Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pesquisa revela: adolescentes paulistas rever seus hábitos alimentares
Maio 29, 2008

De cada 100 adolescentes paulistas, 97 precisam rever seus hábitos alimentares. “O principal problema é o consumo excessivo de gordura e a deficiência ou ausência de fibras”, relata a nutricionista Samantha Caesar de Andrade. Em 2002, ela entrevistou 1.584 jovens, com idade entre 12 e 19 anos, nas cidades de São Paulo, Campinas e Botucatu. “Obtivemos uma amostra representativa de todo o Estado, de acordo com metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais”, explica.

Os resultados estão na dissertação de mestrado Índice de qualidade da dieta e seus fatores associados em adolescentes no Estado de São Paulo, apresentada no final do ano passado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa foi orientada pela professora Regina Mara Fisberg.

Samantha considera os resultados alarmantes, já que apenas 3% dos entrevistados apresentaram dieta considerada saudável. Cada um dos jovens respondeu um questionário sobre suas refeições no dia anterior à pesquisa. As respostas foram tabuladas e submetidas a análise por um programa destinado a identificar nessas refeições dez indicadores “pontuados” de zero a 10: as quantidades de cereais, hortaliças, frutas, leite e derivados, carne e ovos, leguminosas, gordura total, colesterol, sódio e variedade da dieta. “Somando esses itens obtivemos o chamado Índice de Qualidade da Dieta (IDQ), que varia de zero a 100. As dietas podem ser consideradas saudáveis quando essa soma ultrapassa os 80 pontos”, afirma Samantha.Sobrepeso – Para a nutricionista, os dados revelados pelo estudo são muito preocupantes: “Entre os pesquisados, 60% declararam não ter consumido nenhuma fruta no dia anterior à entrevista”. De acordo com Samantha, isso preocupa, porque a adolescência é o período da vida no qual se formam os costumes e hábitos da vida adulta. “Nossa intenção agora é refazer o procedimento com os mesmos entrevistados, alguns já adultos, para verificar a evolução desse processo”, diz.

Durante a análise das respostas, observou-se que adolescentes mais velhos apresentaram dieta menos saudável do que os mais novos. Para Samantha, a tendência é que um jovem de 19 anos passe mais tempo fora de casa e, por isso, a alimentação seja de qualidade inferior, baseada em fast-food (comida rápida de lanchonetes). “Além disso, a maioria dos adolescentes nessa faixa etária trabalha e tem mais autonomia nas escolhas”, afirma.

Os dados da literatura médica indicam uma tendência de piora que pode ser constatada nas taxas de jovens com sobrepeso. Na década de 1970, 4% dos rapazes e 7,5% das adolescentes estavam acima do peso. Hoje essa taxa é de, respectivamente, 18% e 15,5%. “Espero que os resultados da pesquisa sirvam para balizar políticas públicas de saúde voltadas para a educação dos hábitos alimentares”, diz a pesquisadora.

Mais informações, pelo telefone (11) 8555-8593 ou pelo e-mail sami@usp.br

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Agência USP de Notícias

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas