Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital das Clínicas cria nova técnica contra apneia
Junho 02, 2009

O Laboratório do Sono do Serviço de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor) desenvolveu um novo tipo de tratamento da apneia. Os pesquisadores publicaram um artigo sobre o assunto na revista científica internacional "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine".

A técnica prevê a readequação funcional da face com fonoaudiologia, que é feita com uma série de exercícios para o fortalecimento da musculatura da língua, da face e da garganta (palato mole). Na apneia do sono, esses músculos relaxam além do normal e provocam colapso da musculatura. Em conseqüência disso, ocorre o estreitamento da garganta que resulta em paradas transitórias da respiração.

Cerca de 30% da população mundial tem apneia obstrutiva do sono. Além de causar o ronco noturno e paradas momentâneas da respiração, a doença está ligada à maior incidência de problema cardiovascular. Casos moderados e graves são tratados com aparelho portátil (CPAP), que se acopla ao rosto por meio de máscara usada durante o sono.

Se o grau é moderado e leve, a doença se torna um desafio do médico. Existem várias alternativas de tratamento - entre eles aparelhos portáteis e intraorais, perda de peso e cirurgia. Entretanto o resultado varia muito em função do perfil do paciente. Quem sofre de apneia tem a qualidade do sono diminuída pela interrupção na oxigenação dos pulmões.

Isso acarreta não somente sonolência continuada ao longo do dia, mas também mudanças no metabolismo que aceleram o processo de aterosclerose nas artérias. É comum a doença ser associada aos problemas do coração e dos vasos sanguíneos, no caso obesidade, hipertensão e diabetes.


 

Fonte: Imprensa Oficial


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas