Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Metrô, CPTM e EMTU têm esquema especial para Carnaval
Fevereiro 01, 2008

Para facilitar o deslocamento dos foliões na região da Grande São Paulo, a partir de desta sexta-feira, 1º, Metrô, CPTM e EMTU acionam um esquema especial. A EMTU vai operar duas linhas de microônibus que ligam as estações da CPTM e do Metrô ao Sambódromo do Anhembi. As linhas gratuitas serão operadas por 20 microônibus (azul com faixa vermelha). Partirão das Estações Barra Funda e Tietê e funcionarão nos seguintes dias e horários:

- Na sexta-feira, dia 01/02, sentido Estações/Anhembi, a operação será das 17h a 01h da manhã de sábado.

- No sábado de manhã, dia 02/02, sentido Anhembi/Estações, o serviço funcionará das 5h da manhã às 9h. Para assistir ao desfile à noite, a operação será das 17h à 01h.

- No domingo de manhã, 03/02, para a volta dos foliões (Anhembi/Estações), o horário será o mesmo de sábado, ou seja, das 5h às 9h.

O desembarque dos passageiros no Anhembi será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição). Para utilizar o serviço é preciso que o usuário apresente a senha emitida pelo Metrô ou pela CPTM.

A mesma operação de transporte (ida e volta Estações/Anhembi) se repetirá para o Desfile das Campeãs, no dia 8 de fevereiro.

Além disso, o Metrô e a CPTM também vão operar com esquema especial para agilizar os deslocamentos de quem vai aproveitar o feriado em São Paulo ou para aqueles que pretendem deixar a Capital. Vale lembrar que quem ficar na cidade pode curtir ao máximo, já que Metrô e CPTM operam até a 1 hora da madrugada de sábado para domingo, 3.

Para o feriadão

Confira também como fica o funcionamento do Metrô, CPTM e EMTU desta sexta-feira, 1º, atá a quarta-feira de cinzas, 6.

EMTU

A frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo será reduzida durante o Carnaval. No sábado, rodarão 70% dos ônibus e no domingo, 50%. Na segunda-feira, o esquema será idêntico ao de sábado e na terça, a exemplo de domingo, funcionará metade da frota.

No Corredor Metropolitano ABD, a frota de sábado e domingo seguirá a programação normal dos outros fins de semana. Na segunda-feira, as linhas 284, 286, 289, 290 e 376 circularão com programação de domingo. A linha 287 funcionará com a programação de domingo reforçada por três veículos. Nas linhas 285 e 288, a frota será a mesma de sábado. Na terça-feira, todas as linhas que circulam no corredor ABD seguem a programação de domingo.

Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena do Metrô às estações Barra Funda e Cidade Universitária (CPTM) funcionarão com frota reduzida na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro.

No caso dos veículos que atendem a Estação Cidade Universitária, a frota será reduzida de 15 para 10 veículos. A frota que atende a Estação Barra Funda será reduzida de 7 para 5 veículos.

Na terça-feira de Carnaval este serviço da ponte ORCA, gerenciado pela EMTU/SP, não funcionará.

A Ouvidoria da EMTU/SP (0800-724 05 55) terá expediente normal na segunda e terça-feira.

Metrô

A partir desta sexta-feira, 1º, o Metrô adota um esquema especial para os dias de Carnaval.

A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) terá 43 trens em circulação nos horários de maior movimento (picos da manhã e tarde), como de hábito, mas o Centro de Controle de Operacional do Metrô (CCO), nos horários de vale, poderá reforçar a frota se perceber a necessidade. A mesma medida poderá ser adotada nas outras linhas.

A Linha 2-Verde (Imigrantes-Vila Madalena) vai operar nos horários de pico com 15 trens em circulação.

Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) haverá 42 trens nos picos.

Na Linha 5–Lilás, a oferta será a mesma de um dia útil normal, com cinco trens nos picos da manhã e tarde e quatro trens durante o horário de menor demanda.

No sábado, dia 2, nas linhas 1, 2, 3 e 5, circularão 29, 7, 32 e 3 composições nos horários de forte demanda, respectivamente. Porém, se verificar um aumento de usuários no sistema, o CCO tem condições de colocar imediatamente mais trens em circulação.

No domingo, dia 3, os intervalos programados entre trens serão de 4 minutos na Linha 1, 5 minutos na Linha 2 e 4 minutos na Linha 3. A Linha 5 não opera aos domingos. Novamente, o CCO tem condições de colocar imediatamente mais trens em circulação se verificar um aumento de usuários no sistema.

Na segunda-feira, dia 4, os intervalos programados entre trens serão de 3 minutos na Linha 1, 5 minutos na Linha 2, 3 minutos na Linha 3 e 8 minutos na Linha 5.

Na terça-feira, dia 5, os intervalos programados entre trens serão de 4 minutos na Linha 1, 5 minutos na Linha 2, 4 minutos na Linha 3 e 8 minutos na Linha 5. Vale destacar que o Bilhete Lazer poderá ser usado nesse dia.

Na quarta-feira de Cinzas, 6 de fevereiro, o início da operação comercial nas linhas 1 e 3 será antecipado para às 4 horas, e na Linha 2 para às 4h30. A Linha 5 inicia a operação comercial às 4h40.

CPTM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) preparou um esquema especial para a circulação de trens nas Linhas A (Luz-Francisco Morato), B (Julio Prestes-Itapevi), C-Esmeralda (Osasco-Autódromo), D (Luz-Rio Grande da Serra), E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

No sábado (2/2) e domingo (3/2), os horários não terão alterações, sendo os mesmos praticados normalmente nesses dias. Os intervalos entre as composições na segunda-feira (4/2) serão iguais aos realizados aos sábados (12 e 10 minutos) e na terça (5/2), idênticos aos dos domingos (15 e 12 minutos).

Já na quarta-feira (6/2), dia atípico, em que a maioria das pessoas começa a trabalhar após o meio-dia, os trens circularão com intervalos entre 12 e 10 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com os menores intervalos, entre 6 e 8 minutos.

A CPTM também aproveitará este feriado, quando a demanda de passageiros costuma cair, para promover obras e manutenção preventiva nas suas linhas, gerando pequenas alterações de intervalos em alguns trechos e horários específicos.

Veja como fica a circulação de trens da CPTM durante o Carnaval:

02/02 (Sábado) – Programação normal com intervalo de 12' nas Linhas A,D, F,B, C e 10' na Linha E;

03/02 (Domingo) – Programação normal com intervalo de 15' nas Linhas A,D, F,B e 12' nas Linhas C e E;

04/02 (Segunda) – Programação normal praticada aos sábados, com intervalo de 12' nas Linhas A,D, F,B, C e 10' na Linhas E;

05/02 (Terça) – Programação normal praticada aos domingos, com intervalo de 15' nas Linhas A,D, F,B e 12' nas Linhas C e E;

06/02 (Quarta) – Dia atípico com intervalo de 12' no pico da manhã e vale do dia nas Linhas A,D, F, B e 10' nas Linhas C e E, e pico da tarde com programação normal de dias úteis com intervalo de 8' nas Linhas A,D, F, B e 6' nas Linhas C e E;

Em atendimento aos serviços de obras e manutenção preventiva nas Linhas B, C-Esmeralda e E (extensão de Guaianazes a Estudantes), de 2 a 6 de fevereiro, haverá mudanças de intervalo conforme abaixo:

03/02 (Domingo) – Programação Especial das 08h00 as 18h00 na Linha B com alteração do intervalo entre trens de 15' para 26' e na Linha E-Extensão com alteração do intervalo entre trens de 12' para 20';

05/02 (Terça - Feriado) – Programação Especial das 09h00 as 18h00 na Linha B com alteração do intervalo entre trens de 15' para 18'.

Serviço de Atendimento ao Usuário – O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL) Funcionará no sábado (02), das 7 às 13 horas, voltando na quarta-feira (6), a partir das 7 horas. Os serviços de venda de passes escolares, ouvidoria, achados e perdidos, atendimento ao usuário especial e atendimento emergencial estarão suspensos no domingo, segunda e terça-feira, retornando às 13 horas de quarta-feira. Neste período, as ligações para o 0800-0550121 serão gravadas e respondidas posteriormente. Sugestões e reclamações podem, ainda, ser enviadas por e-mail, para o endereço eletrônico usuario@cptm.sp.gov.br.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas