Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Autoridades discutem situação dos moradores de rua no Itaim
por Bruno Meirelles
Março 13, 2008

Autoridades da região do Itaim Bibi debateram a situação dos moradores de rua durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança local (Conseg), realizada no dia 11 de março.

Segundo o subprefeito de Pinheiros, Nilton Nachle, a prefeitura faz diariamente operações com moradores de rua, mas alguns casos já são mais complicados e tem a ver com a polícia. "Normalmente são aliciadores que pegam as crianças, e eles ficam à distância. Essas pessoas têm que ser um problema de polícia realmente".

Sandra Galvão, coordenadora de assistência social da subprefeitura local, explica como se dão essas operações. "São agentes de proteção social que vão geralmente nesses locais mais visados. A gente tem alguma dificuldade de mapear de onde essas crianças vêm. Então isso dificulta o trabalho de localizar a origem das crianças para irmos ao encontro das famílias".

Ela acredita que centrar os esforços para melhorar as condições de vida nas periferias da cidade pode contribuir para evitar que as crianças tornem-se pedintes nas regiões centrais. "Em geral o que a gente sabe é que elas vêm da periferia. Elas não são daqui. Algumas crianças a gente tem dificuldade de mapear, e outras permanecem porque tem uma perpetuação da pobreza. Acho que a gente tem que realmente avançar nas periferias. Não diria que esse trabalho tem que ser tanto nas regiões centrais. Eles são feitos, mas acho que se a gente colocar força na periferia, elas vão migrar menos. Na verdade a gente tem que dar condições de sustentabilidade na região onde elas estão".

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas