Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Passagem subterrânea da avenida Washington Luís será inaugurada dia 25
Janeiro 16, 200

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou nesta quarta-feira (16/01), em companhia de Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes, e de Edgar Brandão Júnior, Superintendente da Infraero, as obras de construção da passagem subterrânea que ligará a avenida Washington Luís ao terminal de passageiros e ao estacionamento do Aeroporto de Congonhas (Zona Sul). Com o novo acesso, que será entregue em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, ás 14 horas, o farol de cruzamento será eliminado, melhorando as condições de trânsito na região.

A obra, uma uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Infraero, "proporcionará rápida circulação de veículos no entorno do aeroporto, e um acesso mais rápido a Congonhas", afirmou o prefeito.

A passagem beneficiará quem circula pela Washington Luís, importante corredor que liga as Zonas Sul e Norte da cidade. Cerca de 8.000 veículos por hora  passam pelo corredor, dos quais 3.600 veículos no sentido centro e outros 1.800 com destino às áreas de embarque e desembarque de Congonhas.

Segundo Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes, que acompanhou o prefeito, a obra "permitirá melhor aproximação ao aeroporto e também um melhor trânsito em toda região". 

A passagem subterrânea terá 310 metros de extensão, sendo 160 cobertos e 150 descobertos. A parte coberta terá altura de 5 metros. A largura do túnel será de 9,5 metros, com duas pistas no sentido Washington Luís/aeroporto, e dará acesso ao estacionamento e ao terminal de passageiros. A passagem terá passeio para pedestres e sistemas de ventilação, iluminação e combate a incêndios.

A Prefeitura elaborou o projeto básico do túnel e executou desvios de trânsito e sinalização do local. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente fez relatório de impacto e a remoção de árvores. A Infraero executou o projeto e é responsável pela construção do túnel e da nova passarela de pedestres, que liga a rua Rafael Iório à calçada do aeroporto.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas