Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Procon-SP orienta consumidores sobre encerramento de Conta Corrente
Julho 28, 2011

Muitas vezes o consumidor tem dúvidas sobre como deve agir no momento em que pretende encerrar uma conta corrente. Para evitar possíveis transtornos que uma conta aberta e sem movimentação pode causar, o Procon-SP apresenta orientações importantes para o consumidor.
 
Encerramento por solicitação do correntista
 
A qualquer momento o consumidor pode solicitar o encerramento de sua conta, mas deve observar os seguintes procedimentos:
 
- formalizar o pedido por escrito, através de formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar e assinar o documento;
- providenciar a assinatura de todos os titulares ou representantes legais no pedido, caso a conta seja conjunta;
- devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco, não esquecendo de fazer constar no pedido de encerramento, tudo que estiver sendo devolvido;
- verificar se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta;
- cancelar as autorizações para futuros débitos automáticos (contas de água, telefone, seguro, etc.);
- manter saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente,
referentes somente à conta que está sendo encerrada;
- entregar o pedido de encerramento em qualquer agência, solicitando e guardando
o protocolo de recebimento do pedido.
 
Diante do pedido de encerramento, o banco deverá:
 
- entregar ao consumidor um "termo de encerramento" contendo informações detalhadas sobre os procedimentos;
- acatar o pedido mesmo existindo cheques sustados, revogados ou cancelados. A partir desse momento não poderá cobrar tarifa de manutenção de conta;
- fornecer demonstrativo dos compromissos que o consumidor deve cumprir, detalhando os valores a serem quitados;
- esclarecer ao consumidor que os cheques apresentados dentro do prazo de prescrição serão devolvidos pelos respectivos motivos, mesmo após o encerramento da conta, não isentando o correntista das obrigações legais;
- informar que a instituição financeira terá até 30 dias corridos para processar o encerramento. Após a conclusão do processo deverá expedir ao correntista um aviso comunicando a data do efetivo encerramento.
 
Encerramento de Conta Inativa
 
Quando uma conta corrente ficar sem movimentação espontânea - aquela realizada ou comandada pelo correntista para depósitos, saques, débitos e transferências, o banco deve tomar algumas providências:
- Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.
- No mesmo aviso, deverá informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.
- Após enviar o comunicado, se a cobrança da tarifa de manutenção for gerar saldo devedor, o banco deve suspendê-la.
- As contas inativas por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco. Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade;
- A partir do sexto mês sem movimentação espontânea, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.
& nbsp;
Do Procon-SP

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Cia Ballet Paraisópolis apresenta três coreografias inéditas.
Novo programa da companhia apresenta coreografias de Thiago Bordin, com sua vasta experiência internacional, e Christian Casarin. Sessões gratuitas acontecem no Teatro Ítalo Brasileiro, Estação Motiva Cultural e Centro Cultural Olido.

Van Gogh é inspiração para exposição do projeto Nova Fotografia, do MIS.
Série "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra", do fotógrafo Luan Chaves, utiliza a astrofotografia de longa exposição para capturar o céu noturno e poderá ser visitada a partir do dia 21 de outubro.

Coletivo Corpo Aberto apresenta espetáculos gratuitos no Sesc Consolação.
Casa de Vó e Revoada ocupam a área de convivência com dança, poesia e memórias afetivas em novembro e dezembro.

MIS Experience recebe a Feira Monocelha, que promove produtores e artistas independentes.
Com entrada gratuita, evento trará diversos estúdios de tatuagem de todo o Brasil, expositores de marcas de roupas, discos de vinil, ilustradores, brechós, artigos para casa, editoras de livro, espaço gastronômico e muito mais.

Sesc Jazz 2025 celebra a pluralidade do jazz e conecta artistas e público com espetáculos e atividades formativas gratuitas.
Participam 27 artistas nacionais e internacionais em nove unidades do Sesc no estado de São Paulo: Pompeia, 14 Bis, Franca, São José dos Campos, Rio Preto, Centros de Música do Sesc Consolação, Guarulhos, Vila Mariana e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>