Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Quinta edição do Abraço à Represa Guarapiranga terá passeio ciclístico e atividades culturais e ambientais
Maio 26, 2010

Dia 30 de maio será o dia do Abraço à Guarapiranga, que ocorrerá em 3 locais: Parque da Barragem na Av. Robert Kennedy, em frente ao 102 DP, Solo Sagrado em Parelheiros e Parque Ecológico do Guarapiranga no Jardim Ângela. O evento é promovido pela Rede de Olho nos Mananciais, formada por ONGs ambientalistas, movimentos sociais, universidades, instituições religiosas e diversas organizações da sociedade civil, tendo como objetivo a preservação das fontes de água de São Paulo.

O evento, que está em sua quinta edição. pretende chamar a atenção da população e dos órgãos públicos para a degradação dos mananciais e o risco de colapso no sistema de abastecimento de São Paulo. É uma manifestação de carinho com a represa e também de indignação, já que o crescimento desordenado das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, sobretudo nas últimas décadas, as ocupações irregulares, os desmatamentos e o despejo de esgotos e resíduos, comprometem a capacidade de produção, armazenamento, tratamento e distribuição da água.

Como se tudo isso não bastasse, os mananciais de São Paulo vem sofrendo com uma nova ameaça, em função das obras viárias e implantação do Rodoanel. Que entre outros problemas provocou o desmatamento e induziu à ocupação irregular. Além disso, as compensações ambientais previstas ainda não foram implementadas.

Mais que um simples reservatório de água, a Guarapiranga é uma importante referência nos esportes náuticos, no Brasil e no exterior. Está no imaginário da população como a "praia dos paulistanos", o que reforça a sua vocação como espaço de convivência e lazer e a necessidade de mobilizar esforços para a sua preservação.

Diversidade, clima e vida!

Este é o tema do Abraço de 2010. uma homenagem o ano Internacional da Biodiversidade que ao mesmo tempo, relaciona a questão local à preocupação global com as mudanças climáticas, e ainda, reafirma que em síntese a água, particularmente a Guarapiranga, é vida!

Programação do Abraço 2010

Robert Kennedy (Região de Capela do Socorro)
Local: Parque da Barragem - Av. Robert Kennedy - altura do nº. 1200- esquina com rua João de Barro
9h30 - Oficinas ambientais, Maracatu Ilê Aláfia (ACM-CDC Leide das Neves) Capoeira, plantio de mudas
10h30 - Passeio Ciclístico Abrace a Guarapiranga promovido pela ASCIBIKERS Associação de Ciclismo da Grande São Paulo,12h00 - Abraço simbólico à Guarapiranga

Jardim Ângela (Região de M'Boi Mirim)
8h00 - Caminhada saindo da Paróquia Santos Mártires ao Parque Ecológico Guarapiranga (Rua Seringal Rio Verde, 41 Jd. Ângela - Fone 5833-2838)
10h00 - Missa campal no Parque Ecológico Guarapiranga e plantio de mudas
12h00 - Abraço simbólico à Guarapiranga

Solo Sagrado (Região de Parelheiros)
8h30 - Mutirão de limpeza
10h00 - Limpeza da orla
11h15 - Show musical
11h45 - Saudação do representante do Solo Sagrado
12h00 - Abraço simbólico à Guarapiranga
Após o Abraço haverá oficinas de horta orgânica, ikebana e reciclagem além de atividades culturais até as 16h


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas