Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Operação Flanelinha entra na sua segunda fase
Julho 12, 2012

Com o objetivo de combater o exercício irregular da profissão de guardador de carro durante eventos sociais, culturais e esportivos na cidade de São Paulo, a operação realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC), terá continuidade em parceria com a Polícia Militar.

Desde o início da ação, 516 pessoas foram presas durante 21 operações realizadas por policiais civis do DPPC e 11 ações promovidas pela Polícia Militar. Dessas, 194 tinham antecedentes criminais: 58 por roubo, 43 por furto, 13 por tráfico de entorpecentes, 10 por homicídio, 10 por receptação e 60 por outros crimes.

No período, foram elaborados ainda 410 Termos Circunstanciados (TCs). As operações acontecem principalmente nos arredores dos estádios de futebol sediados na Capital, como o Morumbi, Pacaembu e Canindé.

Atuação policial

A Operação Flanelinha surgiu como uma forma de tirar de circulação, sem configurar em abuso de autoridade, os guardadores ilegais que afrontam a população e cometem, no mínimo, contravenção penal de exercício ilegal da profissão.

A pena para quem oferece vagas para veículos em via pública, sem possuir autorização da Delegacia Regional do Trabalho (Lei Federal nº 6242, de 23/9/1975), vai de 15 dias a 3 meses de prisão.

A ação funciona como uma alternativa às vítimas que se sentem constrangidas ou ameaçadas para procurar a Polícia Militar ou a Delegacia de Polícia.

Com a operação, mesmo que não haja uma denúncia para que a Polícia Judiciária autue nos flagrantes do crime de extorsão, é possível o Estado agir em favor da sociedade.

Fonte: Mainary Nascimento - Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas