Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Passagem subterrânea da avenida Washington Luís será inaugurada dia 25
Janeiro 16, 200

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou nesta quarta-feira (16/01), em companhia de Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes, e de Edgar Brandão Júnior, Superintendente da Infraero, as obras de construção da passagem subterrânea que ligará a avenida Washington Luís ao terminal de passageiros e ao estacionamento do Aeroporto de Congonhas (Zona Sul). Com o novo acesso, que será entregue em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, ás 14 horas, o farol de cruzamento será eliminado, melhorando as condições de trânsito na região.

A obra, uma uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Infraero, "proporcionará rápida circulação de veículos no entorno do aeroporto, e um acesso mais rápido a Congonhas", afirmou o prefeito.

A passagem beneficiará quem circula pela Washington Luís, importante corredor que liga as Zonas Sul e Norte da cidade. Cerca de 8.000 veículos por hora  passam pelo corredor, dos quais 3.600 veículos no sentido centro e outros 1.800 com destino às áreas de embarque e desembarque de Congonhas.

Segundo Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes, que acompanhou o prefeito, a obra "permitirá melhor aproximação ao aeroporto e também um melhor trânsito em toda região". 

A passagem subterrânea terá 310 metros de extensão, sendo 160 cobertos e 150 descobertos. A parte coberta terá altura de 5 metros. A largura do túnel será de 9,5 metros, com duas pistas no sentido Washington Luís/aeroporto, e dará acesso ao estacionamento e ao terminal de passageiros. A passagem terá passeio para pedestres e sistemas de ventilação, iluminação e combate a incêndios.

A Prefeitura elaborou o projeto básico do túnel e executou desvios de trânsito e sinalização do local. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente fez relatório de impacto e a remoção de árvores. A Infraero executou o projeto e é responsável pela construção do túnel e da nova passarela de pedestres, que liga a rua Rafael Iório à calçada do aeroporto.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas