Van Gogh é inspiração para exposição do projeto Nova Fotografia, do MIS

Outubro 22, 2025

No dia 21 de outubro, o MIS inaugura mais uma exposição do Nova Fotografia, com a série "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra", do fotógrafo Luan Chaves. O projeto anual do Museu seleciona, por meio de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no Museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS.

Inspirado na icônica obra "Noite estrelada", de Van Gogh, o ensaio fotográfico "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra" utiliza a astrofotografia de longa exposição para capturar o céu noturno como nunca antes visto. Assim como Van Gogh reinterpretou as estrelas em redemoinhos luminosos, esta série busca trazer ao público uma experiência visual que celebra o movimento, a vastidão e o mistério do cosmos. Entre a técnica e a emoção, as imagens criam uma fusão entre a ciência e a arte, celebrando a beleza do universo.

A técnica fotográfica de longa exposição captura o movimento da terra em relação às estrelas, formando um aspecto híbrido em relação ao espaço-tempo. Essa técnica permite visualizar algo que é imperceptível a olho nu: o movimento das estrelas ao longo das horas. É uma fusão única do momento presente e a continuidade do tempo, criando uma ponte visual entre o instante e a eternidade.


Crédito: Luan Chaves

Sobre o fotógrafo
Luan Chaves, nascido em 1989, é natural de São Paulo-SP. É bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós-graduando em Fotografia e Arte pelo Senac-SP. Dedica seu tempo para produção autoral em fotografia, principalmente em expedições por montanhas no Brasil e região Andina, retratando a paisagem, a fauna e a cultura desses ambientes. Participou de uma exposição coletiva em 2019 do grupo Meet the Mountain. Teve fotografias publicadas pela National Geographic, BBC Brasil, Revista Go Outside, entre outros veículos. Em 2021, venceu o concurso fotográfico da Rede Brasileira de Trilhas com o tema Fotografia Noturna. Em 2024, venceu o concurso fotográfico Montanhas do Mundo, no Rio Mountain Festival.

Serviço | Nova Fotografia – "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra"
Período expositivo: de 21 de outubro a 07 de dezembro de 2025
Local: Sala expositiva térreo
Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingresso: gratuito
Classificação: livre

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky. O projeto Nova Fotografia tem apoio da Canson, Imagens de Papel e Busca Vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS

Outras notícias

Cia Ballet Paraisópolis apresenta três coreografias inéditas.
Novo programa da companhia apresenta coreografias de Thiago Bordin, com sua vasta experiência internacional, e Christian Casarin. Sessões gratuitas acontecem no Teatro Ítalo Brasileiro, Estação Motiva Cultural e Centro Cultural Olido.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+ballet+paraisopolis+apresenta+tres+coreografias+ineditas.php

Coletivo Corpo Aberto apresenta espetáculos gratuitos no Sesc Consolação.
Casa de Vó e Revoada ocupam a área de convivência com dança, poesia e memórias afetivas em novembro e dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+corpo+aberto+apresenta+espetaculos+gratuitos+sesc+consolacao.php

MIS Experience recebe a Feira Monocelha, que promove produtores e artistas independentes.
Com entrada gratuita, evento trará diversos estúdios de tatuagem de todo o Brasil, expositores de marcas de roupas, discos de vinil, ilustradores, brechós, artigos para casa, editoras de livro, espaço gastronômico e muito mais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+recebe+feira+monocelha+que+promove+produtores+artistas+independentes.php

Sesc Jazz 2025 celebra a pluralidade do jazz e conecta artistas e público com espetáculos e atividades formativas gratuitas.
Participam 27 artistas nacionais e internacionais em nove unidades do Sesc no estado de São Paulo: Pompeia, 14 Bis, Franca, São José dos Campos, Rio Preto, Centros de Música do Sesc Consolação, Guarulhos, Vila Mariana e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+jazz+2025+celebra+pluralidade+jazz+conecta+artistas+publico+com+espetaculos+atividades+formativas+gratuitas.php

Coleção de desenhos de Di Cavalcanti entra em exposição no MAC USP.
A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até outubro de 2026.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/colecao+desenhos+cavalcanti+entra+exposicao+mac+usp.php

Itaú Cultural tem programação indígena com coral Guarani, show de Tainara Takua, peça e conversa sobre o suficiente para a vida.
Com curadoria da escritora Geni Núñez e da liderança indígena Jerá Guarani, a ação neste ano divide-se em vivências fechadas para educadores em território Guarani e em atividades abertas ao público na sede do IC, com show, intervenção artística, rodas de conversa, espetáculo teatral e feira de artes manuais indígenas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+tem+programacao+indigena+com+coral+guarani+show+tainara+takua+peca+conversa+sobre+suficiente+para+vida.php

Fábricas de Cultura promovem espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso com foco na valorização da leitura.
O tema para o ano de 2025, "Literaturas do Brasil: o que não consigo dizer só com palavras", surgiu da provocação de fomentar a leitura e a literatura frente a queda do número de leitores no país; temporada de apresentações vai de outubro a dezembro deste ano; Teatro Sérgio Cardoso será palco das apresentações itinerantes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fabricas+cultura+promovem+espetaculos+gratuitos+teatro+sergio+cardoso+com+foco+valorizacao+leitura.php

Fim de semana tem teatro para crianças e adultos na Zona Leste e no Sesc Ipiranga.
O Circo Teatro Palombar apresenta "Esquadrão Bombelhaço" no domingo (19), às 11h, no Sesc Ipiranga, com entrada gratuita para crianças de até 12 anos. E a Cia. Madeirite Rosa faz apresentações gratuitas de "A Luta" no sábado(18) e domingo (19), na Casa de Cultura São Rafael, na Zona Leste.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fim+semana+tem+teatro+para+criancas+adultos+zona+leste+sesc+ipiranga.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Heliópolis tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Bernadete e da cantora Naira Marcatto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+heliopolis+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php