Outubro 22, 2025
No dia 21 de outubro, o MIS inaugura mais uma exposição do Nova Fotografia, com a série "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra", do fotógrafo Luan Chaves. O projeto anual do Museu seleciona, por meio de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no Museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS.
Inspirado na icônica obra "Noite estrelada", de Van Gogh, o ensaio fotográfico "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra" utiliza a astrofotografia de longa exposição para capturar o céu noturno como nunca antes visto. Assim como Van Gogh reinterpretou as estrelas em redemoinhos luminosos, esta série busca trazer ao público uma experiência visual que celebra o movimento, a vastidão e o mistério do cosmos. Entre a técnica e a emoção, as imagens criam uma fusão entre a ciência e a arte, celebrando a beleza do universo.
A técnica fotográfica de longa exposição captura o movimento da terra em relação às estrelas, formando um aspecto híbrido em relação ao espaço-tempo. Essa técnica permite visualizar algo que é imperceptível a olho nu: o movimento das estrelas ao longo das horas. É uma fusão única do momento presente e a continuidade do tempo, criando uma ponte visual entre o instante e a eternidade.

Sobre o fotógrafo
Luan Chaves, nascido em 1989, é natural de São Paulo-SP. É bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós-graduando em Fotografia e Arte pelo Senac-SP. Dedica seu tempo para produção autoral em fotografia, principalmente em expedições por montanhas no Brasil e região Andina, retratando a paisagem, a fauna e a cultura desses ambientes. Participou de uma exposição coletiva em 2019 do grupo Meet the Mountain. Teve fotografias publicadas pela National Geographic, BBC Brasil, Revista Go Outside, entre outros veículos. Em 2021, venceu o concurso fotográfico da Rede Brasileira de Trilhas com o tema Fotografia Noturna. Em 2024, venceu o concurso fotográfico Montanhas do Mundo, no Rio Mountain Festival.
Serviço | Nova Fotografia – "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra"
Período expositivo: de 21 de outubro a 07 de dezembro de 2025
Local: Sala expositiva térreo
Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky. O projeto Nova Fotografia tem apoio da Canson, Imagens de Papel e Busca Vida.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php