Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto

Outubro 29, 2025

São Paulo recebe em novembro de 2025 a primeira edição do Festival Ecos Latinoamericanos, um evento inédito que celebra a riqueza e a diversidade da música de concerto produzida no continente. De 19 a 30 de novembro, a programação reúne 16 concertos e diferentes formatos artísticos, como apresentações noturnas, matinês, concerto para bebês, piquenique musical, saideiras e intervenções urbanas gratuitas, ocupando a Sala São Paulo, o SESC Belenzinho, a Pinacoteca e espaços públicos do centro, como o Minhocão.

Sob direção artística da clarinetista boliviana Camila Barrientos e direção executiva do trompetista brasileiro Bruno Lourensetto, o festival apresenta 20 artistas de nove países, incluindo a pianista Erika Ribeiro, o vientista argentino Mauro Ciavattini (especialista em instrumentos andinos), o spalla da Orquestra Sinfônica Municipal Alejandro Aldana e a violista Varinia Oyola-Rebaza, associada à Royal Academy of Music. O conselho artístico é formado por Élodie Bouny e Lívia Mattos.

"O Festival Ecos Latinoamericanos nasce do desejo de celebrar a diversidade da música de concerto latino-americana e aproximar o público dessa produção rica e vibrante. É um espaço para compartilhar, descobrir e celebrar, seja nos concertos, nas saideiras ou no concerto para bebês", afirma Bruno Lourensetto, diretor executivo.


Crédito: Facundo Dasio

Entre os destaques está a cantora Susana Baca, três vezes vencedora do Grammy Latino, que se apresenta ao lado do Ensemble Ecos. O público também poderá ouvir obras de Villa-Lobos, Ginastera, Revueltas, Piazzolla e compositoras contemporâneas como Élodie Bouny e Gabriela Ortiz, incluindo estreias mundiais, em uma curadoria que valoriza uma produção muitas vezes invisibilizada, mas de grande relevância artística.

"Acho essencial um festival como o Ecos Latinoamericanos por romper com o eurocentrismo e dar voz a compositoras e compositores vivos. Valorizar músicos em atividade e encerrar com Susana Baca na Sala São Paulo, um espaço emblemático da América Latina, torna tudo ainda mais significativo", comenta Élodie Bouny.

Inspirado no lema ¡Somos fervientemente latinoamericanos!, o festival propõe um encontro entre arte, afeto e comunidade, ampliando o acesso à música e fortalecendo vínculos entre artistas e público. O evento também oferece momentos especiais para mães e bebês, incentivando a escuta e a sensibilidade musical desde os primeiros anos.

"ECOS traz o intuito de reverberar a inventividade latino-americana dentro do contexto da música de concerto. Sabendo que é impossível dar conta de tanta diversidade, a proposta é que a cada edição lancemos um olhar, uma leitura, uma perspectiva sobre esse recorte. Queremos propor uma relação mais porosa entre a cidade e a música de concerto latino-americana, entendendo o Brasil como parte disso", acrescenta Lívia Mattos.

O Festival Ecos Latinoamericanos é uma realização da La Sociedad, com apoio institucional da Fundação OSESP.

SERVIÇO | FESTIVAL ECOS LATINOAMERICANOS 2025
Quando: 19 a 30 de novembro de 2025
Ingressos: gratuitos, exceto o concerto especial de Susana Baca (20/11)

Onde:
Estação Motiva Cultural (Sala São Paulo) Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP
SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo - SP
Minhocão (Elevado Presidente João Goulart)
Centro de São Paulo

Informações e ingressos: osesp.art.br/osesp/concertos-ingressos e linktr.ee/FestivalEcosLatinos
Redes sociais: Instagram | Facebook | TikTok
Realização: La Sociedad

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

19/11 (quarta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Concerto de Pré-Abertura + Saideira

20/11 (quinta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Concerto de Abertura: Susana Baca + Ensemble Ecos + Saideira

21/11 (sexta-feira) - 21h00
SESC Belenzinho
Susana Baca + Ensemble Ecos

22/11 (sábado) - 21h00
SESC Belenzinho
Susana Baca + Ensemble Ecos

22/11 (sábado) - 10h30
Pinacoteca (Pina Contemporânea)
Piquenique Musical na Pina

23/11 (domingo) - 10h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Bésame Mucho - Concerto para bebês com Susana Baca

27/11 (quinta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Para Violeta + Saideira

28/11 (sexta-feira) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Ginastera & Bartók + Saideira

29/11 (sábado) - 17h00
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Cuatro Manos (Sérgio Escalera & Erika Ribeiro)

29/11 (sábado) - 20h30
Estação Motiva Cultural - Sala São Paulo
Migrações + Saideira

30/11 (domingo) - 10h00
Minhocão - Centro de São Paulo
Ocupação Latina no Minhocão (encerramento do festival)

Fonte: Assessoria Bianco

Outras notícias

Encontro com Professores debate legado de Mestre Didi e ensino da cultura afro-brasileira no Itaú Cultural.
Ação formativa promove reflexão sobre arte, ancestralidade e práticas pedagógicas a partir da exposição Mestre Didi – invenção e ancestralidade na arte afro-brasileira, atualmente em cartaz na instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/encontro+com+professores+debate+legado+mestre+didi+ensino+cultura+afro+brasileira+itau+cultural.php

Festival de Cinema Paranapiacaba retorna à vila histórica com mais de 60 filmes independentes.
Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+cinema+paranapiacaba+retorna+vila+historica+com+mais+filmes+independentes.php

Rei Menino celebra a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha com apresentações gratuitas.
Com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, espetáculo ressalta a importância dessa manifestação popular para a população negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rei+menino+celebra+festa+coroacao+nossa+senhora+rosario+dos+homens+pretos+penha+com+apresentacoes+gratuitas.php

Espetáculo sobre pernas de pau transforma trilha do Jaraguá em percurso poético pela memória da floresta.
Em uma caminhada guiada pela mata, árvores ganham voz, cipós conduzem histórias e o público é convidado a enxergar a floresta com outros olhos. Novo espetáculo do Grupo Flamingos ocupa o Parque Estadual do Jaraguá com uma experiência itinerante sobre a preservação da flora da Mata Atlântica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+sobre+pernas+pau+transforma+trilha+jaragua+percurso+poetico+pela+memoria+floresta.php

"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php