Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Exposições em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Em Cartaz

José Antônio da Silva: “Nasci errado e estou certo”

Sinopse: A exposição apresenta 13 pinturas do artista na sala D. Assim como as telas de arte sacra, as obras apresentadas aqui fazem parte do acervo da Pina ou da Coleção da Fundação Nemirovsky, também em comodato com o museu há mais de dez anos. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 6 de Agosto; Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 10h às 17h30

Preço: R$ 6,00

Lado Sul da Margem

Livre.

Sinopse: A intervenção destaca a sociobiodiversidade do extremo Sul de São Paulo entendido como território fértil para reflexões, enfrentamento de problemáticas ambientais e explicitação de suas potencialidades culturais. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 30 de Dezembro; Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo, das 9h às 17h (no Viveiro de Plantas).

Preço: Grátis

Lá e Cá - Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Sinopse: Exposição do Fotógrafo Paulo Fridman que tem como foco trabalhadores das mais variadas ocupações pelo Brasil afora. Fotografados em seus locais de trabalho, homens e mulheres mostram a realidade em que vivem e o seu dia-a-dia. ..... (mais)

Data: até 1 de Julho; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10 às 18h

Preço: Grátis

Lugares do Delírio

Sinopse: Com curadoria da psicanalista e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Tania Rivera, a mostra propõe uma reflexão política e ética sobre a arte e a loucura, mesclando trabalhos de artistas consagrados a obras de artistas diagnosticados com transtornos psiquiátricos, conhecidos ou não do grande público. ..... (mais)

Local: SESC Pompeia (Oeste)

Data: até 1 de Julho; Terça a sábado, 10h às 21h30; Domingo e feriado, 10h às 19h30

Preço: Grátis

Mac Adams: Sombras e mistérios

Livre.

Sinopse: A exposição traz, pela primeira vez no Brasil, a obra de um dos principais artistas contemporâneos em âmbito mundial, o inglês Mac Adams. Com uma obra que encontra as suas raízes na rica tradição oral e escrita dos contos do País de Gales, nos romances de Arthur Conan Doyle e no cinema de Alfred Hitchcock, Mac Adams desenvolveu ao londo das últimas décadas um trabalho de importância singular em duas e três dimensões, utilizando dípticos e instalações. ..... (mais)

Data: até 29 de Julho; Terça a Domingo, das 9h às 19h.

Preço: Grátis

Macaparana - afinidades

Sinopse: Como os pintores italianos do quattrocento, o artista José de Souza Oliveira Filho tomou de empréstimo para si o nome da cidade de seu nascimento, a pernambucana Macaparana. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 6 de Agosto; De Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Matryoshkas Contemporâneas

Sinopse: Nadia busca inspiração em sua ascendência materna e expõe cinco esculturas de bonecas russas, cada uma desvelando uma camada da artista: as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude. ..... (mais)

Local: Conjunto Nacional (Paulista)

Data: até 30 de Junho; Segunda a Sexta, das 07h às 22h. Sábados e Domingos, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Mens Rea: A Cartografia do Mistério

Sinopse: Exposição apresenta pela primeira vez no Brasil a obra do artista americano Mac Adams, um dos fundadores da Arte Narrativa (Narrative Art), movimento artístico criado por um grupo de artistas em Nova York nos anos 1970. ..... (mais)

Data: até 8 de Julho; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; Domingos, das 10h às 20h

Preço: Grátis

Mínimo, múltiplo, comum

Sinopse: A mostra reúne mais de uma centena de obras de seis artistas de gerações e círculos culturais diferentes e apresenta trabalhos caracterizados por figurações simples, planas e sintéticas, por vezes beirando o limite da abstração. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 17 de Setembro; Quarta a Segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).

Preço: R$ 6,00

Museu Lasar Segall 50 anos

Sinopse: A partir de uma proposta de difusão dos cinco acervos do Museu Lasar Segall, objetiva a concepção, produção e montagem de exposição de longa duração do MLS que, em 2017, comemorará 50 anos de atividades. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 24 de Setembro; Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Narrativas do Sertão, solo de Nilda Neves

Sinopse: Discípula indireta dos artistas Agostinho Batista de Freitas (1927-1997) - seu companheiro de galeria, e de Maria Auxiliadora (1935 ‑1974) - que ganhou grande mostra recentemente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP), Nilda realizou a solo "Meu Sertão" (2015) na Galeria Mezanino e participou da MOVIMENTA#1 e #2 (2015 e 2016), mostra de performances da Galeria Mezanino; além de participar da coletiva "Todo Mundo É, Exceto Quem Não É" – 13ª Edição da Bienal Näifs do Brasil (Sesc Sorocaba/Belenzinho) e
"Arte Incomum", no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. ..... (mais)

Local: FACE Gabinete de Arte (Oeste)

Data: até 11 de Agosto; Terça a Sexta, das 11h às 19h, e Sábado, das 11h às 15h

Preço: Grátis

O caso Flávio: revistas e livros

Sinopse: A exposição relembra o embate editorial entre a revista americana Life e a brasileira O Cruzeiro no início dos anos 1960, quando a Life enviou Gordon Parks ao Rio com o objetivo de encontrar a pobreza e alertar para o perigo do crescimento da esquerda na América Latina. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 5 de Agosto; Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

O Inquietante

Sinopse: Emprestado da psicanálise - "O Inquietante", texto homônimo de Sigmund Freud publicado em 1919 -, o conceito da nova exposição da galeria nos coloca de frente com aquilo que tentamos manter oculto, mas que de alguma forma vem à tona, como algo estranhamente familiar. ..... (mais)

Local: Verve Galeria (Oeste)

Data: até 21 de Julho; Terça a Sexta, das 10h às 19h e Sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Ocupação Antonio Candido

Livre.

Sinopse: A mostra proporciona ao público, através de anotações, cadernos de estudo, textos revisados, estudos para importantes obras, fotos, objetos, vídeos e documentação inédita desses eventos, a oportunidade de seguir o processo criativo do professor e conhecer como era o planejamento de seus trabalhos, como retornava, corrigia e reelaborava os raciocínios. ..... (mais)

Local: Itaú Cultural (Paulista)

Data: até 12 de Agosto; Terça a Sexta, das 9h às 20h (com permanência até às 20h30); Sábado, Domingo e feriado, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Olhares

Sinopse: Tendo como intuito observar o mundo e as suas possibilidades por meio de formas modeladas, a exposição Olhares permite ao público entrar em contato com o lúdico, o mágico e a mais sutil e delicada forma de expressão da essência humana, o brincar. ..... (mais)

Local: Galeria Olido (Centro)

Data: até 31 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h

Preço: Grátis