Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cães e gatos também sofrem de Diabetes
Dra. Carmen Del Pilar V. de Zuna

A diabetes e um distúrbio complexo que resulta na incapacidade do pâncreas produzir insulina. Esta anormalidade causa hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue e na urina.

Os sinais clínicos clássicos são perda de peso, o animal bebe muita água, urina muito, e cegueira súbita causada pelo aparecimento de catarata. Muitos cães e gatos obesos podem estar com diabetes e se tratados a tempo podem continuar em bom estado físico

A diabetes melito é mais comum em cães e gatos; se não for diagnostica a tempo pode ser fatal. Há vários fatores que causam esta doença, que incluem: predisposição genética, infecções, doenças, drogas , inflamação do pâncreas e íleo nos cães.

Em alguns casos de gatos diabéticos se nota um andar com os charretes tocando o chão, se acredita que seja causado por neuropatia diabética.

E mais freqüente aparecer em cães e gatos acima dos 6 anos de idade, porem também os jovens podem sofrer deste mal.

Em muitos pacientes notamos um hálito forte com odor de acetona, dificuldade respiratória, depressão e vômitos.

Na presença de  qualquer desses sintomas temos que realizar exame de sangue, urina e bioquímicos, onde dosamos a glicose e verificamos aa funções bioquímicas do paciente. O tratamento depende dos resultados. Nos casos mais graves é indicada -alem do regime alimentar- a aplicação de insulina. Hoje já existem no mercado rações especiais para cães e gatos diabéticos.

Para que nossos animais  tenham uma vida mais longa, queremos alertar para este problema, para que os proprietários fiquem atentos a estes sintomas e levem para o Medico Veterinário para que possa ser diagnosticado e tratado a tempo.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas