Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cem obras de artistas italianos estarão no MASP
Por Jade Petronilho.
Julho 22, 2008.

A mostra Arte Contemporânea Italiana (1950 a 2000), promovida pelo Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, chegará ao Brasil trazendo obras dos mais importantes artistas contemporâneos da Itália. Composta por esculturas, pinturas, mosaicos e outros, a exposição será aberta ao público a partir do dia 8 de agosto.

Totalizando cem obras (uma de cada artista), a mostra itinerante reúne artes que passam pelo "informalismo" de Lucio Fontano - precursor do movimento minimalista italiano  - pelo abstrato, pela figuração, pelos anos 60, pela pop art, pela arte conceitual até, enfim, chegar à vídeo-arte.

Clássicos da arte contemporânea universal não ficariam de fora, por isso, criações de Piero Manzoni, Sandro Chia, Mimmo Paladino e Michelangelo Pistoletto certamente estarão por lá.

Com a curadoria de Maurizio Calvesi, houveram estudos específicos para a escolha do que deveria vir para a América Latina. Todas as obras são parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores de Roma e algumas delas, já estiveram na Índia, no Japão, na Sérvia, no Peru e no Chile.

Serviço:
Coleção de Arte Contemporânea Italiana (Farnesina)
De 8 de agosto a 21 de setembro
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César - São Paulo – SP.
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.
A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Informações ao público: 11 3251 5644. www.masp.art.br

 

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas