Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto

Outubro 29, 2025

São Paulo recebe em novembro de 2025 a primeira edição do Festival Ecos Latinoamericanos, um evento inédito que celebra a riqueza e a diversidade da música de concerto produzida no continente. De 19 a 30 de novembro, a programação reúne 16 concertos e diferentes formatos artísticos, como apresentações noturnas, matinês, concerto para bebês, piquenique musical, saideiras e intervenções urbanas gratuitas, ocupando a Sala São Paulo, o SESC Belenzinho, a Pinacoteca e espaços públicos do centro, como o Minhocão.

Sob direção artística da clarinetista boliviana Camila Barrientos e direção executiva do trompetista brasileiro Bruno Lourensetto, o festival apresenta 20 artistas de nove países, incluindo a pianista Erika Ribeiro, o vientista argentino Mauro Ciavattini (especialista em instrumentos andinos), o spalla da Orquestra Sinfônica Municipal Alejandro Aldana e a violista Varinia Oyola-Rebaza, associada à Royal Academy of Music. O conselho artístico é formado por Élodie Bouny e Lívia Mattos.

"O Festival Ecos Latinoamericanos nasce do desejo de celebrar a diversidade da música de concerto latino-americana e aproximar o público dessa produção rica e vibrante. É um espaço para compartilhar, descobrir e celebrar, seja nos concertos, nas saideiras ou no concerto para bebês", afirma Bruno Lourensetto, diretor executivo.


Crédito: Facundo Dasio

Entre os destaques está a cantora Susana Baca, três vezes vencedora do Grammy Latino, que se apresenta ao lado do Ensemble Ecos. O público também poderá ouvir obras de Villa-Lobos, Ginastera, Revueltas, Piazzolla e compositoras contemporâneas como Élodie Bouny e Gabriela Ortiz, incluindo estreias mundiais, em uma curadoria que valoriza uma produção muitas vezes invisibilizada, mas de grande relevância artística.

"Acho essencial um festival como o Ecos Latinoamericanos por romper com o eurocentrismo e dar voz a compositoras e compositores vivos. Valorizar músicos em atividade e encerrar com Susana Baca na Sala São Paulo, um espaço emblemático da América Latina, torna tudo ainda mais significativo", comenta Élodie Bouny.

Inspirado no lema ¡Somos fervientemente latinoamericanos!, o festival propõe um encontro entre arte, afeto e comunidade, ampliando o acesso à música e fortalecendo vínculos entre artistas e público. O evento também oferece momentos especiais para mães e bebês, incentivando a escuta e a sensibilidade musical desde os primeiros anos.

"ECOS traz o intuito de reverberar a inventividade latino-americana dentro do contexto da música de concerto. Sabendo que é impossível dar conta de tanta diversidade, a proposta é que a cada edição lancemos um olhar, uma leitura, uma perspectiva sobre esse recorte. Queremos propor uma relação mais porosa entre a cidade e a música de concerto latino-americana, entendendo o Brasil como parte disso", acrescenta Lívia Mattos.

O Festival Ecos Latinoamericanos é uma realização da La Sociedad, com apoio institucional da Fundação OSESP.

SERVIÇO | FESTIVAL ECOS LATINOAMERICANOS 2025
Quando: 19 a 30 de novembro de 2025
Ingressos: gratuitos, exceto o concerto especial de Susana Baca (20/11)

Onde:
Estação Motiva Cultural (Sala São Paulo) Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP
SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo - SP
Minhocão (Elevado Presidente João Goulart)
Centro de São Paulo

Informações e ingressos: osesp.art.br/osesp/concertos-ingressos e linktr.ee/FestivalEcosLatinos
Redes sociais: Instagram | Facebook | TikTok
Realização: La Sociedad

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

19/11 (quarta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Concerto de Pré-Abertura + Saideira

20/11 (quinta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Concerto de Abertura: Susana Baca + Ensemble Ecos + Saideira

21/11 (sexta-feira) - 21h00
SESC Belenzinho
Susana Baca + Ensemble Ecos

22/11 (sábado) - 21h00
SESC Belenzinho
Susana Baca + Ensemble Ecos

22/11 (sábado) - 10h30
Pinacoteca (Pina Contemporânea)
Piquenique Musical na Pina

23/11 (domingo) - 10h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Bésame Mucho - Concerto para bebês com Susana Baca

27/11 (quinta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Para Violeta + Saideira

28/11 (sexta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Ginastera & Bartók + Saideira

29/11 (sábado) - 17h00
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Cuatro Manos (Sérgio Escalera & Erika Ribeiro)

29/11 (sábado) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Migrações + Saideira

30/11 (domingo) - 10h00
Minhocão - Centro de São Paulo
Ocupação Latina no Minhocão (encerramento do festival)

Fonte: Assessoria Bianco

Outras notícias

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php

Coletivo Pedra Rubra apresenta "Mulheres de Pedra Rubra" com temporada gratuita em São Paulo.
O espetáculo leva aos palcos histórias de resistência feminina nas periferias, unindo crítica social e linguagem poética. A temporada contará com 16 apresentações gratuitas em espaços periféricos e no centro de SP.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+pedra+rubra+apresenta+mulheres+pedra+rubra+com+temporada+gratuita+sao+paulo.php

MAB FAAP apresenta exposição inédita da artista Caru Duprat.
Selecionada pelo programa Mezanino Aberto, artista apresenta "Entre o desenho e a pintura", com paisagens de diversos lugares do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+apresenta+exposicao+inedita+artista+caru+duprat.php