Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Estreias

Antes do Fim

Antes do Fim

(Brasil, 2017, 82 min.) com Helena Ignez, Jean-Claude Bernardet e Ana Carolina Marinho. Direção: Cristiano Burlan.

Jean sente-se preso na lógica de longevidade que a indústria farmacêutica o impõe e decide planejar um suicídio consciente. Ele convida Helena para que o suicídio seja a dois. Ela, por sua vez, hesita, sabe que viverá bem inclusive se precisar viver só, mas o ajuda em suas intenções.

Ballet Bolshoi: O Corsário

Ballet Bolshoi: O Corsário

(Rússia, Conteúdo Alternativo, 2017, Livre) com Bailarinos do Bolshoi. Direção: Alexei Ratmansky.

No balé, um grupo de piratas, Conrado, Birbanto e o escravo Ali, são surpreendidos no mar por uma forte tempestade e vão parar em uma ilha. Lá, conhecem as odaliscas Gulnara e Medora, que os mantém escondidos do mercador de escravos da região, Lankedem, em uma caverna. Medora e Conrad se apaixonam à primeira vista, mas as jovens acabam capturadas por mercenários turcos que trabalhavam para Lankedem, o que incita a fúria de Conrad, que jura resgatá-las.

Eu, Tonya

Eu, Tonya

(I, Tonya, Drama, EUA, 2017,121 min., 12 anos) com Margot Robbie, Allison Janney e Sebastian Stan. Direção: Craig Gillespie.

Desde muito pequena exibindo talento para patinação artística no gelo, Tonya Harding cresce se destacando no esporte e aguentando maus-tratos e humilhações por parte da agressiva mãe. Entre altos e baixos na carreira e idas e vindas num relacionamento abusivo com Jeff Gillooly, a atleta acaba envolvida num plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.

Lady Bird: A Hora de Voar

Lady Bird: A Hora de Voar

(Lady Bird, Drama, EUA, 2017) com Saoirse Ronan, Laurie Metcalf e Tracy Letts. Direção: Greta Gerwig.

Christine McPherson está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi

Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi

(Mudbound, Drama, EUA, 2017, 134 min.) com Garrett Hedlund, Jason Mitchell e Carey Mulligan. Direção: Dee Rees.

Depois da Segunda Guerra Mundial, duas famílias entrelaçam suas histórias vivendo no delta do Rio Mississippi. Juntas elas enfrentam a hierarquia social bárbara numa paisagem implacável. Ao mesmo, tempo elas lutam uma batalha em casa e outra no exterior.

Três Anúncios Para Um Crime

Três Anúncios Para um Crime

(Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, Drama/Comédia, Reino Unido/EUA, 2017) com Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell. Direção: Martin McDonagh.

Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby, responsável pela investigação.

Em cartaz

A Filosofia na Alcova

A Filosofia na Alcova

(Drama/Erótico, Brasil, 2017, 76 min., 18 anos) com Henrique Mello, Stephane Sousa e Bel Friósi. Direção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez.

Dolmancé e Juliette, dois dos personagens libertinos mais ousados da história da literatura universal são os protagonistas da história, escrita originalmente pelo Marquês de Sade, em que é apresentada a educação de uma jovem virgem, com aulas práticas e teóricas de libertinagem. Após o período de aprendizado, a mãe de Eugénie chega à alcova de Juliette para tentar resgatá-la das mãos dos libertinos. Nesse momento, ela é controlada por Dolmancé e Juliette como uma vítima perfeita e a última aula é finalmente dada.

A Forma da Água

A Forma da Água

(The Shape of Water, Aventua/Drama, EUA, 2017, 123 min.) com Sally Hawkins, Michael Shannon e Richard Jenkins. Direção: Guillermo del Toro.

Década de 60. Em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos e grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, Elisa, zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga, ela recorre a um vizinho e a colega de trabalho, Zelda.

Acossado

Acossado

(À bout de souffle, Drama/Policial, França, 1960, 90 min., 14 anos) com Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg e Daniel Boulanger. Direção: Jean-Luc Godard.

Michel Poiccard é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini, uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

As Aventuras De Paddington 2

As Aventuras de Paddington 2

(Paddington 2, Animação/Aventura, Reino Unido/França, 2017, Livre) com Hugh Bonneville, Sally Hawkins e Hugh Grant. Direção: Paul King.

Após ser adotado pela família Brown, Paddington ganhou muita popularidade na comunidade de Windsor Gardens. No aniversario de 100 anos de sua tia Lucy, esse simpático ursinho sai em busca do presente perfeito e acaba encontrando um livro único na loja de antiguidades do senhor Gruber. Paddington se submete a uma série de trabalhos bizarros para poder comprá-lo, e quando o livro é roubado, ele e sua família farão de tudo para encontrar o ladrão.

Assassinato No Expresso do Oriente

Assassinato No Expresso do Oriente

(Murder on the Orient Express, Suspense, EUA) com Johnny Depp, Daisy Ridley, Michelle Pfeiffer e Penélope Cruz. Direção: Kenneth Branagh.

O que começa como um luxuoso passeio de trem pela Europa rapidamente se desdobra em um dos mistérios mais elegantes, tensos e emocionantes já contados. O filme conta a história de treze estranhos presos em um trem, onde todos são suspeitos. Um homem deve correr contra o tempo para resolver o quebra-cabeça antes que o assassino ataque novamente.

Com Amor, Van Gogh

Com Amor, Van Gogh

(Loving Vincent, Animação/Drama, Reino Unido/Polônia, 2017) com Saoirse Ronan, Jerome Flynn, Aidan Turner, Helen McCrory, Eleanor Tomlinson e Chris O´Dowd. Direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman.

1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Cora Coralina - Todas as Vidas

Cora Coralina - Todas as Vidas

(Biografia/Documentário, Brasil, 2017, 75 Minutos, Livre) com Camila Márdia, Walderez de Barros e Teresa Seiblitz. Direção: Renato Barbieri.

Cruzando a fronteira entre a realidade e a ficção, esta é a história da escritora e poeta brasileira Cora Coralina, uma mulher que trabalhou como doceira durante quase toda sua vida, apenas publicando seu primeiro livro aos 75 anos de idade. No entanto, nem mesmo todos os anos de espera a impediram de se tornar uma das autoras brasileiras mais importantes de sua geração.

Corpo e Alma

Corpo e Alma

(Teströl és Lélekröl, Drama, Hungria, 2017, 116 min.) com Géza Morcsányi, Alexandra Borbély e Zoltán Schneider. Direção: Ildikó Enyedi.

Duas pessoas introvertidas descobrem que dividem o mesmo sonho todas as noites. Intrigados, incrédulos e assustados, eles tentam recriar o que acontece durante a noite enquanto estão acordados.

Dunkirk

Dunkirk

(EUA, Guerra, 14 anos, 107 min.) com Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance, Kenneth Branagh e Harry Styles. Direção: Christopher Nolan.

O filme é baseado na história real da Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, operação militar que aconteceu no início da Segunda Guerra Mundial.

Extraordinário

Extraordinário

(Wonder, Drama, EUA) com Jacob Tremblay, Owen Wilson e Julia Roberts. Direção: Stephen Chbosky.

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformação facial. Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. No quinto ano, ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Fala Sério, Mãe!

Fala Sério, Mãe!

(Comédia, Brasil, 2017) com Larissa Manoela, Ingrid Guimarães, Marcelo Laham e Cristina Pereira. Direção: Pedro Vasconcelos.

Quando teve sua primeira filha, Maria de Lourdes, Ângela Cristina não sabia as aventuras e desventuras que estavam por vir. Mãe de primeira viagem, ela vive uma montanha-russa de emoções, medos e frustrações, tendo um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, a filha Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe.

Jumanji – Bem-vindo à selva

Jumanji – Bem-vindo à selva

(Jumanji - Welcome to the jungle, Aventura, EUA, 2018) com Dwayne Johnson, Jack Black e Kevin Hart. Direção: Jake Kasdan.

Quatro adolescentes estão jogando um videogame cuja ação se passa numa floresta. Eles escolhem avatars para a aventura, mas um evento inesperado faz com que os jogadores sejam transportados para dentro do universo fictício, transformando-se nos avatars escolhidos. Sequência de Jumanji, longa de 1995.

Maze Runner: A Cura Mortal

Maze Runner: A Cura Mortal

(The Maze Runner: The Death Cure, Ação/Ficção Científica, EUA, 2018) com Kaya Scodelario, Dylan O´Brien e Walton Goggins. Direção: Wes Balls.

No terceiro filme da saga, Thomas embarca em uma missão para encontrar a cura para uma doença mortal e descobre que os planos da C.R.U.E.L podem trazer consequências catastróficas para a humanidade. Agora, ele tem que decidir se vai se entregar para a C.R.U.E.L e confiar na promessa da organização de que esse será seu último experimento.

Me Chame Pelo Seu Nome

Me Chame Pelo Seu Nome

(Call Me By Your Name, Romance/Drama, Itália/França, 2017, 132 min., 14 anos) com Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg e Amira Casar. Direção: Luca Guadagnino.

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio, está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

Meu Amigo Vampiro

Meu Amigo Vampiro

(The Little Vampire 3D, Alemanha/Reino Unido, Animação, 2017, 80 min., Livre) com Jim Carter, Rasmus Hardiker e Alice Krige. Direção: Richard Claus e Karsten Kiilerich.

Entendiado em seu 13º animersário pelo 300º ano, o vampiro Rudolph decidiu iniciar uma ousada aventura: vai para o mundo real dos humanos buscar por novidades. Lá, onde apenas pessoas vivas têm espaço, ele vai começar uma amizade improvável com Tony, um adolescente de 12 anos apaixonado por lendas vampirescas. Mas o que ele não imagina é que Roque, um caçador, pretender capturá-lo a qualquer custo.

O Destino de Uma Nação

O Destino de Uma Nação

(Darkest Hour, Drama, Reino Unido, 2017, 125 min.) com Gary Oldman, Stephen Dillane e Lily James. Direção: Joe Wright.

Winston Churchill está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanhã Nazista que pode significar o fim de anos de conflito.

O Insulto

O Insulto

(L’insulte, Drama, Líbano, 2017, 82 min.) com Adel Karam, Christine Choueiri e Kamel El Bacha. Direção: Ziad Doueiri.

Em Beirute, um insulto explosivo leva Toni, um cristão libanês, e Yasser, um refugiado palestino, para o tribunal. De feridas secretas a revelações traumáticas, o circo midiático envolve e divide o Líbano em uma crise social, forçando Toni e Yasser a reconsiderarem suas vidas e preconceitos.

O Que Te Faz Mais Forte

O Que Te Faz Mais Forte

(Stronger, Drama/Biografia, EUA) com Jake Gyllenhaal, Tatiana Maslany e Miranda Richardson. Direção: David Gordon Green.

Baseado na história real que deu origem ao livro de mesmo título, as memórias de Jeff Bauman sobre o dia mais impactante de sua vida, quando estava participando da maratona de Boston e foi atingido por uma bomba, arquitetada por dois irmãos chechenos que planejaram o atentado sobre o evento.

O Sacrifício do Cervo Sagrado

O Sacrifício do Cervo Sagrado

(The Killing of a Sacred Deer, Drama, Reino Unido/Irlanda, 121 min., 16 anos) com Nicole Kidman, Colin Farrell e Barry Keoghan. Direção: Yorgos Lanthimos.

Steven é um cardiologista conceituado que é casado com Anna, com quem tem dois filhos: Kim e Bob. Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin, um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.

O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando

(Ferdinand, Animação, EUA, 2017, Livre) com John Cena, Kate McKinnon e Gina Rodriguez. Direção: Carlos Saldanha.

O filme conta a história de um touro gigante com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. Situado na Espanha, Ferdinando prova que você não pode julgar ninguém por sua aparência.

Peixonauta - O Filme

Peixonauta - O Filme

(Animação, Brasil, 2016, Livre) com Fábio Lucindo, Fernanda Bullara e Celso Alves. Direção: Kiko Mistrorigo e Célia Catunda.

Uma aventura de Peixonauta e seus amigos, pela primeira vez na cidade grande e longe da segurança do Parque das Árvores Felizes. Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim e dos primos Pedro e Juca, mas ao chegarem à cidade grande encontram tudo vazio. Após investigarem melhor, percebem que as pessoas não sumiram, mas sim encolheram, e por isso a cidade parece deserta. Agora, terão que descobrir a causa do encolhimento de todos e salvar a cidade.

Saudade

Saudade

(Documentário, Brasil, 2018, 77 min., 12 anos) com Ruy Guerra, Arrigo Barnabé e Milton Hatoum. Direção: Paulo Caldas.

Um olhar íntimo e um retrato aprofundado sobre a saudade sentida pelos brasileiros e pelos indivíduos lusófonos que vivem longe de sua terra natal, habitando comunidades lusófonas em diversos países do mundo. Através de viagens a países que falam a língua portuguesa, os aspectos plásticos e sensoriais da linguagem são traçados.

  • Locais de exibição:
  • Espaço Itaú de Cinema - Anexo
Sem Amor

Sem Amor

(Loveless, Drama, Rússia/Bélgica, 2017, 126 min., 12 anos) com Maryana Spivak, Alexey Rozin e Varvara Shmykova. Direção: Andrey Zvyagintsev.

Boris e Zhenya estão se divorciando. Depois de anos juntos, os dois se preparam para suas novas vidas: ele com sua nova namorada, que está grávida, e ela com seu parceiro rico. Com tantas preocupações eles acabam não dando atenção ao filho Alyosha, que acaba desaparecendo misteriosamente.

The Post - A Guerra Secreta

The Post - A Guerra Secreta

(The Post, Drama/Suspense, EUA, 2017) com Meryl Streep, Tom Hanks e Stark Sands. Direção: Steven Spielberg.

Ben Bradlee e Kat Graham, editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos.

The Square - A Arte da Discórdia

The Square - A Arte da Discórdia

(The Square, Comédia/Drama, Dinamarca/França, 2017, 142 min., 14 anos) com Claes Bang, Elisabeth Moss e Dominic West. Direção: Ruben Östlund.

O filme conta a história de Christian, respeitado diretor de um museu de arte contemporânea de Estocolmo, que se envolve em situações inesperadas após o roubo de seu celular. Enquanto isso, se prepara para receber uma nova exposição: The Square, cuja proposta é convidar os visitantes a refletir sobre seu papel como seres humanos responsáveis e altruístas. Porém, a inesperada campanha de divulgação da instalação acaba provocando resultados desastrosos.

Todo O Dinheiro Do Mundo

Todo o Dinheiro do Mundo

(All The Money In The World, Drama, EUA, 2017) com Michelle Williams, Christopher Plummer e Mark Wahlberg. Direção: Ridley Scott.

Itália, 1973. John Paul Getty III é o neto do magnata do petróleo J. Paul Getty. O sequestro do rapaz coloca a sua mãe, Gail Harris, em uma corrida desesperada para tentar convencer o bilionário ex-sogro a pagar o resgate, de US$ 3 milhões.

Uma Mulher Fantástica

Uma Mulher Fantástica

(Una Mujer Fantástica, Drama, Chile, 104 min., 2017, 14 anos) com Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco, Aline Küppenheim, Nestor Cantillana, Amparo Noguera, Alejandro Goic e Antonia Zegers. Direção: Sebastián Lelio.

Marina é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

Visages, Villages

Visages, Villages

(Visages Villages, Documentário, França, 2016) com Jean-Luc Godard, JR, Laurent Levesque e Agnès Varda. Direção: Agnès Varda e JR.

O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, bem longe dos centros urbados, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.

Viva – A Vida é uma Festa

Viva – A Vida é uma Festa

(Coco, Animação, EUA, 2018) com Anthony Gonzalez, Benjamin Bratt e Gael García Bernal. Direção: Lee Unkrich.

Miguel é um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas deve lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, o jovem acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

Sessões especiais

Clube do Professor

Filme 1: Me Chame Pelo Seu Nome
Sábado, dia 17/02, às 11h, na sala 1.
Filme 2: Sem Amor
Sábado, dia 17/02, às 11h, na sala 3.
Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Telefone: 3472-2359

Festival Ópera na Tela

O festival é uma mostra inédita, totalmente dedicada ao gênero da ópera, com exibição do melhor da temporada europeia recente, realizada em verdadeiros templos da ópera, tornando acessível a atualidade lírica mundial ao público brasileiro. O Espaço Itaú Frei Caneca, exibe "Um Baile de Máscaras" no dia 17/02 , às 11h.