Abril 02, 2026
Nos dias 11 e 12 de abril, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a FLIMIS – Feira do Livro do MIS, novo evento cultural gratuito que busca promover livros que exploram linguagens artísticas, especialmente aquelas vinculadas à imagem (fotografia, cinema, ilustração, quadrinhos) e ao som (música e poesia), explorando publicações para ver, ouvir e ler. A feira busca fomentar, dessa forma, a produção e a circulação de livros, valorizando a diversidade e a qualidade editorial. Ao todo, foram 75 expositores selecionados para a primeira edição do evento, realizada em parceria com a editora Lote 42.
A seleção contemplou editoras de diferentes portes: desde Ubu, Fósforo e Aleph, passando por publicadores artesanais, como Borogodó Editora, gráficafábrica e Quelônio, até artistas independentes e livrarias. Os 75 expositores mostrarão uma grande diversidade na construção de publicações impressas, tanto pelo conteúdo apresentado como pelas técnicas utilizadas, como serigrafia, carimbo, tipografia e xilogravura.
Durante os dois dias de evento, também acontece, na entrada do Museu, uma programação de falas sobre processos criativos. Cada palestra será um estudo de caso de um livro específico do catálogo das editoras e dos artistas participantes da feira. A proposta é focar em uma única publicação, expandindo a experiência de leitura por meio do compartilhamento de bastidores dos processos de edição, conceitos, experiências, relatos de produção gráfica, entre outros aspectos dos múltiplos caminhos que a arte impressa pode seguir.

Serão, ao todo, 14 palestras gratuitas, das 12h às 19h, começando sempre na hora cheia. Confira a programação completa!
Programação | Sábado, 11 de abril
12h | “Esfir Chub: Minha vida é o cinema”, com Neide Jallageas e Paulo Angerami (Kinoruss Edições)
13h | “Pequeno gabinete de curiosidades de um trapeiro caminhante”, com Ricardo Luis Silva (Estudio Ceda el Paso)
14h | “De passagem mas não a passeio”, com Dinha (Câmara Periférica do Livro/Me Parió)
15h | “Era preciso estar em sintonia com o seu tempo”, com Gustavo Piqueira (Lote 42)
16h | “Terra prometida”, com Matheus Pestana e Roberto Borges (Editora Ercolano)
17h | “Hum,” com Samir Mesquita (Quelônio)
18h | “Segue o baile”, com Magô Pool
Programação | Domingo, 12 de abril
12h | “Nunca enganaremos”, com Paula Pedrosa (Editora Olhavê)
13h | “Coleção Itamar para crianças”, com Isabel Malzoni e Raquel Matsushita (Editora Caixote)
14h | “Corte e costura”, com Márcio Paixão Jr. (MMarte)
15h | “9x12”, com Rossana Di Munno (Borogodó Editora)
16h | “Por favor, você poderia fazer uma foto?”, com Luana Navarro (Telaranha Edições)
17h | “O som de São Paulo”, com Fabiana Caso e Talita Hoffmann (Editora Terreno Estranho)
18h | “Práticas para destrinchar a cidade”, com Laura del Rey (Editora Incompleta)
Cara Carimbo: oficina aberta com Gilberto Tomé | 11 e 12 de abril, das 12h às 17h | gratuita
Esta vivência de impressão com carimbos parte de uma figura simétrica muito conhecida: o rosto humano. A proposta é fazer experimentos gráficos compondo vários rostos com diversas formas de olhos, narizes, bocas e ouvidos. Todas as imagens remetem aos atos de ouvir, falar e olhar – verbos que movimentarão a FLIMIS. A atividade aborda, visualmente, a ideia de composição com o equilíbrio ou desequilíbrio que lhe são próprios de observar. O suporte para aplicação dos carimbos são cadernos com as capas especialmente impressas com as mesmas imagens: o miolo fica disponível para o participante carimbar outras e surpreendentes composições.
Expositores | FLIMIS 2026
Aboio Editorial | Afluente | Aleph | Amilton Santos | Anansi Lab | Atelier Zico Farina | Banca Tatuí | Bazar do Tempo | Bebel Books | Borogodó Editora | Bulu Editora | Câmara Periférica do Livro (CPL) | Catacumba | Círculo de Poemas/Fósforo | diquinta | Dublinense | Edições Barbatana | Editora 34 | Editora Bamboozinho | Editora Caixote | Editora Clepsidra | Editora Cobogó | Editora Deu na Telha | Editora Ercolano | Editora Funilaria | editora hipotética | Editora Incompleta | Editora Kalinka | Editora Kitembo | Editora Meu Fim de Mundo | Editora Olhavê | Editora Origem | Editora Polytheama/Selo Phantastika | Editora Terreno Estranho | Edusp em Movimento | Estudio Ceda el Paso | Experimentos Impressos | Gabaju | GLAC edições | gráficafábrica/gilberto tomé | Keila Okubo | Kinoruss Edições | LAB. Migaloo | Laranja Original | lauaual | lila botter | Livraria Gráfica | Lote 42 | Lótus e Lichias | Lúcia Ishikawa | Magô Pool | Marina Schenkel | Matheus Gonçalves | Mina de HQ | MMarte | Nemo | Numa Editora | ÔZé Editora | Paisagens Encartadas | Pé de Cabra Editora | Poupée Rouge Publicações | Procópio Patavino | Quelônio | Rodrigo Leme | Seiva | Selo Demônio Negro | Selo Vertigem | Sinistra Edições | sobinfluencia edições | Telaranha Edições | Terra Virgem Edições | Ubu | Wagner Willian | Zapata Edições | Zarabatana Books
Sobre a editora Lote 42
Fundada em 2012, a Lote 42 aposta na qualidade da edição. O ritmo de lançamentos parcimonioso permite um cuidado em diversos aspectos do livro, do conteúdo ao projeto gráfico. A editora é a responsável pelas livrarias Banca Tatuí e Livraria Gráfica e a escola de publicação Sala Tatuí. Realiza a produção de eventos do circuito de publicações independentes, como a Feira Miolo(s) (Biblioteca Mário de Andrade) e a Printa-Feira (Sesc 24 de Maio). Em 2025, a editora recebeu o V.O. Stomps Prize, concedido pelo Museu Gutenberg (Alemanha), tornando-se a primeira editora latino-americana a obter esse reconhecimento.
Serviço | FLIMIS – Feira do Livro do MIS
Datas: 11 e 12 de abril, das 11h às 19h
Local: Área externa do museu + foyer térreo
Ingresso: Gratuito
Classificação: livre
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, MIS, Lote 42 e Sala Tatuí, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac, e conta com patrocínio da Gráfica Viena.
O MIS tem patrocínio institucional da Livelo, Vivo, Goldman Sachs, Ituran e Goodstorage e apoio institucional das empresas Delboni, EAÍ?! Marketing, Unisys, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Unipar, Campari, Colégio Albert Sabin, PWC, Telium, Kaspersky, Gabriel e Play Audiovisual.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS
Primeira Virada IndÃgena do Brasil apresenta proposta de festival no Museu das Culturas IndÃgenas.
Encontro aberto ao público reúne artistas, ativistas, pesquisadores, estudantes e interessados na construção coletiva do evento, que será realizado entre novembro e dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/primeira+virada+indigena+brasil+apresenta+proposta+festival+museu+das+culturas+indigenas.php
XIV Mostra de Teatro de São Miguel Paulista leva teatro, circo, música e dança à Praça do Morumbizinho.
Festejando os 446 anos de São Miguel Paulista, o teatro de rua ocupa praça com 12 espetáculos na 14ª edição da Mostra realizada pelo grupo O Buraco d’Oráculo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/xiv+mostra+teatro+sao+miguel+paulista+leva+teatro+circo+musica+danca+praca+morumbizinho.php
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php