Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Bloco vai às ruas pelo fim do abuso sexual de crianças e jovens
Fevereiro 08, 2010

Os participantes da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA), em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, realizam no dia 10 de fevereiro, das 11h às 14h, na praça do Patriarca, o evento “Bloco na rua pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes”.

A atividade é uma das que compõem a Campanha Carnaval 2010 em São Paulo, que consiste ainda das ações de conscientização e mobilização social no Sambódromo e nos desfiles das escolas de samba, com distribuição de material, além de divulgação de canais para denúncias.

A exploração sexual comercial é um grave problema social, que em muitos municípios brasileiros tem afetado crianças e adolescentes, em especial em épocas de grandes eventos turísticos, como o Carnaval.

O problema vem sendo enfrentado em várias frentes: atendimento especializado a crianças e adolescentes e suas famílias; acionar órgãos de defesa e responsabilização; formação e capacitação das redes de serviços públicos; organização de ações de conscientização e mobilização de canais de denúncia (Disque Denúncia Nacional 100 e Disque 18). Em 21 de agosto de 2009, a Secretaria do Governo Municipal de São Paulo publicou o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, elaborado em parceria pelos participantes da CMESCA.

A Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é constituída por representantes do poder público municipal e estadual e da sociedade civil. Atua como pólo articulador das ações e tem organizado nos últimos anos campanhas de conscientização e mobilização social.

Durante as folias de Carnaval serão distribuídas camisetas, abanadores, cartazes, adesivos, bandanas, fitas para amarrar no pulso, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros. A campanha é coordenada pelo Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.


Serviço

Evento: Bloco na rua pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes
Data: 10/2/10, das 11h às 14h
Local: Partida na praça do Patriarca e chegada na praça Antonio Prado

Roteiro - Ação 1 – Percurso com 15 ritmistas da Escola de Samba Vai Vai tocando marchas carnavalescas; atuação de malabares da Escola de Circo (do ator Marcos Frota); distribuição de material de campanha. Percurso: praça do Patriarca em direção à rua São Bento, largo São Francisco, rua José Bonifácio, rua Quintino Bocaiúva, rua Direita, praça do Patriarca, rua da Quitanda, rua Álvares Penteado, largo do Café, rua São Bento, culminando no coreto da praça Antonio Prado.

Roteiro - Ação 2 – Apresentação Musical no coreto da praça Antonio Prado com o maestro João Carlos Martins (Fundação Bachiana Filarmônica e Sinfônica de Heliópolis) e com o músico Bocão da Cuíca (da Vai Vai).


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>