Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura entrega complexo viário Jurubatuba, na região de Interlagos
Maio 08, 2008


O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta quinta-feira (08/05) as obras do complexo viário Jurubatuba (Zona Sul). O complexo contribuirá para desafogar o trânsito na região de Interlagos e evitar congestionamentos nas avenidas Nações Unidas, Nossa Senhora do Sabará e Interlagos. 600 mil pessoas vivem naquela parte de São Paulo. O governador José Serra participou da solenidade de inauguração.

O complexo é formado por duas pontes sobre o rio Jurubatuba, duplicação da avenida Miguel Yunes, recuperação e construção de pontilhões, construção da avenida Jair Ribeiro da Silva e canalização de trechos dos córregos Olaria e IV Centenário. "Essa obra organiza melhor a circulação viária na região, e era um sonho de 20 anos", afirmou o prefeito.

A ponte sobre o rio Jurubatuba aberta ao trânsito nesta quinta-feira tem 230 metros, vão central de 100 metros, largura de 14 metros e calçadas de 2,5 metros, protegidas por defensas de concreto (new jersey). Possui 12 luminárias. Vai receber veículos que vêm de Cidade Dutra no sentido de Santo Amaro (Centro). A previsão é que circulem mais de 2 mil veículos nos horários de pico. Para construir a ponte foram utilizadas 9.550 toneladas de concreto.

Além da nova ponte, foram concluídos 250 metros de duplicação da avenida Matias Beck, interligando os bairros de Interlagos, IV Centenário e Cidade Dutra ao complexo, pela avenida Jair Ribeiro da Silva (antiga IV Centenário). Esta avenida mede 1.200 metros, tem duas pistas com duas faixas de rolamento em cada sentido. Para a execução da obra foram canalizados 800 metros do córrego IV Centenário.

Em 28 de julho de 2007, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) liberou ao trânsito o segundo trecho da avenida Miguel Yunes, que integra o complexo viário Jurubatuba. Tem 2,4 quilômetros, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, três faixas no sentido centro/bairro e quatro faixas em sentido oposto.

No complexo viário Jurubatuba foram plantadas mais de mil mudas de espécies de árvores, como compensação ambiental e para controle do saneamento dos córregos do entorno.

Histórico

As obras do complexo viário Jurubatuba, iniciadas em 2004, foram suspensas em seguida. Retomadas em agosto de 2005, custaram R$ 146,4 milhões (R$ 105,1 milhões aplicados pela atual administração). Geraram 250 empregos diretos e 1 mil empregos indiretos. Ao retomar a obra, a Prefeitura projetou a ligação da Cidade Dutra à nova Estação Autódromo da CPTM, recentemente inaugurada.

A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma em cada sentido) e era utilizada por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. Estava sem asfalto, iluminação e sinalização. As pontes existentes não atendiam ao tráfego intenso e se formavam congestionamentos intensos na região.

Em 21 de setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, minimizando o trânsito na avenida Interlagos. Na ocasião, a Prefeitura liberou uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. Agora, as obras estão concluídas.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 20 de Outubro de 2009 LUBAIOQUI escreveu: Todo esse complexo acabou com a estrada do Alvarenga. Até o cruzamento do mercado pedreira, o trajeto era feito em cinco minutos. Agora, pode-se gastar até duas horas. Os ônibus desembarcam em qualquer lugar. As calçadas parecem procissão, principalmente às sexta- feiras.

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas