FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som

Abril 02, 2026

Nos dias 11 e 12 de abril, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a FLIMIS – Feira do Livro do MIS, novo evento cultural gratuito que busca promover livros que exploram linguagens artísticas, especialmente aquelas vinculadas à imagem (fotografia, cinema, ilustração, quadrinhos) e ao som (música e poesia), explorando publicações para ver, ouvir e ler. A feira busca fomentar, dessa forma, a produção e a circulação de livros, valorizando a diversidade e a qualidade editorial. Ao todo, foram 75 expositores selecionados para a primeira edição do evento, realizada em parceria com a editora Lote 42.

A seleção contemplou editoras de diferentes portes: desde Ubu, Fósforo e Aleph, passando por publicadores artesanais, como Borogodó Editora, gráficafábrica e Quelônio, até artistas independentes e livrarias. Os 75 expositores mostrarão uma grande diversidade na construção de publicações impressas, tanto pelo conteúdo apresentado como pelas técnicas utilizadas, como serigrafia, carimbo, tipografia e xilogravura.

Durante os dois dias de evento, também acontece, na entrada do Museu, uma programação de falas sobre processos criativos. Cada palestra será um estudo de caso de um livro específico do catálogo das editoras e dos artistas participantes da feira. A proposta é focar em uma única publicação, expandindo a experiência de leitura por meio do compartilhamento de bastidores dos processos de edição, conceitos, experiências, relatos de produção gráfica, entre outros aspectos dos múltiplos caminhos que a arte impressa pode seguir.

Serão, ao todo, 14 palestras gratuitas, das 12h às 19h, começando sempre na hora cheia. Confira a programação completa!

Programação | Sábado, 11 de abril

12h | “Esfir Chub: Minha vida é o cinema”, com Neide Jallageas e Paulo Angerami (Kinoruss Edições)
13h | “Pequeno gabinete de curiosidades de um trapeiro caminhante”, com Ricardo Luis Silva (Estudio Ceda el Paso)
14h | “De passagem mas não a passeio”, com Dinha (Câmara Periférica do Livro/Me Parió)
15h | “Era preciso estar em sintonia com o seu tempo”, com Gustavo Piqueira (Lote 42)
16h | “Terra prometida”, com Matheus Pestana e Roberto Borges (Editora Ercolano)
17h | “Hum,” com Samir Mesquita (Quelônio)
18h | “Segue o baile”, com Magô Pool

Programação | Domingo, 12 de abril

12h | “Nunca enganaremos”, com Paula Pedrosa (Editora Olhavê)
13h | “Coleção Itamar para crianças”, com Isabel Malzoni e Raquel Matsushita (Editora Caixote)
14h | “Corte e costura”, com Márcio Paixão Jr. (MMarte)
15h | “9x12”, com Rossana Di Munno (Borogodó Editora)
16h | “Por favor, você poderia fazer uma foto?”, com Luana Navarro (Telaranha Edições)
17h | “O som de São Paulo”, com Fabiana Caso e Talita Hoffmann (Editora Terreno Estranho)
18h | “Práticas para destrinchar a cidade”, com Laura del Rey (Editora Incompleta)

Cara Carimbo: oficina aberta com Gilberto Tomé | 11 e 12 de abril, das 12h às 17h | gratuita

Esta vivência de impressão com carimbos parte de uma figura simétrica muito conhecida: o rosto humano. A proposta é fazer experimentos gráficos compondo vários rostos com diversas formas de olhos, narizes, bocas e ouvidos. Todas as imagens remetem aos atos de ouvir, falar e olhar – verbos que movimentarão a FLIMIS. A atividade aborda, visualmente, a ideia de composição com o equilíbrio ou desequilíbrio que lhe são próprios de observar. O suporte para aplicação dos carimbos são cadernos com as capas especialmente impressas com as mesmas imagens: o miolo fica disponível para o participante carimbar outras e surpreendentes composições.

Expositores | FLIMIS 2026
Aboio Editorial | Afluente | Aleph | Amilton Santos | Anansi Lab | Atelier Zico Farina | Banca Tatuí | Bazar do Tempo | Bebel Books | Borogodó Editora | Bulu Editora | Câmara Periférica do Livro (CPL) | Catacumba | Círculo de Poemas/Fósforo | diquinta | Dublinense | Edições Barbatana | Editora 34 | Editora Bamboozinho | Editora Caixote | Editora Clepsidra | Editora Cobogó | Editora Deu na Telha | Editora Ercolano | Editora Funilaria | editora hipotética | Editora Incompleta | Editora Kalinka | Editora Kitembo | Editora Meu Fim de Mundo | Editora Olhavê | Editora Origem | Editora Polytheama/Selo Phantastika | Editora Terreno Estranho | Edusp em Movimento | Estudio Ceda el Paso | Experimentos Impressos | Gabaju | GLAC edições | gráficafábrica/gilberto tomé | Keila Okubo | Kinoruss Edições | LAB. Migaloo | Laranja Original | lauaual | lila botter | Livraria Gráfica | Lote 42 | Lótus e Lichias | Lúcia Ishikawa | Magô Pool | Marina Schenkel | Matheus Gonçalves | Mina de HQ | MMarte | Nemo | Numa Editora | ÔZé Editora | Paisagens Encartadas | Pé de Cabra Editora | Poupée Rouge Publicações | Procópio Patavino | Quelônio | Rodrigo Leme | Seiva | Selo Demônio Negro | Selo Vertigem | Sinistra Edições | sobinfluencia edições | Telaranha Edições | Terra Virgem Edições | Ubu | Wagner Willian | Zapata Edições | Zarabatana Books

Sobre a editora Lote 42
Fundada em 2012, a Lote 42 aposta na qualidade da edição. O ritmo de lançamentos parcimonioso permite um cuidado em diversos aspectos do livro, do conteúdo ao projeto gráfico. A editora é a responsável pelas livrarias Banca Tatuí e Livraria Gráfica e a escola de publicação Sala Tatuí. Realiza a produção de eventos do circuito de publicações independentes, como a Feira Miolo(s) (Biblioteca Mário de Andrade) e a Printa-Feira (Sesc 24 de Maio). Em 2025, a editora recebeu o V.O. Stomps Prize, concedido pelo Museu Gutenberg (Alemanha), tornando-se a primeira editora latino-americana a obter esse reconhecimento.

Serviço | FLIMIS – Feira do Livro do MIS
Datas: 11 e 12 de abril, das 11h às 19h
Local: Área externa do museu + foyer térreo
Ingresso: Gratuito
Classificação: livre

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, MIS, Lote 42 e Sala Tatuí, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac, e conta com patrocínio da Gráfica Viena.

O MIS tem patrocínio institucional da Livelo, Vivo, Goldman Sachs, Ituran e Goodstorage e apoio institucional das empresas Delboni, EAÍ?! Marketing, Unisys, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Unipar, Campari, Colégio Albert Sabin, PWC, Telium, Kaspersky, Gabriel e Play Audiovisual.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS

Outras notícias

Trio Le Donne apresenta-se gratuitamente na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis.
O recital A Música de Câmara Brasileira- Paisagens Sonoras do Centro de Música Brasileira contará com o Trio Le Donne, canto, violoncelo e piano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trio+le+donne+universidade+presbiteriana+mackenzie+higienopolis.php

Mostra internacional Naveganças entra em cartaz na Funarte, com artistas de três países e participação cearense de Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim.
Exposição celebra os 35 anos da Ponte Cultura e reúne artistas do Brasil, Alemanha e Canadá em torno de assuntos como deslocamento, território e encontros culturais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+internacional+navegancas+funarte+artistas+tres+paises+participacao+cearense+ana+cristina+mendes+herbert+rolim.php

Carol Garcia e Juliana Lohmann estreiam Animal Dentro.
A peça mergulha na amizade profunda e complexa entre Carolina e Juliana, duas mulheres que crescem e vivem juntas, mas que na idade adulta são impedidas de continuar essa amizade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carol+garcia+juliana+lohmann+estreiam+animal+dentro.php

Sesc Consolação realiza workshop e concerto Gratuito com artistas eslovenos no dia 23 de abril.
A cantora Neza Okorn e o trompetista Zan Cesar conduzem a formação vocal seguida da apresentação que mescla jazz, música brasileira e criação em tempo real
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+consolacao+workshop+concerto+gratuito+artistas+eslovenos+abril.php

Depois de 2 temporadas de sucesso em São Paulo, Na Sala dos Espelhos ocupa a Cúpula do Theatro Municipal com 6 apresentações gratuitas.
Solo tem indicação ao prêmio APCA de melhor atriz, para Carolina Manica, e a direção é assinada por Michelle Ferreira e Maíra de Grandi. Monólogo traz aos palcos adaptação do quadrinho homônimo de Liv Strömquist e questiona a tirania da imagem em um mundo dominado pelas redes sociais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sala+dos+espelhos+theatro+municipal+apresentacoes+gratuitas.php

Bela Vista Cultural lança o primeiro Guia Gastronômico da Culinária Imigrante do século XXI em São Paulo.
Publicação reúne 33 estabelecimentos familiares comandados por imigrantes de diferentes gerações e conta com cupons promocionais para estimular a visitação do público a bares e restaurantes como Al Janiah, Casa Turca e Cho Sun Gal Bi, entre outros
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bela+vista+cultural+guia+gastronomico+culinaria+imigrante+seculo+xxi+sao+paulo.php

Espetáculo de dança Do chão não passa tem novas apresentações em temporada gratuita.
O espetáculo, que explora a potência do movimento rasteiro, e investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo, tem novas apresentações nos Teatros Paulo Eiró e Arthur Azevedo em maio
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+danca+chao+nao+passa+novas+apresentacoes+temporada+gratuita.php

Concerto Tempo Pascal apresenta raridades do século XVIII.
Concerto sob regência de Jésus Figueiredo reúne Vivaldi, José Maurício Nunes Garcia e obra inédita de Jommelli no Brasil para o ciclo da Páscoa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/concerto+tempo+pascal+apresenta+raridades+seculo+xviii.php

Circuito de Teatro Infantil Ambiental anuncia apresentações em Francisco Morato e Caieiras.
O projeto promove apresentações gratuitas do espetáculo "Pasqualino e a Natureza", que mistura arte, diversão e educação ambiental ao abordar de forma leve e poética a importância de cuidar do planeta.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circuito+teatro+infantil+ambiental+anuncia+apresentacoes+francisco+morato+caieiras.php

O Buraco d’Oráculo realiza em abril a XIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista.
O teatro de rua ocupa o bairro da zona leste paulistana com nove espetáculos gratuitos. Cultura, arte e diversão ao ar livre!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buraco+d’oraculo+realiza+abril+xiii+mostra+teatro+sao+miguel+paulista.php

Tenor Jean William e violonista Rafael Altro apresentam concerto no CCSP.
Espetáculo reúne árias de ópera e canções brasileiras em formação inédita de voz e violão, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+violonista+rafael+altro+apresentam+concerto+ccsp.php