Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Paulo ganha Instituto do Câncer em maio
Março 04, 2008

O governador José Serra apresentou nesta terça-feira, 4, o projeto de funcionamento do Instituto do Câncer de São Paulo “Octávio Frias de Oliveira”. O centro, antigo Instituto Dr. Arnaldo, integra o complexo do Hospital das Clínicas da capital e deverá ser entregue pelo governo estadual no dia 5 de maio. Será o maior hospital especializado em oncologia da América Latina, com 580 leitos para tratamento dos mais diversos tipos de câncer. Atualmente o maior do mundo na área é o MD Anderson, no Texas (EUA).

Com o novo hospital, a cidade de São Paulo terá três vezes mais vagas públicas exclusivas para tratamento de pacientes com câncer. Do total de leitos, 360 serão de apartamentos com dois leitos, 84 de UTI e terapia semi-intensiva e 30 de hospital dia, além de vagas específicas de observação, recuperação pós-anestésica e cuidados paliativos, dentre outras.

Quando estiver em pleno funcionamento, o novo hospital realizará por mês cerca de 1,5 mil internações, 33 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil cirurgias, 6 mil sessões de quimioterapia e 420 de radioterapia. Haverá, no total, 124 ambulatórios médicos. O custo anual do instituto foi estimado em R$ 190 milhões.

Inicialmente o novo hospital irá oferecer atendimento ambulatorial em oncologia clínica e ginecológica, além de quimioterapia e 12 leitos de UTI. Também entrarão em operação na primeira fase o pronto-atendimento e todas as unidades de apoio, como nutrição, SAME, vestiários, refeitório, central de almoxarifado, farmácia e rouparia.

Até o final deste ano está prevista a ampliação do atendimento ambulatorial e início das internações clínicas e cirúrgicas. O hospital deverá estar com todas as suas áreas em operação até o fim de 2009, incluindo o serviço de radioterapia.

O gerenciamento do Instituto do Câncer de São Paulo ficará a cargo da Fundação Faculdade de Medicina da USP, sob contrato de gestão, implantado com sucesso pelo governo paulista desde 1998.

“O novo instituto irá representar o que há de mais moderno no atendimento de casos oncológicos, com equipamento de ponta e profissionais altamente especializados. O Estado de São Paulo dará um salto de qualidade sem precedentes nessa área”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas