Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Colégio Miguel de Cervantes realiza o XVIII Congresso "Hispanidad 2009"
Setembro 23, 2009
Por Bruno César de Godoy

Para celebrar o Ano Internacional da Astronomia, o Colégio Miguel de Cervantes, localizado no bairro do Morumbi, Zona Sul da cidade, preparou uma série de eventos especiais que acontecem inicialmente na sexta-feira (25) e no sábado (26). A XVIII edição do Congresso "Hispanidad 2009" é mais uma delas. A Hispanidad é comemorada em todos países de origem hispânica ou que tenham imigrantes dessa região.

Especialistas do Brasil e do exterior ministrarão palestras, farão debates, oficinas e apresentação seus trabalhos. No primeiro dia, o tema será "O Homem e a sua visão do cosmo através dos tempos" e no sábado, a  "Atualidade e perspectivas da pesquisa em Astronomia" entram em pauta. A entrada é franca.

Confira a programação:

25/9 - O homem e a sua visão do cosmos através dos tempos
Anfiteatro - 8h30 / 10h30

Antonio Medina
Professor de língua e literatura grega da FFLCH/USP, professor da Casa do Saber, Palestrador do Café Filosófico (TV Cultura, São Paulo), poeta, prosador e tradutor, com inúmeras publicações também na Imprensa.
Tema: A mitologia grega na visão astronômica/astrológica clássica

Walmir Cardoso
Doutor em Educação Matemática, Mestre em História da Ciência, Bacharel e Licenciado em Física. É Professor do departamento de Física da PUC-SP, Consultor e apresentador dos programas televisivos “Sala de Professor” e “Acervo”, para o MEC. Presidente da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA) e Assessor Especial para os Planetários de São Paulo.
Tema: a Astronomia de Copérnico a Galileu

Yuri Tavares Rocha
Professor doutor do Departamento de Geografia da FFLCH/USP com experiência na área de Botânica e atuação nos seguintes temas: meio urbano, planejamento ambiental, parques e jardins, geografia física e biogeografia.
Tema: Astronomia e biogeografia

26/9 - Atualidade e perspectivas da pesquisa em Astronomia
Anfiteatro - 11h / 13h30

Eduardo Cipriano
Físico e Doutor em Astronomia pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Sua experiência na área de Astronomia está relacionada com Astrofísica Extragaláctica, aglomerados de galáxias, lentes gravitacionais, galáxias, interações e regiões HII.
Tema: Explosão de estrelas

Sandra dos Anjos
Doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo com estudos de Pós-doutorado pela Universidade do Arizona (EUA). Atua como professora na Universidade de São Paulo e tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica e Galáxias Lenticulares.
Tema: Astrofísica Extragaláctica


Serviço:
XVIII Congresso "Hispanidad 2009"
Data: 25 e 26 de Setembro
Local: Colégio Miguel de Cervantes - Av. Jorge João Saad, 905 - Morumbi.
Horário: Sexta, das 08h30 às 10h30 e sábado, das 11h às 13h30
Entrada Franca.
Informações: http://www.cmc.com.br/

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas