Outubro 30, 2025
O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, aquece os motores para uma programação especial de Natal, mas também prepara programação acessível, 100% gratuita, e indicada para toda a família ao longo do mês inteiro.
A programação começa com No Varal, da Cia Trupe Liuds, no dia 1º de novembro, sábado, às 17h. No mesmo dia, haverá sessão de Perigo na Pista, Allan King - Circo Drag Brasil com Vaudeville - Circo Queer às 15h30. No dia 2 de novembro, domingo, será a vez de O Fabuloso Encontro dos palhaços Piolin e Benjamim, da Cia Canta Circo e Teatro e Cínica Cia de Teatro, às 17h. O American Circus traz seu espetáculo nos dias 5 e 6 de novembro, quarta e quinta-feira, com sessões às 11h e 15h.
João Carlos Artigos apresenta Cabeça de Nego no dia 8 de novembro, sábado, às 17h, e o Circo de Ébanos encena Na luneta do tempo, no caleidoscópio da rua no dia 9 de novembro, domingo, às 17h. A partir do dia 15 de novembro, sábado, a Brisa Produções inicia a temporada de A Magia do Natal com apresentações até 21 de dezembro, às quintas e sextas-feiras, às 15h, 17h e 19h; sábados, às 13h, 17h e 19h; e domingos, às 11h, 13h, 15h e 17h.
Além disso, haverá Receptivo Artístico, com Fábio Venturini, durante todo o mês, até o dia 30 de novembro, quartas e quintas, das 10h às 15h, e sábados e domingos, das 12h às 17h, no Picadeiro a Céu Aberto. O projeto Movimento Ativo, com Ana Coll, acontece até 13 de novembro, quartas e quintas, das 10h30 às 11h30, na Lona Multiuso.

Confira a programação completa abaixo e no site d'O Mundo do Circo SP (todos os espetáculos possuem classificação livre e entrada gratuita – chegar com antecedência, pois a distribuição está sujeita à lotação).
Receptivo Artístico, com Fábio Venturini
Quartas e quintas-feiras, das 10h às 15h; e sábados e domingos, das 12h às 17h, no Picadeiro a Céu Aberto
Movimento Ativo com Ana Coll
Quartas e quintas-feira, das 10h30 às 11h30, na Lona Multiuso
O projeto Movimento Ativo tem como objetivo proporcionar uma abordagem inovadora e inclusiva para promover a saúde física e mental na terceira idade. A atividade propõe uma vivência em circo com práticas introdutórias às suas habilidades básicas, como bandas elásticas, pesos leves, bolas de malabarismo, obstáculos para treinamento funcional, pontos de ancoragem e tecidos. O Movimento Ativo conta também com técnicas de movimento livre que contribuem para a promoção da coordenação, equilíbrio e concentração. Para participar da atividade, é preciso levar tapete de yoga ou uma toalha que possa ficar no chão.
Classificação etária: Adequado para pessoas a partir de 60 anos
Entrada gratuita | As inscrições podem ser feitas no local
Duração: 60 minutos
No Varal, da Cia Trupe Liuds, no dia 1º de novembro, sábado, às 17h
Inspirados pelas memórias vividas nos quintais da periferia e pelo desejo de comunicar as transformações diárias de nosso território, os palhaços Candango e Torradinho penduram no varal personagens e situações que fazem parte do cotidiano da sociedade.
Duração: 50 minutos
Perigo na Pista, Allan King - Circo Drag Brasil da Vaudeville - Circo Queer no dia 1º de novembro, sábado, às 15h30
Duração: 50 minutos
O Fabuloso Encontro dos palhaços Piolin e Benjamim, da Cia Canta Circo e Teatro e Cínica Cia de Teatro, no dia 2 de novembro, domingo, às 17h
O espetáculo traz à cena os palhaços Cuíca, Batatinha e Paçocão, que narram como seria um possível encontro entre Piolin e Benjamim de Oliveira (reconhecido como o primeiro palhaço negro da história do circo brasileiro), evocando referências importantes da palhaçaria e da história do circo no Brasil. Na história contada por eles, acompanhamos o atrapalhado Astolfo, que sonha em se tornar um grande palhaço. Para isso, ele promove um fabuloso encontro entre Piolin e Benjamim de Oliveira, desencadeando muitos quiproquós.
Duração: 70 minutos
American Circus nos dias 5 e 6 de novembro, quarta e quinta-feira, com sessões às 11h e 15h.
As luzes se acendem e o picadeiro ganha vida. O palhaço abre o espetáculo com sua alegria contagiante, fazendo o público rir e se encantar desde o primeiro instante. O malabarista colore o ar com objetos que voam em perfeita harmonia, desafiando o olhar e a imaginação.
Em seguida, o mágico surge para revelar o inesperado: truques, mistérios e surpresas que fazem adultos e crianças acreditarem no impossível. No centro da cena, a contorcionista transforma o corpo em poesia, dobrando limites e despertando admiração.
E, no fio da ousadia, o equilibrista surge para desafiar a gravidade, conduzindo todos à beira da emoção.
Um espetáculo onde cada artista revela um mundo único, mas juntos criam a magia do circo — um encontro de riso, suspense, beleza e encantamento que ficará gravado na memória de quem assiste.
Duração: 60 minutos
Cabeça de Nego, de João Carlos Artigo, no dia 8 de novembro, sábado, às 17h
Duração: 50 minutos
Na luneta do tempo, no caleidoscópio da rua, do Circo de Ébanos, no dia 9 de novembro, domingo, às 17h
Lira Lua gira como os sonhos suspensos no ar, o Trapézio de pneus balançam no ritmo da sensação do vento. Corda Lisa desafia a gravidade como a imaginação infantil que não conhece limites. Roda Alemã rola como as gargalhadas soltas pela rua. O palco se converte em um grande quintal, onde as artes circenses dialogam com a simplicidade e a alegria das brincadeiras de criança.
Duração: 45 minutos
A Magia do Natal, da Brisa Produções de 15 de novembro a 21 de dezembro. Quintas e sextas-feiras, às 15h, 17h e 19h; sábados, às 13h, 17h e 19h; e domingos, às 11h, 13h, 15h e 17h.
A Magia do Natal convida o público a um espetáculo circense onde uma menina, maravilhada, é transportada para um mundo de fantasia ao soar do relógio. A jornada se desenrola com a vibrante dança das Noeletes, um número acrobático de duendes na "Cozinha Encantada," uma surpresa mágica trazendo Pinóquio, e um lindo número aéreo da Estrela Guia. O espetáculo segue com a graça e a poesia de um ballet natalino e cantores ao vivo.O ápice é a chegada triunfal do Papai Noel, sob uma nevasca deslumbrante, selando a noite com a mensagem de esperança e amor.
Duração: 30 minutos
Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru, São Paulo - SP, 02030-100
Sobre O Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.
Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições e experiências.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Pevi 56
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php