Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

Julho 04, 2025

Inspirado na trajetória de vida da atriz francesa Sarah Bernhardt (1844-1923), considerada por muitos "a atriz mais famosa da história", o espetáculo propõe uma reflexão sobre os desafios e conquistas das mulheres no universo teatral. O espetáculo se apresenta às segundas-feiras de julho, às 19h, no teatro da Biblioteca Mário de Andrade.

Ao trazer pra cena a história de Sarah Bernhardt, o espetáculo celebra uma mulher que desafiou as normas de sua época, enfrentando a discriminação por sua postura irreverente e inovadora. Bernhardt se tornou um símbolo de força e empoderamento, não apenas por sua brilhante atuação no palco, mas também pela ousadia em quebrar convenções sociais, solidificando-se como uma das maiores atrizes de todos os tempos.

Simultaneamente, o espetáculo apresenta uma atriz contemporânea brasileira, que, diante dos desafios da profissão, se dedica à criação e produção de um espetáculo sobre Sarah Bernhardt. Essa conexão entre passado e presente, resulta em uma rapsódia cômico-dramática que revela pontos em comum ao longo da história, como o etarismo e a constante luta das mulheres no universo artístico.

A trilha sonora do espetáculo, elaborada pelo Maestro João Maurício Galindo, destaca-se por resgatar a obra de grandes compositoras contemporâneas de Sarah Bernhardt, como Lili Boulanger e Cécile Chaminade. Essa escolha cria um diálogo profundo entre a trilha sonora e o texto e valoriza a presença feminina nas artes.

A peça também explora a relação de Sarah Bernhardt com o Brasil, país onde se apresentou diversas vezes, sendo o palco de um acidente que resultou na amputação de uma de suas pernas.

Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt é uma homenagem ao poder da arte e ao papel transformador das mulheres. Um espetáculo para aqueles que buscam, para além do entretenimento, uma reflexão sobre temas contemporâneos e universais.

SINOPSE

O espetáculo solo é uma experiência imersiva na vida da lendária atriz francesa Sarah Bernhardt, que revolucionou o teatro mundial. A narrativa começa com uma atriz contemporânea, no processo de criação de uma performance sobre Bernhardt, e, à medida que a trama se desenrola, momentos emblemáticos da trajetória da grande atriz ganham vida no palco.

Sobre LUCIANA CARNIELI (Atriz e Autora)

Atriz e dramaturga formada pela Escola de Arte Dramática/ ECA/ USP. No teatro, atuou em espetáculos de variados estilos – musical, comédia e drama - dirigidos por Jô Soares, Gabriel Villela, Marcelo Lazzaratto, Débora Dubois, Eduardo Tolentino de Araújo, Marcia Abujamra, Cássio Scapin, Alexandre Reinecke, entre outros. Na TV atuou em novelas e seriados da TV Globo, GNT e TV Cultura, sendo dirigida por diretores como Maurício Farias, Hugo Prata, Denise Sarraceni e Luís Villaça.

Foi indicada aos Prêmios: Bibi Ferreira, por seu trabalho em "Primeiro Hamlet", APCA e Aplauso Brasil, por seu trabalho em "Amar, Verbo Intransitivo", também ao Prêmio Aplauso Brasil por seu trabalho em "Roque Santeiro, o Musical" e aos prêmios Bibi Ferreira de Teatro Musical e Prêmio Qualidade Brasil por sua atuação no espetáculo musical "Lampião e Lancelote", sendo vencedora do Prêmio Femsa por este trabalho.

Sobre ELIAS ANDREATO (Diretor)

Ator de teatro, cinema e televisão, diretor e muitas vezes roteirista dos seus próprios trabalhos. Sua busca é pela humanidade dos personagens que interpreta e seus espetáculos frequentemente questionam o papel do artista na sociedade e a relação com seu tempo. Construiu uma carreira sólida feita, acima de tudo, pela escolha por personagens/personalidades que pudessem traduzir esse pensamento – Van Gogh, Oscar Wilde, Artaud, são exemplos dessa escolha e resultaram em interpretações marcantes que garantiram a ele um lugar especial no teatro brasileiro.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Atuação: Luciana Carnieli
Direção: Elias Andreato
Trilha Sonora: Maestro João Maurício Galindo
Figurino: Marichilene Artisevskis
Iluminação: Sylvie Laila
Fotos: João Caldas Filho
Vídeo: Seh Marques
Realização: Luminária Produções Artísticas

SERVIÇO
Local: Biblioteca Mário de Andrade/ Auditório
Endereço: Rua da Consolação, 94 - República
Datas: Segundas -feiras - 07, 14, 21 e 28 de julho
Horário: 19hs
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos.
Ingressos: Gratuitos, disponíveis 1 hora antes na Bilheteria do Teatro.

Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Outras notícias

Gabriela Winter anuncia novas datas da temporada especial de dez anos de Catadora de Ilusões.
Com direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela com delicadeza e sensibilidade o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/gabriela+winter+anuncia+novas+datas+temporada+especial+dez+anos+catadora+ilusoes.php

Buena Onda Reggae Club faz show gratuito no Tendal da Lapa celebrando 10 anos de carreira.
Apresentação acontece em 16 de agosto, domingo, e integra circuito de shows comemorativos de uma década da banda que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buena+onda+reggae+club+faz+show+gratuito+tendal+lapa+celebrando+anos+carreira.php

Centro de Música Brasileira apresenta recital com obras de 16 compositores diferentes.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+apresenta+recital+com+obras+compositores+diferentes.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Duna e Cia Laclass.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+duna+cia+laclass.php

NEFELIBATO, monólogo de Luiz Machado, retorna a São Paulo para curta temporada no Teatro B32 (Espaço Experimental).
Escrita por Regiana Antonini, com direção de Fernando Philbert e supervisão de Amir Haddad, e indicada ao Prêmio Cenym na categoria de melhor ator e pelo Prêmio Aplauso Brasil na categoria especial como Destaque do ano, a peça apresenta um equilibrista que vive entre lucidez e loucura
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nefelibato++luiz+machado+sao+paulo+curta+temporada+teatro+b32+espaco+experimental.php

Casa de Alice realiza edição da feira da Rua Fortunato, na Vila Buarque.
Evento gratuito reúne 40 marcas autorais, gastronomia e experiências criativas em um dos endereços mais tradicionais da economia criativa paulistana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/casa+alice+realiza+edicao+feira+rua+fortunato+vila+buarque.php

Grupo Corpo Molde faz apresentações gratuitas do espetáculo de dança 3ª.
Coreografia que investiga as marcas da guerra sobre o corpo encerra trilogia dedicada às questões humanitárias e ocupa a cena com dez bailarinos e grades metálicas que se reconfiguram ao longo da obra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+corpo+molde+faz+apresentacoes+gratuitas+espetaculo+danca+3ª.php

Sesc Belenzinho apresenta Helena Black, a drag queen contadora de histórias.
A programação acontece de 22 de agosto a 13 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+belenzinho+apresenta+helena+black+drag+queen+contadora+historias.php

Sucesso de público e crítica, Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, da Cia. Mungunzá, ganha nova temporada na Funarte SP.
Espetáculo dirigido por Luiz Fernando Marques, aborda o sentimento de imobilidade vivido pelas pessoas nos dias de hoje.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sucesso+publico+critica+poema+suspenso+para+uma+cidade+queda+cia+mungunza+ganha+nova+temporada+funarte.php

Em agosto, espaço ºAndar, tem programação intensa com teatro e cursos todos os dias da semana.
Entre os destaques do mês, estão os espetáculos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/agosto+espaco+ºandar+tem+programacao+intensa+com+teatro+cursos+todos+dias+semana.php

Musical O Céu de Bibi Ferreira estreia em São Paulo no Centro Cultural FIESP.
A temporada vai de 20 de agosto a 20 de setembro e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+ceu+bibi+ferreira+estreia+sao+paulo+centro+cultural+fiesp.php