Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Operação Flanelinha entra na sua segunda fase
Julho 12, 2012

Com o objetivo de combater o exercício irregular da profissão de guardador de carro durante eventos sociais, culturais e esportivos na cidade de São Paulo, a operação realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC), terá continuidade em parceria com a Polícia Militar.

Desde o início da ação, 516 pessoas foram presas durante 21 operações realizadas por policiais civis do DPPC e 11 ações promovidas pela Polícia Militar. Dessas, 194 tinham antecedentes criminais: 58 por roubo, 43 por furto, 13 por tráfico de entorpecentes, 10 por homicídio, 10 por receptação e 60 por outros crimes.

No período, foram elaborados ainda 410 Termos Circunstanciados (TCs). As operações acontecem principalmente nos arredores dos estádios de futebol sediados na Capital, como o Morumbi, Pacaembu e Canindé.

Atuação policial

A Operação Flanelinha surgiu como uma forma de tirar de circulação, sem configurar em abuso de autoridade, os guardadores ilegais que afrontam a população e cometem, no mínimo, contravenção penal de exercício ilegal da profissão.

A pena para quem oferece vagas para veículos em via pública, sem possuir autorização da Delegacia Regional do Trabalho (Lei Federal nº 6242, de 23/9/1975), vai de 15 dias a 3 meses de prisão.

A ação funciona como uma alternativa às vítimas que se sentem constrangidas ou ameaçadas para procurar a Polícia Militar ou a Delegacia de Polícia.

Com a operação, mesmo que não haja uma denúncia para que a Polícia Judiciária autue nos flagrantes do crime de extorsão, é possível o Estado agir em favor da sociedade.

Fonte: Mainary Nascimento - Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas