|
Butantan promove seminário para
comemorar os 70 anos da descoberta da Crotoxina
Julho 21, 2008.
O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,
realizará um seminário em comemoração aos 70 anos da descoberta da Crotoxina
(1938-2008), importante enzima extraída do veneno da Cascavel, sendo o primeiro
componente de veneno animal purificado e cristalizado.
Em 1938, dois pesquisadores do Butantan, K.H. Slotta e H. Fraenkel-Conrat,
publicaram na revista Nature o isolamento, a caracterização e a cristalização da
Crotoxina. A relevância do estudo das toxinas no Brasil se concretizou com a
criação da Sociedade Brasileira de Toxinologia (SBTx), em 1988.
A programação é composta por palestras que abordam a descoberta da crotoxina,
sua estrutura e estudos relacionados a sua função, além de outras toxinas de
cascavel. Entre os palestrantes estarão pesquisadores do Instituto Butantan,
contando também com pesquisadores de importantes instituições.
O seminário “1938-2008 - CROTOXINA: 70 anos de descobertas” é gratuito e
acontece no Auditório do Museu Biológico, dia 07 de agosto, das 9h às 17h. Não é
necessário fazer inscrição prévia. O Instituto Butantan fica na avenida Vital
Brasil, 1500, Butantã, Zona Oeste da capital.
Para maiores informações, acesse: www.butantan.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Butantan.
[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|