Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Cinema em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Pré-estreias

Meu Nome é Sara

Meu Nome é Sara

(Drama, 111 min., 16 anos) com Matthew Macconaughey, Charlie Hunam e Henry Golding. Direção: Steven Oritt

A judia polonesa Sara Guralnick consegue escapar dos nazistas, mas sua família foi inteiramente assassinada. Desesperada, ela foge para o interior da Ucrânia, onde mente sobre sua identidade e acaba acolhida pelo casal Pavlo e Nadya numa colônia de agricultores. Mas o ano era 1942, os alemães invadem a Ucrânia e, com a chegada deles, o terror se instala na região. Para complicar ainda mais o dilema de Sara, que esconde suas verdadeiras origens e coloca a vida de outros também em risco, ela descobre um importante segredo sobre o casal anfitrião.

Tel Aviv Em Chamas

Tel Aviv em Chamas

(Tel Aviv on Fire, Israel, 2018, cor, 100 min., comédia, idioma: árabe e hebraico (legendado), 14 anos) Direção: Sameh Zoabi. Elenco: Kais Nashif, Lubna Azabal, Yaniv Biton e Maisa Abd Elhadi.

O palestino Salam trabalha como assistente de produção de uma popular novela árabe, "Tel Aviv em Chamas". Todos os dias, após o trabalho, ele tem que passar pelo posto de controle na fronteira entre Israel e Palestina. Nesse trajeto, ele conhece o General israelense Assi, cuja esposa é muito fã da novela. Para impressioná-la, Assi acaba chantageando Salam para alterar o roteiro do programa, o que acaba garantindo ao jovem palestino uma inesperada promoção como roteirista. A carreira de Salam como escritor acaba decolando, mas seu maior desafio será elaborar o final da trama.

Estreias

As Invisíveis

As Invisíveis

(Les Invisibles, Comédia, 102 min., 2018) com: Audrey Lamy, Corinne Masiero, Noémie Lvovsky. Direção: Louis-Julien Petit.

Após uma decisão da prefeitura, o abrigo feminino Envol é obrigado a fechar as portas. Com apenas três meses em funcionamento, as assistentes sociais fazem de tudo para conseguir reintegrar estas mulheres na sociedade, incluindo crimes como falsificação, roubos e mentiras.

De Quem é O Sutiã?

De Quem é o Sutiã?

(The Bra, Comédia dramática, Alemanha, 90 min., 12 anos, 2018) com: Predrag 'Miki' Manojlovic, Denis Lavant, Paz Vega. Direção: Veit Helmer.

A última viagem de Nurlan não sai como o esperado. Antes de se aposentar, o solitário maquinista faz mais uma vez o percurso até Baku (Azerbaijão). Mas ele embarca em uma aventura inusitada quando encontra um sutiã azul e parte em busca da dona pelas ruas da cidade.

Dolittle

Dolittle

(Comédia, Estados Unidos, 2020) com: Robert Downey Jr, Jessie Buckley e Antonio Banderas. Direção: Stephen Gaghan.

Depois de perder a esposa, sete anos antes, o excêntrico Dr. John Dolittle, famoso médico e veterinário na Inglaterra da Rainha Victoria, se isola atrás em sua mansão, com a companhia apenas de sua coleção de animais exóticos. Mas quando a jovem rainha fica gravemente doente, Dolittle é forçado a partir em uma aventura épica para uma ilha mítica em busca de uma cura, recuperando suas habilidades e sua coragem enquanto cruza velhos oponentes e descobre criaturas maravilhosas.

Frankie

Frankie

(Drama, 100 min., 12 Anos) com Isabelle Huppert, Brendan Gleeson, Marisa Tomei e Jéremie Renier. Direção: Ira Sachs

Alimentado pelo atrito das banalidades da vida moderna e a apreensão da morte, o filme retrata Frankie como uma famosa atriz e matriarca de uma grande família franco-inglesa, que inclui o atual e o ex-marido, além dos filhos de dois casamentos. A seu pedido, sua família se junta a ela numa viagem para a ensolarada cidade histórica de Sintra, para passar um dia juntos. O passeio traz à luz segredos e a confusa dinâmica familiar com Frankie no centro.

Luta Por Justiça

Luta Por Justiça

(Just Mercy, Biografia/Drama, EUA, 136 min., 14 anos, 2020) com Michael B. Jordan, Jamie Foxx, Brie Larson. Direção: Destin Daniel Cretton.

Bryan Stevenson é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian, um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região.

Maria e João: O Conto das Bruxas

Maria e João: O Conto das Bruxas

(Gretel And Hansel, Terror/Fantasia, 87 min., 2020) com: Sophia Lillis, Alice Krige, Samuel Leakey. Direção: Osgood Perkins (II).

Há muito tempo, em um campo distante, Maria leva seu irmãozinho João a um bosque escuro, em uma busca desesperada por comida e trabalho. Quando eles encontram Holda, uma misteriosa mulher que reside na floresta, os dois irmãos descobrem que nem todo conto de fadas termina bem.

O Chamado Da Floresta

O Chamado da Floresta

(The Call Of The Wild, Aventura/Drama/Família, 2019) com Chris Sanders, Karen Gillan, Harrison Ford, Dan Stevens.

Adaptação do clássico literário norte-americano “O Chamado de Floresta” (The Call Of The Wild, Jack London, 1903); a 20th Century Fox traz para o cinema a história de Buck, um cão de grande coração cuja feliz vida doméstica é virada de cabeça para baixo quando, subitamente, é tirado de sua casa na Califórnia e levado para o exótico e selvagem rio Yukon, no Alasca, durante a corrida do ouro em 1890. Como novato na equipe de cães puxadores de trenós - se tornando mais tarde o líder da matilha - Buck vive a aventura de sua vida, encontrando seu verdadeiro lugar no mundo e se tornando seu próprio mestre.

O Jovem Ahmed

O Jovem Ahmed

(Le Jeune Ahmed, Drama, Franças, 84 min., 14 anos, 2019) com: Idir Ben Addi, Olivier Bonnaud, Myriem Akheddiou. Direção: Luc Dardenne, Jean-Pierre Dardenne.

Ahmed é um menino muçulmano de 13 anos de idade que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências.

Os Under Undergrounds, O Começo

Os Under Undergrounds, O Começo

(Animação, Brasil, 2018, Livre) Direção: Nelson Botter Jr.

Heitor Villa-Lobos acaba de ser expulso de sua banda por conta do tamanho das suas orelhas quando ele cai em um boeiro em manutenção e vai parar no mundo "Underground". Nessa nova terra completamente diferente da que estava acostumado ele conhece os "mutantes", criaturas humanóides muito peculiares, e encontra amigos leais e uma nova banda para tocar.

Em cartaz

1917

1917

(Guerra/Drama, Reino Unido/EUA, 2019) com: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong. Direção: Sam Mendes.

1917 conta a história de dois soldados britânicos em um dos momentos mais críticos da Primeira Guerra Mundial. Em uma dramática corrida contra o tempo, os soldados deverão cruzar o território inimigo e entregar uma mensagem que cessará o ataque brutal a milhares.

A Chance De Fahim

A Chance De Fahim

(Fahim, Biografia/Drama/Comédia, França, 107 min., 2019) com Assad Ahmed, Gérard Depardieu, Isabelle Nanty. Direção: Pierre-François Martin-Laval.

Forçado a fugir de sua terra natal, Bangladesh, o jovem Fahim e seu pai deixam o resto da família e partem para Paris. Após a sua chegada à França, eles começam uma verdadeira maratona de obstáculos para obter asilo político. Graças ao seu talento com xadrez, Fahim conhece Sylvain, um dos melhores treinadores da França. Quando o campeonato francês começa, a ameaça de deportação pressiona Fahim e seu pai. O jovem enxadrista tem apenas uma opção para continuar no país: ser campeão. Baseado em fatos reais.

A Melhor Juventude

A Melhor Juventude

(La Meglio gioventù, Drama, Itália, 375 min., 2003) com Alessio Boni, Luigi Lo Cascio, Adriana Asti. Direção: Marco Tullio Giordana.

A saga de uma família italiana desde o fim dos anos 60 até os dias atuais. Os irmãos Nicola e Matteo Carati dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades até o dia em que conhecem Giorgia, uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e, mais tarde, se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia. O percurso dos dois e do resto da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da história recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia e os grandes jogos de futebol da seleção nacional.

A Vida Invisível

A Vida Invisível

(Drama/Romance, Brasil, 140 min, 2019) com: Carol Duarte, Julia Stockler e Gregorio Duvivier. Direção: Karim Aïnouz.

Década de 1940. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres

(Little Women, Romance/Drama, EUA, 135 min., 2019) com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh. Direção: Greta Gerwig.

As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Antologia Da Cidade Fantasma

Antologia da cidade fantasma

(Répertoire Des Villes Disparues, Drama/Fantasia, Canadá, 97 min., 2018) com: Robert Naylor, Diane Lavallée e Rémi Goulet. Direção: Denis Côté.

Em uma pequena e distante cidade do interior do Canadá, um homem morre em um acidente de carro sob circunstâncias misteriosas. Enquanto os poucos habitantes do local permanecem relutantes em debater as possíveis causas da tragédia, a família do falecido e o prefeito Smallwood começam a perceber estranhos e atípicos eventos que mudam suas concepções de realidade.

Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa)

Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

(Birds of Prey (And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn), Ação/Aventura, EUA, 2020) com Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollett-Bell. Direção: Cathy Yan.

Arlequina, Canário Negro, Caçadora, Cassandra Cain e a policial Renée Montoya formam um grupo inusitado de heroínas. Quando um perigoso criminoso começa a causar destruição em Gotham, as cinco mulheres precisam se unir para defender a cidade.

Bacurau

Bacurau

(Drama/Suspense, Brasil/França, 130 min, 2019) com:Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier.

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

Bixa Travesty

Bixa Travesty

(Documentário, Brasil, 75 min, 14 anos, 2018) com: Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker de Barros. Direção: Kiko Goifman, Claudia Priscilla.

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de gênero, classe e raça.

Cicatrizes

Cicatrizes

(Šavovi, Drama/Suspense, Eslovênia, 97 min., 2019) com: Snezana Bogdanovic, Jovana Stojiljkovic, Vesna Trivalic. Direção: Miroslav Terzic.

Há vinte anos, Ana sofre de uma dor implacável. Ela passou todo esse tempo convicta de que seu filho, alegado natimorto pelo hospital, na realidade teria sido vendido para um esquema de adoção ilegal que vigora até os dias atuais na Sérvia. Com uma nova pista e o relato de outras dezenas de mulheres que acreditam ter passado pela mesma situação, Ana vê motivos para recuperar as esperanças.

Coringa

Coringa

(Joker, Drama, EUA/Canadá, 122 min., 2019) com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz. Direção: Todd Phillips.

Arthur Fleck trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

Dilili Em Paris

Dilili Em Paris

(Dilili à Paris, Animação, Bélgica/França/Alemanha, 95 min., 2018) com Elisabeth Duda. Direção: Michel Ocelot.

Com a ajuda do seu amigo, um entregador, Dilili, uma jovem Kanak, investiga uma série de sequestros misteriosos a jovens garotas que está assolando a Paris da Belle Epoque. Encontrando uma série de personagens misteriosos, cada um deles com pistas que vão ajudar na sua busca.

Frozen 2

Frozen 2

(Animação/Aventura, Estados Unidos, 104 min., Livre, 2019) com: Kristen Bell, Idina Menzel e Josh Gad. Direção: Jennifer Lee e Chris Buck

De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a sepaação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.

It - Capítulo 2

It - Capítulo 2

(It Chapter Two, Terror, EUA, 2019) com: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain. Direção: Andy Muschietti.

27 anos depois dos eventos de "It - Parte 1", o grupo de adolescentes que fazia parte do clube dos perdedores, realiza uma reunião. No entanto, o que parece ser apenas um reencontro de velhos amigos acaba se tornando em uma verdadeira e sangrenta batalha quando Pennywise, o palhaço retorna.

Jojo Rabbit

Jojo Rabbit

(Comédia/Guerra, EUA, 108 min., 2019) com Roman Griffin Davis, Taika Waititi, Scarlett Johansson. Direção: Taika Waititi.

Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

Judy - Muito Além do Arco Íris

Judy - Muito Além do Arco Íris

(Judy, Biografia/Drama, Reino Unido, 118 min., 2019) com Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock. Direção: Rupert Goold.

Inverno de 1968. Com a carreira em baixa, Judy Garland aceita estrelar uma turnê em Londres, por mais que tal trabalho a mantenha afastada dos filhos menores. Ao chegar ela enfrenta a solidão e os conhecidos problemas com álcool e remédios, compensando o que deu errado em sua vida pessoal com a dedicação no palco.

Jumanji: A Próxima Fase

Jumanji: A Próxima Fase

(Jumanji : The Next Level, Aventura/Comédia, Estados Unidos, 2019) com: Dwayne Johnson, Kevin Hart, Karen Gillan. Direção:Jake Kasdan.

Tentado em revisitar o mundo de Jumanji, Spencer decide consertar o jogo de videogame que permite que os jogadores sejam transportados ao local. Logo o quarteto formado por Smolder Bravestone, Moose Finbar, Shelly Oberon e Ruby Roundhouse ressurge, agora comandado por outras pessoas: os avôs de Spencer e Fridge assumem as personas de Bravestone e Finbar, enquanto o próprio Fridge agora está sob a pele de Oberon.

O Escândalo

O Escândalo

(Bombshell, Biografia/Drama, EUA, 114 min., 2019) com Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie. Direção: Jay Roach.

Um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes tem seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.

O Farol

O Farol

(Canadá, EUA, Inglês, 2019, 109 min.) com Willem Dafoe, Robert Pattinson e Valeriia Karaman. Direção: Robert Eggers

Início do século XX. Thomas Wake, responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

O Preço Da Verdade

O Preço da Verdade

Inspirado em uma chocante história real, um advogado ousado descobre um segredo sombrio que conecta um número crescente de mortes inexplicáveis. O culpado: a maior corporação do mundo. Para expor a verdade, ele arrisca tudo: seu futuro, sua família e sua própria vida.

Parasita

Parasita

(Gisaengchung, Suspense, Coréia Do Sul, 132 min, 16 anos, 2019)

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Retrato De Uma Jovem Em Chamas

Retrato de uma Jovem em Chamas

(Portrait de la jeune fille en feu, Drama, França, 122 min., 2019) com: Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami. Direção: Céline Sciamma.

Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

Sonic - O Filme

Sonic - O Filme

(Sonic the Hedgehog, EUA/Japão, Animação/Ação, 2019) Com: James Marsden, Tika Sumpter e Jim Carrey. Direção: Jeff Fowler.

Sonic, o porco-espinho azul mais famoso do mundo, se junta com os seus amigos para derrotar o terrível Doutor Eggman, um cientista louco que planeja dominar o mundo, e o Doutor Robotnik, responsável por aprisionar animais inocentes em robôs.

Um Espião Animal

Um Espião Animal

(Spies In Disguise, Ação/Comédia/Familiar, 82 min. 2019) com Will Smith, Tom Holland, Rashida Jones. Direção: Nick Bruno, Troy Quane.

O superespião Lance Sterling e o cientista Walter Beckett são completamente opostos. Lance é sofisticado, elegante e atraente. E Walter não. Mas a habilidade social que falta em Walter é compensada por sua esperteza e uma fantástica capacidade de inventar, o que o permite criar apetrechos incríveis para Lance usar em suas missões épicas. Mas quando algo inusitado acontece, Walter e Lance terão que confiar um no outro de um jeito completamente diferente. E se essa dupla estranha não conseguir trabalhar como um time, o mundo todo estará em perigo.

Um Lindo Dia Na Vizinhança

Um Lindo Dia Na Vizinhança

(A Beautiful Day in the Neighborhood, Biografia/Drama, EUA, 107 min., 12 anos, 2019) com Tom Hanks, Matthew Rhys, Chris Cooper. Direção: Marielle Heller.

Fred Rogers foi o criador do Mister Rogers' Neighborhood, um programa infantil de TV muito popular na década de 1960, nos Estados Unidos. Em 1998, Tom Junod, até então um cínico jornalista investigativo, aceitou escrever o perfil de Rogers para a revista Esquire. Durante as entrevistas para a materia, Junod mudou não só sua visão em relação ao seu entrevistado como também sua visão de mundo, iniciando uma inspiradora amizade com o apresentador.

Sessões especiais

Clube do Professor

Antologia Da Cidade Fantasma
Em uma pequena e distante cidade do interior do Canadá, um homem morre em um acidente de carro sob circunstâncias misteriosas. Enquanto os poucos habitantes do local permanecem relutantes em debater as possíveis causas da tragédia, a família do falecido e o prefeito Smallwood começam a perceber estranhos e atípicos eventos que mudam suas concepções de realidade.
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Dia 22/02 às 11h - Sessão somente para professores cadastrados.
De Quem é O Sutiã?
A última viagem de Nurlan não sai como o esperado. Antes de se aposentar, o solitário maquinista faz mais uma vez o percurso até Baku (Azerbaijão). Mas ele embarca em uma aventura inusitada quando encontra um sutiã azul e parte em busca da dona pelas ruas da cidade.
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Dia 22/02 às 11h - Sessão somente para professores cadastrados.