Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital das Clínicas cria nova técnica contra apneia
Junho 02, 2009

O Laboratório do Sono do Serviço de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor) desenvolveu um novo tipo de tratamento da apneia. Os pesquisadores publicaram um artigo sobre o assunto na revista científica internacional "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine".

A técnica prevê a readequação funcional da face com fonoaudiologia, que é feita com uma série de exercícios para o fortalecimento da musculatura da língua, da face e da garganta (palato mole). Na apneia do sono, esses músculos relaxam além do normal e provocam colapso da musculatura. Em conseqüência disso, ocorre o estreitamento da garganta que resulta em paradas transitórias da respiração.

Cerca de 30% da população mundial tem apneia obstrutiva do sono. Além de causar o ronco noturno e paradas momentâneas da respiração, a doença está ligada à maior incidência de problema cardiovascular. Casos moderados e graves são tratados com aparelho portátil (CPAP), que se acopla ao rosto por meio de máscara usada durante o sono.

Se o grau é moderado e leve, a doença se torna um desafio do médico. Existem várias alternativas de tratamento - entre eles aparelhos portáteis e intraorais, perda de peso e cirurgia. Entretanto o resultado varia muito em função do perfil do paciente. Quem sofre de apneia tem a qualidade do sono diminuída pela interrupção na oxigenação dos pulmões.

Isso acarreta não somente sonolência continuada ao longo do dia, mas também mudanças no metabolismo que aceleram o processo de aterosclerose nas artérias. É comum a doença ser associada aos problemas do coração e dos vasos sanguíneos, no caso obesidade, hipertensão e diabetes.


 

Fonte: Imprensa Oficial


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas