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Prefeitura entrega complexo viário Jurubatuba, na região de Interlagos
Maio 08, 2008
O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta quinta-feira (08/05) as
obras do complexo viário Jurubatuba (Zona Sul). O complexo contribuirá para
desafogar o trânsito na região de Interlagos e evitar congestionamentos nas
avenidas Nações Unidas, Nossa Senhora do Sabará e Interlagos. 600 mil pessoas
vivem naquela parte de São Paulo. O governador José Serra participou da
solenidade de inauguração.
O complexo é formado por duas pontes sobre o rio Jurubatuba, duplicação da
avenida Miguel Yunes, recuperação e construção de pontilhões, construção da
avenida Jair Ribeiro da Silva e canalização de trechos dos córregos Olaria e IV
Centenário. "Essa obra organiza melhor a circulação viária na região, e era um
sonho de 20 anos", afirmou o prefeito.
A ponte sobre o rio Jurubatuba aberta ao trânsito nesta quinta-feira tem 230
metros, vão central de 100 metros, largura de 14 metros e calçadas de 2,5
metros, protegidas por defensas de concreto (new jersey). Possui 12 luminárias.
Vai receber veículos que vêm de Cidade Dutra no sentido de Santo Amaro (Centro).
A previsão é que circulem mais de 2 mil veículos nos horários de pico. Para
construir a ponte foram utilizadas 9.550 toneladas de concreto.
Além da nova ponte, foram concluídos 250 metros de duplicação da avenida Matias
Beck, interligando os bairros de Interlagos, IV Centenário e Cidade Dutra ao
complexo, pela avenida Jair Ribeiro da Silva (antiga IV Centenário). Esta
avenida mede 1.200 metros, tem duas pistas com duas faixas de rolamento em cada
sentido. Para a execução da obra foram canalizados 800 metros do córrego IV
Centenário.
Em 28 de julho de 2007, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb)
liberou ao trânsito o segundo trecho da avenida Miguel Yunes, que integra o
complexo viário Jurubatuba. Tem 2,4 quilômetros, com duas pistas de 10,5 metros
de largura cada, três faixas no sentido centro/bairro e quatro faixas em sentido
oposto.
No complexo viário Jurubatuba foram plantadas mais de mil mudas de espécies de
árvores, como compensação ambiental e para controle do saneamento dos córregos
do entorno.
Histórico
As obras do complexo viário Jurubatuba, iniciadas em 2004, foram suspensas em
seguida. Retomadas em agosto de 2005, custaram R$ 146,4 milhões (R$ 105,1
milhões aplicados pela atual administração). Geraram 250 empregos diretos e 1
mil empregos indiretos. Ao retomar a obra, a Prefeitura projetou a ligação da
Cidade Dutra à nova Estação Autódromo da CPTM, recentemente inaugurada.
A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma
em cada sentido) e era utilizada por caminhões de lixo em direção ao antigo
aterro de Santo Amaro. Estava sem asfalto, iluminação e sinalização. As pontes
existentes não atendiam ao tráfego intenso e se formavam congestionamentos
intensos na região.
Em 21 de setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, minimizando
o trânsito na avenida Interlagos. Na ocasião, a Prefeitura liberou uma pista da
avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova
ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. Agora, as obras
estão concluídas.
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Comentários registrados para esta reportagem
Em 20 de Outubro de 2009 LUBAIOQUI escreveu: Todo esse complexo acabou com a estrada do Alvarenga. Até o cruzamento do mercado pedreira, o trajeto era feito em cinco minutos. Agora, pode-se gastar até duas horas. Os ônibus desembarcam em qualquer lugar. As calçadas parecem procissão, principalmente às sexta- feiras.
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