Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

O Parque Cientec apresenta, neste sábado (26), a palestra "O aquecimento global visto do espaço: o papel dos Satélites Oceanográficos"
Abril 24, 2008

Neste sábado (26), às 17 horas, no Parque Cientec, o Prof. Dr. Paulo Simionatto Polito, do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geologia, do Instituto Oceanográfico da USP proferirá a palestra "O aquecimento global visto do espaço: o papel dos Satélites Oceanográficos"

Resumo do tema:

Uma parte da energia que recebemos do Sol é refletida e espalhada de volta ao espaço e outra entra na atmosfera e atinge a superfície terrestre, aquecendo-a. Os gases da atmosfera aprisionam uma fração desta energia criando o efeito estufa. O aumento na emissão de certos gases na era industrial acentuou este efeito, modificando o balanço global de calor. Este balanço envolve processos que acoplam a atmosfera, os oceanos e os continentes.

Nestes processos, a água com sua enorme capacidade térmica tem um papel fundamental. Os oceanos armazenam e redistribuem quase todo o calor do sistema e são o foco de muita pesquisa ligada à previsão climática. O armazenamento de calor nos oceanos causa dilatação da coluna dágua e portanto variação no nível do mar. Tendo em vista o balanço dinâmico no oceano entre o gradiente de pressão e a força de Coriolis, as variações no nível do mar estão associadas também a correntes marinhas de larga escala.

Neste contexto, satélites oceanográficos são fundamentais pois coletam dados globais de cobertura de neve e gelo, de ventos na superfície do mar, de temperatura da superfície do mar e de nível do mar, que é o foco desta palestra. Dados de altímetro são utilizados para quantificar as tendências Globais na variação tanto do nível do mar, como de sua variabilidade. Desta forma pode-se verificar o impacto indireto da emissão de gases na circulação oceânica.

Serviço

Parque CienTec
Av. Miguel Stéfano, 4.200. Em frente ao Zoológico mapa
www.parquecientec.usp.br
telefone (11) 5077-6300
Agendamentos com Luciane Amaral (Fone: 11-5077-6312 e-mail: lnamaral@usp.br)

Fonte: Parque CienTec

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas