Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Vamos cuidar da pelagem de nossos amigos
pela Dra. Carmen Del Pilar V. de Zuna

Para que nossos cães e gatos tenham uma pelagem linda são necessários alguns cuidados.

O banho é muito importante. Os produtos usados deverão ser apropriados para cada tipo de pelagem. O secador tem de ser usado criteriosamente, por um profissional capacitado orientado por um medico veterinário: calor em excesso queima a pele e provoca lesões nas glândulas sebáceas.

Cães e gatos de pelagem muito fina e longa precisam, além do xampu, condicionadores. Em casos de pelos muito secos, devem-se usar também cremes hidratantes ou até banhos com óleos especiais. Dependendo do problema o Médico Veterinário poderá indicar um tratamento para cada caso.

O primeiro penteado deverá ser feito com pente de metal, desfazendo os nós com cuidado com as mãos para não quebrar o pêlo. Depois efetuar uma escovação -primeiro contra o crescimento do pêlo e depois a favor- com uma escova apropriada para o tipo de pelagem. Este procedimento deve ser repetido pelo menos duas vezes por semana.

Os papelotes que protegem os pelos de cães que participam de exposições devem ser trocados todos os dias.

Os cães e gatos de pêlo curto também necessitam de cuidados. Ao contrario do se acredita -que não dão trabalho e não soltam pelo-  na troca são os que mais soltam pêlo morto. O banho pode ser a cada 15 dias, porem uma boa escovação ajuda a eliminar os pelos mortos. Particularmente nos gatos este procedimento evita que engulam os pelos, evitando assim tricobesoares (bolas de pêlo que param nos intestinos, removidas com cirurgia e na maioria dos casos correndo perigo de vida).

Não podemos esquecer que as verminoses também refletem no brilho e textura do pelo, Faça um exame de fezes a cada 6 meses: alem de deixar seu animal sadio você também está protegendo sua família.

Ectoparasitos, como pulgas e carrapatos, além de transmitirem doenças ocasionam dermatites alérgicas e lesões de pele. Já existem produtos próprios para combaté-los: consulte seu medico Veterinário que ele indicara a melhor forma de prevenção

A falta de escovação de animais de pêlo longo provoca feridas debaixo dos nós e infecções que atraem moscas, provocando bicheiras que comprometem a saúde do animal.

Quando o seu pet entra na piscina ou no mar (o que é errado), no esqueça de dar um banho para que os pelos não ressequem e acabem quebrando. No enxágüe use cremes hidratantes e seque bem com secador. Limpe bem os ouvidos, secando-os com cuidado, para não desenvolver otites.

Após o parto é fisiológico e normal que a cadela troque os pelos por outros mais bonitos e sedosos. Escove a parturiente pelo menos três vezes por semana e dê um banho semanal com xampu neutro

Animais de pêlo muito longo e denso, que vão passar as férias em lugares muito quentes ou vão para o sitio/ fazenda, deverão ser acomodados em lugares frescos e escovados diariamente para retirar folhas secas, sementes e gravetos que grudam nos pelos. Se não quiser ter trabalho, pode mante-lo tosado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas