rural no início do século XX.

Ela Disse, Ele Disse

Ela Disse, Ele Disse

(Romance, Brasil, 2018) com: Duda Matte, Marcus Bessa, Maisa Silva. Direção: Cláudia Castro.

Rosa e Léo são adolescentes de 14 anos que acabaram de entrar em uma nova escola, onde precisam lidar com a difícil tarefa de fazer novos amigos. Enquanto Léo logo demonstra interesse em futebol, Rosa enfrenta problemas com Júlia, a garota mais popular do colégio.

Encontros

Encontros

(Deux moi, Drama/Comédia, 110 min., 2018) com François Civil, Ana Girardot, Eye Haïdara. Direção: Cédric Klapisch.

Em uma época em que os sites de relacionamento estão em alta, Mélanie é uma mulher de 30 anos que não mede esforços para fazer o uso dessa ferramenta. Enquanto isso, Rémi, da mesma idade, não tem tanta conexão assim com essas redes sociais, mas insiste em tentar administrá-las. De todo modo, ainda que exista a facilidade de conhecer a companhia ideal nessa 'era online', ambos estão solteiros, em busca de um par. Moradores do mesmo bairro, eles nunca se esbarraram em nenhuma esquina... Até então. Será que o destino dará uma reviravolta para que a vida dos dois se cruze em algum momento?

Estaremos Sempre Juntos

Estaremos Sempre Juntos

(Nous Finirons Ensemble, Comédia dramática, França, 135 min., 2018) com François Cluzet, Marion Cotillard, Gilles Lellouche. Direção: Guillaume Canet.

Preocupado com os rumos da vida, Max decide tirar um final de semana de folga em sua casa de praia. Mas seus planos são interrompidos com a chegada de Eric, Marie, Vincent, Isabelle e Antoine, que planejavam uma festa de aniversário surpresa para ele. Depois de anos afastados, será que a amizade entre todos continua a mesma?

Frans Krajcberg: Manifesto

Frans Krajcberg: Manifesto

(Documentário/Biografia, Brasil, 96 min, Livre, 2018). Direção: Regina Jehá.

Enquanto prepara-se para expor suas obras e receber uma grande homenagem na 32ª Bienal de Arte de São Paulo, o consagrado artista Frans Krajcberg desabafa sobre a implacável luta que foi a sua vida. Da Segunda Guerra Mundial até grandes queimadas na Amazônia, Frans remonta quatro décadas da sua vida marcadas por manifestações artísticas e dificuldades extremas.

Hebe - A Estrela Do Brasil

Hebe - A Estrela do Brasil

(Biografia, Brasil, 122 min, 14 anos, 2018) com: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Danton Mello. Direção: Maurício Farias.

Hebe Camargo se consagrou como uma das apresentadoras mais emblemáticas da televisão brasileira. Sua carreira passou por diversas mudanças ao longo dos anos, mas foi durante a década de 80, no período de transição da ditadura para a democracia, que Hebe, ao 60 anos, tomou uma decisão importante. A apresentadora passou a controlar a própria carreira e, independentemente das críticas machistas, do marido ciumento e dos chefes poderosos, se revelou para o público como uma mulher extraordinária, capaz de superar qualquer crise pessoal ou profissional.

Link Perdido

Link Perdido

(Missing Link, Animação/Família, EUA, 95 min, 2019) com: Hugh Jackman, Zach Galifianakis, Zoe Saldana. Direção: Chris Butler.

Sir Lionel Frost se considera o melhor investigador de mitos e monstros do mundo. O problema é que nenhum dos seus colegas o leva a sério. Sua última chance para ganhar seu respeito é provar a existência de um ancestral primitivo do homem, conhecido como o link perdido.

Malévola - Dona Do Mal

Malévola - Dona Do Mal

(Maleficent: Mistress of Evil, Fantasia/Aventura, EUA, 119 min, 10 anos, 2019) com: Angelina Jolie, Elle Fanning, Harris Dickinson. Direção: Joachim Rønning.

Cinco anos após Aurora despertar do sono profundo, a agora rainha dos Moors é pedida em casamento pelo príncipe Phillip. Ela aceita o pedido e, com isso, parte rumo ao reino de Ulstead ao lado de Malévola, no intuito de conhecer seus futuros sogros, John e Ingrith. O jantar entre eles deveria ser de celebração entre os reinos, mas os interesses de Ingrith vêm à tona quando é criado um atrito com Malévola e os demais seres mágicos.

Maria Do Caritó

Maria do Caritó

(Comédia, Brasil, 2018) com Lília Cabral, Leopoldo Pacheco, Juliana Carneiro da Cunha. Direção: João Paulo Jabur.

Às vésperas de completar 50 anos, Maria do Caritó vive em uma pequena cidade do Nordeste em meio a simpatias para que, enfim, consiga se casar. Prometida a São Djalminha assim que nasceu, devido a um parto difícil, ela nunca encontrou um companheiro de verdade. Entretanto, suas esperanças ressurgem com a chegada de um circo, já que uma cartomante lhe disse que seu pretendente seria um homem de fora.

Medo Profundo: O Segundo Ataque

Medo Profundo: O Segundo Ataque

(47 Meters Down: Uncaged, Terror/Suspense, Reino Unido, 2018) com: Nia Long, John Corbett, Brec Bassinger. Direção: Johannes Roberts.

Um grupo de cinco amigas aventureiras viaja até Recife, região nordeste do Brasil, para conhecer as ruínas de uma cidade subaquática, no litoral da cidade. No entanto, durante o passeio pelo fundo do mar, elas descobrem que não estão sozinhas e os verdadeiros "moradores" do local não estão muito satisfeitos com as visitas.

Meu Amigo Fela

Meu Amigo Fela

(My Friend Fela, Documentário/Biografia, Brasil, 94 min, 14 anos, 2019). Direção: Joel Zito Araújo.

A história do músico nigeriano Fela Kuti, em contrapartida à perspectiva comum de sua imagem como um excêntrico pop star. Através de conversas com seu amigo pessoal e biógrafo oficial, Carlos Moore, o documentário constrói um complexo olhar sobre suas influências, seus relacionamentos, sua espiritualidade e o contexto cultural e histórico em que o músico viveu sua vida.

Morto Não Fala

Morto Não Fala

(Terror/Suspense, Brasil, 110 min, 16 anos, 2018) com: Daniel de Oliveira, Fabiula Nascimento, Bianca Comparato. Direção: Dennison Ramalho.

Plantonista de um necrotério, Stênio possui um dom paranormal de se comunicar com os mortos. Trabalhando a noite, ele já está acostumado a ouvir relatos do além. Porém, quando essas conversas revelam segredos sobre sua própria vida, o homem ativa uma maldição perigosa para si e todos a sua volta.

Mussum - Um Filme do Cacildis

Mussum - Um Filme do Cacildis

(Documentário, Brasil, 2018) com Dedé Santana, Joel Zito Araújo, Milton Gonçalves. Direção: Susanna Lira.

A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernado Gomes, o "Mussum", é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.

O Relatório

O Relatório

(The Report, Drama, EUA, 120 min., 16 anos, 2019) com Adam Driver, Annette Bening, Jon Hamm. Direção: Scott Z. Burns.

Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a CIA passou a adotar o uso da tortura como meio de obter informações de pessoas consideradas ameaças ao país, sob a justificativa de evitar a todo custo que um ataque do tipo acontecesse mais uma vez. Trabalhando para a senadora Dianne Feinstein, o agente Daniel J. Jones inicia, em 2007, uma investigação interna acerca de denúncias sobre a destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA, divulgadas através de reportagem publicada pelo jornal New York Times. Com muita dificuldade em conseguir os documentos necessários, Daniel dedica-se ao relatório por quase uma década, sem saber se um dia as descobertas por ele feitas serão expostas ao público.

Parasita

Parasita

(Gisaengchung, Suspense, Coréia Do Sul, 132 min, 16 anos, 2019)

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Rainha De Copas

Rainha De Copas

(Dronningen, Drama, Dinamarca, 127 min, 18 anos, 2019)

Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada com lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter que acaba de se mudar para sua casa. No entanto, a relação que deveria ser paternal se torna uma relação romântica, envolvendo Anna em uma situação complexa, arriscando a estabilidade tanto de sua vida pessoal quanto profissional.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Retablo

Retablo

(Drama, Peru/Alemanha/Noruega, 100 min., 16 anos, 2017) com Junior Béjar Roca, Amiel Cayo, Magaly Solier. Direção: Álvaro Delgado-Aparicio.

Segundo Paucar é um menino de 14 anos que quer se tornar o melhor montador de caixas de brinquedo, como seu pai Noé, para manter o legado da família. À caminho de uma celebração da comunidades nos Andes, Segundo acidentalmente observa seu pai em uma situação que abala seu mundo inteiro. Preso em um ambiente exageradamente patriota, Segundo tenta lidar em silêncio lidar com tudo que está acontecendo com ele.

Sefarad

Sefarad

(Drama, Portugal, 2019) com Rodrigo Santos, Jorge Mota, Teresa Chaves. Direção: Luis Ismael.

Em 1496, o rei D. Manuel proibiu o judaísmo e, por este motivo, a religião desaparece do país. 400 anos depois, Barros Basto (Rodrigo Santos), capitão do exército português, foi convertido ao judaísmo, e cerca de vinte comerciantes judeus fundaram a Comunidade Judaica do Porto, no norte de Portugal.

Turma da Mônica - Laços

Turma da Mônica - Laços

(Brasil, Aventura, Livre, 2018) Com: Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo. Direção: Daniel Rezende.

Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Vai Que Cola 2 - O Começo

Vai Que Cola 2 - O Começo

(Comédia, Brasil, 2019) com: Samantha Schmütz, Marcus Majella, Emiliano D'Ávila

Muito antes de socializarem quase todos os dias na pensão da Dona Jô, Jéssica, Ferdinando, Máicol sequer se conheciam. Mas Terezinha decide organizar uma grande feijoada no Morro do Cerol, todos eles se encontram pela primeira vez, da maneira mais inusitada possível.

Ventos Da Liberdade

Ventos Da Liberdade

(Ballon, Suspense, Alemanha, 126 min, 2018) com: Friedrich Mücke, Karoline Schuch, David Kross. Direção: Michael Bully.

No verão de 1979, na Alemanha Oriental, uma família bola um ousado plano para finalmente conseguir deixar o local: montar um grande balão caseiro que irá flutuar até a fronteira ocidental e repousar naturalmente logo depois. No entanto, na primeira tentativa, o clima instável faz com que eles pratiquem um pouso forçado e as autoridades são avisadas, fazendo com que a família corra contra o tempo.

Zumbilândia - Atire Duas Vezes

Zumbilândia - Atire Duas Vezes

(Zombieland: Double Tap, Comédia/Terror/Ação, EUA, 2019) com : Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Breslin. Direção: Ruben Fleischer.

Anos depois de se unirem para atravessar o início da epidemia zumbi nos Estados Unidos, Columbus, Tallahassee, Wichita e Little Rock seguem buscando novos lugares para habitação e sobrevivência. Quando decidem ir até a Casa Branca, acabam encontrando outros sobreviventes e percebem que novos rumos podem ser explorados.

Mostras

20° Projeta Brasil

20° Projeta Brasil

Em comemoração aos 20 anos do Projeta Brasil, a Cinemark vai exibir uma programação recheada de novidades para os apaixonados por cinema. No dia 12 de novembro, terça-feira, teremos um dia inteiro dedicado ao cinema nacional, com ingressos a 4 reais. Emocione-se com os principais lançamentos do ano e clássicos do cinema nacional que fizeram história como Carlota Joaquina, Minha Mãe é Uma Peça 1, Se Eu Fosse Você 1, Nosso Lar e Divã. Confira a programação.

27° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

27° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Com o tema "Persistir", o Festival Mix Brasil , maior evento cultural dedicado à diversidade da América Latina e um dos maiores do mundo, chega à sua 27° edição. O evento que acontece de 13 a 20 de novembro em São Paulo traz 110 filmes nacionais e internacionais de 26 países e é gratuito. Confira aqui a programação completa.

8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro, o CINUSP recebe a segunda edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030. O evento tem o intuito de incentivar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030, com sessões nas salas do CINUSP e também por alguns campus da USP. Confira a programação aqui.

Bruce Conner: Colagem e Deslocamentos

Bruce Conner: Colagem e Deslocamentos

Com uma obra iniciada nos anos 1950, Bruce Conner foi múltiplo ao longo de quase 60 anos de carreira como artista visual e cineasta experimental. Esta última faceta de Conner será explorada ao longo do mês de novembro no cinema do IMS Paulista. Dividido em quatro programas, os filmes fazem uso de diversos tipos de materiais (cinejornais, propaganda, filmes militares, etc) para discutir desde eventos políticos marcantes da história dos EUA, como o assassinato de John F. Kennedy (REPORT, TELEVISION ASSASSINATION) e experimentos nucleares no Atol de Bikini (CROSSROADS) a apresentações e estudos do corpo feminino (BREAKAWAY), sempre de forma a desconstruir os dados do real a partir da montagem. Confira a programação aqui.

Carta branca a Adhemar Oliveira

Carta branca a Adhemar Oliveira

Ao longo de mais de 40 anos, Adhemar Oliveira formou gerações de cinéfilos Brasil afora com o seu trabalho de programador e também como distribuidor e exibidor. Para celebrar este trabalho, o cinema do IMS apresenta sete filmes selecionados por ele, que o marcaram em cada momento de sua trajetória. Entre eles estão Os palhaços, de Federico Fellini, Encontro com homens notáveis, raro filme de Peter Brook, e O boulevard do crime, clássico francês de Marcel Carné. Confira mais informações.

Cine Meninada!

Cine Meninada!

Filmes infanto-juvenis para curtir e viver o cinema desde cedo. Confira a programação aqui.

  • Locais de exibição:
  • SESC Bom Retiro
Cine na Praça

Cine na Praça

Em novembro, o Cine na Praça inicia um novo ciclo. Com curadoria compartilhada com os professores da Faculdade Santa Marcelina - Oficial, o ciclo irá apresentar obras audiovisuais cujos figurinos são MARAVI-LINDOS. Confira a programação.

CineClube Oswaldinho

CineClube Oswaldinho

A Oficina Cultural Oswaldo Cruz exibe clássicos do cinema que valem a pena ver de novo. Confira a programação completa aqui.

CineClubinho do CineSESC

CineClubinho do CineSESC

Todo domingo de manhã tem CineClubinho no CineSesc. A exibição começa às 11h, mas a diversão e a distribuição de ingressos começam 1h antes. Venha se divertir e aprender no cinema. Confira a programação .

Cinema Negro

Cinema Negro

Durante todas as quintas do mês de novembro, às 19h30, gratuitamente, o Centro Cultural da Penha exibirá filmes e documentários com mulheres protagonistas negras marcantes do cinema nacional.

  • Locais de exibição:
  • Centro Cultural da Penha
Consciência Negra na  Biblioteca Mário de Andrade

Consciência Negra na Biblioteca Mário de Andrade

No Mês da Consciência Negra, a Biblioteca Mário de Andrade exibe filmes de sucesso com atores, diretores ou produtores negros. As sessões, gratuitas, acontecem nos dias 6, 20 e 27, às 16h e às 19h. Confira todas as informações aqui.

  • Locais de exibição:
  • Biblioteca Mário de Andrade
Festival Cinegastroarte

Festival Cinegastroarte

A tradicional experiência dentro das salas de cinema é o carro chefe do Festival Cinegastroarte Comgás. Durante a exibição de filmes de temas gastronômicos, você é surpreendido por um almoço ou jantar preparado por chefs renomados, com cardápios especialmente inspirados nos pratos apresentados nos filmes. O almoço/jantar inclui entrada, prato principal e sobremesa, já inclusos no valor do ingresso.. Confira a programação.

Filmes de Harun Farocki

Filmes de Harun Farocki

Nas obras desta exposição, o olhar severo e ao mesmo tempo poético de Farocki reflete sobre como as formas de produção moldam os modos de vida. O tema do trabalho é escrutinado a partir de diferentes pontos de vista, a partir de sua representação em mais de um século de cinema ou numa pintura. Confira a programação oficial no site.

Filminho

Filminho

Exibição de filmes infantis para divertir pais e filhos. Confira a programação completa no site.

  • Locais de exibição:
  • SESC Belenzinho
Mostra de Cinema: Monstros Clássicos

Mostra de Cinema: Monstros Clássicos

Uma mostra com filmes das primeiras décadas da história do cinema. A primeira versão cinematográfica de monstros que atualmente são famosos. Eles nasceram sem nenhum efeito digital e se tornaram o original para tantos outros monstros que estão hoje no cinema, na televisão e na internet. Após cada apresentação, haverá uma conversa com o Prof. Me. Ivon Mendes de Barros; autor do livro “Humano Monstro” publicado em 2019 e mestre em comunicação no cinema e audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, na área da análise fílmica, com o tema: Representações da Monstruosidade na Caracterização das Personagens do filme “Freaks”(1932). Confira a programação completa no site.

Mostra de Filmes - Alfred Hitchcock, O Mestre do Suspense

Mostra de Filmes - Alfred Hitchcock, O Mestre do Suspense

De “O Inquilino” (1927) a “Frenesi” (1972), o ciclo Alfred Hitchcock, o mestre do suspense traz, em ordem cronológica, 18 longas-metragens de todas as fases da carreira de um dos maiores diretores de todos os tempos, além de um curso de introdução ao seu cinema e bate-papos sobre oito de seus principais filmes. Confira a programação completa aqui.

Mostra Marilyn Monroe

Mostra Marilyn Monroe

Ciclo dedicado à memória e à obra de Marilyn Monroe. Confira a programação completa no site.

  • Locais de exibição:
  • SESC Pinheiros
Poder Preto

Poder Preto

Novembro, mês de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, traz a consciência negra como pauta central de diversos eventos relacionados à cultura e orgulho do povo preto. De 4 a 24 de novembro, o CINUSP exibe a mostra Poder Preto, composta de filmes que mostram a conquista de um maior espaço de representação nas telas e nas diversas narrativas e gêneros. Confira a programação completa.

Projeto Tropicália - Marginália III

Projeto Tropicália - Marginália III

Do dia 14 de novembro a 1º de dezembro de 2019, o Teatro Oficina será ocupado com o Projeto Tropicália – Marginália III, por uma seleção de dez filmes que serão exibidos.
Programação
14/11, quinta-feira, 19h Cabeças Cortadas Gênero: Drama | 1979 | Brasil, Espanha | 1h 35min Direção: Glauber Rocha Elenco: Francisco Rabal, Pierre Clémenti, Rosa Maria Penna
Sinopse: Sua família esteve no comando do país por gerações, mas as tentativas de derrubada do poder são constantes. Os delírios que Diaz II normalmente têm começam a crescer quando ele percebe que já não consegue exercer nenhum poder, o que fará com que haja de forma insana.
15/11, sexta-feira, 19h Os Herdeiros Gênero: Drama | 1970 | Brasil | 1h 50min Direção: Carlos Diegues Elenco: Sérgio Cardoso, Odete Lara, Paulo Porto
Sinopse: Para ganhar um neto, o decadente Barão do Café Joaquim resolve casar a filha com Jorge, um repórter da capital. Anos depois, Jorge trai o sogro, foge com a mulher e deixa o filho na fazenda.
16/11, sábado, 19h Rogério Duarte, O Tropikaoslista Gênero: Documentário, Biografia | 2018 | Brasil | 1h 29min Direção: José Walter Lima Elenco: Rogério Duarte, Gilberto Gil e Caetano Veloso
Sinopse: Conheça a vida e a obra de Rogério Duarte e do indivíduo que existe por trás da personagem. Acompanhe a trajetória de uma das figuras seminais das artes e do pensamento brasileiro dos últimos 50 anos. Músico, compositor, artista gráfico, um dos criadores do Tropicalismo, Rogério sempre esteve por trás de tudo que havia de mais moderno e contemporâneo na cultura brasileira nos vitais anos das décadas de 1960 e 1970.
21/11, quinta-feira, 20h O Rito Do Amor Selvagem Gênero: Documentário | 2019 | Brasil | 42 minutos Direção: Lucila Meirelles Elenco: Participam do documentário pessoas que trabalharam no espetáculo Rito do amor selvagem, e amigos de do Zé Agrippino e Maria Esther Stockler que viram o espetáculo como Stênio Garcia (ator), Jorge Bodanzky (cineasta), José Roberto Aguilar (artista plástico), Norton e Bogô (músicos do Rito), Hermano Pena (cineasta), Claudia Alencar (atriz), Sergio Mamberti (ator), Antonio Peticov (artista plástico), Celso Favaretto (professor de Filosofia da USP) Sergio Pinto de Almeida (jornalista), Gerald Thomas (diretor, autor), Jotabê Medeiros (jornalista), Glauco Arbix (professor de Sociologia da USP) e Miriam Chnaiderman (psicóloga).
Sinopse: Com um acervo inédito e falas originais do romancista, cineasta e dramaturgo José Agrippino de Paula, o documentário traz lembranças, impressões e recordações que ficaram na cabeça das pessoas sobre o espetáculo Rito do Amor Selvagem, um dos primeiros eventos performáticos e multimídia do Brasil. Ele foi montado em 1969, por Agrippino, com sua mulher, a coreógrafa Maria Esther Stockler, com a participação de Stênio Garcia e do grupo Sonda, no Theatro São Pedro.
22/11, sexta-feira, 19h Tropicália Gênero: Documentário | 2012 | Brasil | 1h 27min Direção: Marcelo Machado Elenco: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee
Sinopse: O documentário mostra um olhar contemporâneo deste importante movimento cultural que explodiu no Brasil na década de 1960. Mistura um valioso material de arquivo recuperado especialmente para a produção, com os ícones do movimento.
23/11, sábado, 19h Hélio Oiticica Gênero: Documentário | 2014 | Brasil | 1h 34min Direção: Cesar Oiticica Filho Elenco: Hélio Oiticica
Sinopse: Este documentário conta a história do artista plástico Hélio Oiticica através de fitas que o próprio gravou durante os anos de 1960 e 1970. As Heliotapes foram encontradas por seu sobrinho Cesar Oiticica Filho quando preparava uma exposição sobre a vida e obra do tio. O filme aborda diversos aspectos da biografia de Oiticica, como suas aspirações anarquistas, sua temporada em Nova York e seu contato com as drogas.
28/11, quinta-feira, 19h Futuro do Pretérito, Tropicalismo Now Gênero: Documentário | 2012 | Brasil | 1h 16min Direção: Ninho Moraes, Francisco Cesar Filho Elenco: Alice Braga, Gero Camilo, Helena Albergaria
Sinopse: Este documentário traz um olhar direcionado para um dos movimentos culturais mais efervescentes da história do Brasil, a Tropicália. O filme reúne entrevistas e intervenções artísticas de eventos ocorridos no final da década de 60 até o presente.
29/11, sexta-feira, 19h Torquato Neto, Todas as horas do Fim Gênero: Documentário | 2018 | Brasil | 1h 28min Direção: Eduardo Ades, Marcus Fernando Elenco: Torquato Neto, Caetano Veloso, Gilberto Gil
Sinopse: O documentário explora a vida e as múltiplas frentes do poeta, que atuou ainda no cinema, na música e no jornalismo. O piauiense também se engajou ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 1960 e 1970, sendo um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé.
30/11, sábado, 19h O Homem do Pau Brasil Gênero: Comédia, Aventura, Biografia | 1982 | Brasil | 1h52min Direção: Joaquim Pedro de Andrade Elenco: Itala Nandi, Flavio Galvão, Regina Duarte
Sinopse: A trajetória do escritor Oswald de Andrade, ícone do modernismo brasileiro. Lançando-se à busca de mulheres e ideias, está sempre dividido entre diversas figuras femininas.
01/12, domingo, 19h O Rei Da Vela Gênero: Comédia dramática | 1982 | Brasil | 2h40min Direção: José Celso Martinez Correa, Noilton Nunes Elenco: Renato Borghi, José Wilker, Esther Góes
Sinopse: Filmagem da montagem histórica da peça de Oswald de Andrade, onde milionários decadentes, filhos depravados, capitalistas corruptos e implacáveis são os personagens interpretados pelo Grupo Oficina, em uma célebre apresentação teatral realizada no ano de 1967, gravada fundamentalmente em 71 e lançada mais de dez anos depois.
Serviço:
Local: Teatro Oficina
Ingressos: Entrada Gratuita

Sessão das 3

Sessão das 3

A cada mês um tema diferente, com 4 ou 5 filmes selecionados, exibidos em alta resolução, oferecendo ao público um panorama de clássicos do cinema. Acesse a programação da Sessão das 3 para mais informações.

Stephen King: O Medo é Seu Melhor Companheiro

Stephen King: O Medo é Seu Melhor Companheiro

A mostra reúne mais de 40 filmes que desvendam o fascínio exercido pelo escritor norte-americano Stephen King. Nascido em 1947, no estado do Maine (EUA), cenário de todas as suas histórias, King tem diversas histórias adaptadas para o cinema e para a televisão. Essa retrospectiva inédita inclui títulos como “Carrie, a estranha”; “It – Uma obra prima do medo”; “Christine, o carro assassino”; “Louca obsessão”, “Conta comigo” entre outros. Confira a programação oficial aqui.

Terças de Cinema

Terças de Cinema

Nos próximos dois meses (outubro e novembro), a programação do Terças de Cinema é dedicada à obra de Eduardo Coutinho, homenageado na 47ª edição da série Ocupação Itaú Cultural. Com curadoria do Núcleo de Audiovisual e Literatura e cocuradoria do jornalista e pesquisador Carlos Alberto Mattos, marcando a estreia desta grade, no dia primeiro de outubro são projetados, a partir das 17h, Lé Téléphone e O Homem que Comprou o Mundo. Na sequência, às 19h, é exibido Cabra Marcado para Morrer, cujo filme foi restaurado em DCP. Uma mostra online, disponível no site www.itaucultural.org.br, acompanha a programação presencial. Confira toda a programação aqui.

Sessões especiais

Cine Hebraica: Cadarços

Vencedor de melhor filme ficção do 23° Festival de Cinema Judaico Hebraica São Paulo, o Cine Hebraica apresenta o filme Cadarços. Confira a programação para mais informações.
Sinopse:
Com a morte prematura da ex-mulher, Reuven terá que cuidar de Gadi, seu filho já adulto portador de necessidades especiais. A situação é repleta de dificuldades para ambos, pois Reuven luta com as obrigações de cuidar de uma pessoa com deficiência, enquanto Gadi sofre a perda da mãe que sempre o protegeu. Uma representação rara e honesta de personagens com necessidades especiais, contada com humor e sensibilidade, o filme é um projeto pessoal do diretor Jacob Goldwasser, ele próprio pai de uma criança com necessidades especiais.

Cine Hebraica: Downton Abbey

O Cine Hebraica apresenta, 16 e 17 de novembro, sábado, às 20h30; e domingo, às 16h e às 19h, no Teatro Arthur Rubinstein. A sessão é gratuita.
Sinopse:
Adaptação da série de televisão Downton Abbey que seguiu as vidas da família Crawley proprietária de um vasto território na Inglaterra rural e dos funcionários que trabalhavam para eles na virada do século 20, em uma casa de campo eduardiana inglesa.

Cine Kids - Aristogatas

Dando continuidade à Temporada Animais na Telona, o Cine Kids do MIS - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, programa mensal que traz sessões gratuitas de animações consagradas, traz em novembro o clássico Aristogatas. Confira a programação completa no site.

Cine-Literatura na Cora: Homens de Preto

A Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina exibe o filme, Homens de Preto, na quinta-ferira (14). Confira a programação aqui.

CineCiência - Branco Sai, Preto Fica

A edição de novembro do #CineCiência do MIS - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - traz exibição gratuita do filme Branco Sai, Preto Fica. Confira a programação completa no site.

Clube do Professor

A Camareira

Eve é uma jovem mãe solteira que trabalha longas horas como camareira em um hotel de luxo na Cidade do México. Sonhando com uma vida melhor, ela se inscreve no programa de educação para adultos do hotel. Porém, ela logo percebe que nem sempre quem faz
o trabalho pesado é recompensado.

Dia 17/11 às 11h30 - Sessão somente para professores cadastrados.

CineArte

Retablo

Segundo Paucar (Junior Bejar) é um menino de 14 anos que quer se tornar o melhor montador de caixas de brinquedo, como seu pai Noé (Amiel Cayo), para manter o legado da família. À caminho de uma celebração da comunidades nos Andes, Segundo acidentalmente observa seu pai em
uma situação que abala seu mundo inteiro. Preso em um ambiente exageradamente patriota, Segundo tenta lidar em silêncio lidar com tudo que está acontecendo com ele.

Dia 16/11 às 11h00 - Sessão somente para professores cadastrados

Frei Caneca

O Relatório

Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a CIA passou a adotar o uso da tortura como meio de obter informações de pessoas consideradas ameaças ao país, sob a justificativa de evitar a todo custo que um ataque do tipo acontecesse mais uma vez. Trabalhando para a senadora Dianne Feinstein (Annette Bening), o agente Daniel J. Jones (Adam Driver) inicia, em 2007, uma investigação interna acerca de denúncias sobre a destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA, divulgadas através de reportagem publicada pelo jornal New York Times. Com muita dificuldade em conseguir os documentos necessários, Daniel dedica-se ao relatório por quase uma década, sem saber se um dia as descobertas por ele feitas serão expostas ao público.

Dia 16/11 às 11h00 - Sessão somente para professores cadastrados.

Frei Caneca

Panorama território: um olhar sobre as juventudes e periferias de Guarulhos

Série de exibições de filmes que retratam a realidade da cidade de Guarulhos sob a ótica dos jovens das periferias da cidade. A Mostra trará olhares e narrativas para além do óbvio. Experimentação de linguagens e técnicas. Diversidade de temas, ambientações e formatos. Após as exibições os jovens produtores e articuladores e coletivos locais participarão de um bate papo onde falarão sobre suas experiências. Confira os filmes aqui.

Um Americano em Roma

Roma, início dos anos 1950. Nando Moriconi é um jovem italiano completamente louco por tudo que vem dos Estados Unidos: ele acha que sabe falar inglês, tenta se vestir como americano e dançar como Gene Kelly. Certa vez, finalmente ele decide conhecer o país por que é obcecado. Confira a programação aqui.