Outubro 22, 2025
O Coletivo Corpo Aberto, reconhecido por sua pesquisa em teatro e dança voltada às infâncias, apresenta, com sessões gratuitas, dois espetáculos do repertório no Sesc Consolação. A programação começa com Casa de Vó (dias 1º e 15 de novembro, sábados, 16h) e segue com Revoada (dias 30 de novembro e 14 de dezembro, domingos, 16h), ambos com direção de Verônica Avellar.
Em Casa de Vó, o coletivo propõe uma viagem poética pelas lembranças e pela afetividade que habitam os espaços familiares. Com dramaturgia de André do Amaral e performances de Jennifer Soares, Thamara Almeida e Patrícia Bruschini, a obra parte das memórias ancestrais das intérpretes e de uma pesquisa sonora inspirada na cultura popular brasileira, para refletir sobre o crescimento das cidades e as perdas simbólicas que ele impõe.
A trilha sonora original ao vivo, criada pela cantora e musicista Ritamaria, costura a dramaturgia com canções autorais e ritmos percussivos, acompanhando os movimentos fluidos das intérpretes que reinventam caminhos para reconstruir a casa da avó – um espaço simbólico de afeto e resistência. O espetáculo convida as crianças a brincar, dançar e participar da cena, reafirmando o compromisso do Coletivo Corpo Aberto com uma arte que reconhece a criança como protagonista de suas descobertas e imaginários.
A diretora Verônica Avellar conta, que na peça, após a morte da avó, as netas recebem a proposta de uma construtora que pretende demolir a antiga casa para construir um prédio comercial. “Decididas a lutar pela preservação, elas reocupam o quintal e, guiadas por memórias e afetos, descobrem um catálogo de folhas deixado pela vó, que as inspira a salvar a casa e o que ela representa”.
Natureza na metrópole
Já o espetáculo Revoada convida o público a um voo poético sobre o asfalto. Inspirado pela poesia de Manoel de Barros, o trabalho nasceu de uma investigação em praças e ruas do Brás, bairro da zona central de São Paulo, e se pergunta: é possível uma relação entre criança e natureza dentro da metrópole?
Com Danielle Rocha, Jennifer Soares e Veronica Avellar em cena e Ritamaria novamente na trilha sonora ao vivo, Revoada transforma o vento em personagem e guia de um jogo sensorial em que dança, som e brincadeira se misturam. Entre galhos imaginários e ninhos improvisados, as intérpretes convidam o público infantil a desacelerar e reconhecer a natureza que ainda habita os espaços urbanos.
“Revoada é um espetáculo de dança teatro nascido do vento. Corpos-pássaros que aprendem a voar, pousando e brincando sobre o asfalto. Um convite à poesia, à escuta e à leveza”, explica a diretora e atriz Verônica Avellar.
Sobre o Coletivo Corpo Aberto
Grupo de artistas da dança fundado há 10 anos na cidade de São Paulo, com atuação voltada à criação cênica a partir de corpos periféricos, fabulações femininas e práticas de escuta e cuidado com o território. Desde sua formação, o coletivo tem desenvolvido projetos que entrelaçam arte, política e ancestralidade, com especial atenção às potências e urgências da Zona Leste paulistana. O coletivo também tem se consolidado como uma das companhias mais atuantes na pesquisa cênica voltada às infâncias, explorando o diálogo entre corpo, som e imaginação como espaços de criação e aprendizado. @coletivocorpoaberto.
Serviço:
Casa de Vó
1º e 15 de novembro, sábados, às 16h.
Sesc Consolação – Área de Convivência – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo.
40 minutos | Livre | Gratuito.
Direção – Verônica Avellar. Dramaturgia – André do Amaral. Trilha Sonora Original (composição e performance ao vivo) – Ritamaria. Canções – André do Amaral e Ritamaria. Intérpretes Criadoras – Jennifer Soares, Thamara Almeida e Patrícia Bruschini. Cenografia – Patrícia Bruschini. Figurino – Emília Reily. Sonoplastia e Operação de Áudio – Felipe Zancanaro. Produção Geral – Danielle Rocha. Fotografias – Leonardo George. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Logo e Arte – André Hulck. Realização – Coletivo Corpo Aberto e Rocha Produções.
Revoada
30 de novembro e 14 de dezembro, domingos, às 16h.
Sesc Consolação – Área de Convivência – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo.
50 minutos | Livre | Gratuito.
Direção – Veronica Avellar. Intérpretes –Danielle Rocha, Jennifer Soares e Veronica Avellar. Intérpretes Stand-in – Patrícia Bruschini e Thamara Almeida. Musicista e Cantora – Ritamaria. Poemas e Orientação de Pesquisa – André do Amaral. Trilha Musical e Composições – Letícia Goes. Pássaros Sonoros – Natália Scromov. Figurino – Mariana Chiarello. Cenário – Clau Carmo. Bordadeiras – Remilda Antônia e Delurdes Bernardes. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Arte Gráfica de Divulgação – Cledson Bauhaus. Produção – Danielle Rocha.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta
Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php
Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php
Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php
Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php
Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php
Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php
Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php