Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura entrega complexo viário Jurubatuba, na região de Interlagos
Maio 08, 2008


O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta quinta-feira (08/05) as obras do complexo viário Jurubatuba (Zona Sul). O complexo contribuirá para desafogar o trânsito na região de Interlagos e evitar congestionamentos nas avenidas Nações Unidas, Nossa Senhora do Sabará e Interlagos. 600 mil pessoas vivem naquela parte de São Paulo. O governador José Serra participou da solenidade de inauguração.

O complexo é formado por duas pontes sobre o rio Jurubatuba, duplicação da avenida Miguel Yunes, recuperação e construção de pontilhões, construção da avenida Jair Ribeiro da Silva e canalização de trechos dos córregos Olaria e IV Centenário. "Essa obra organiza melhor a circulação viária na região, e era um sonho de 20 anos", afirmou o prefeito.

A ponte sobre o rio Jurubatuba aberta ao trânsito nesta quinta-feira tem 230 metros, vão central de 100 metros, largura de 14 metros e calçadas de 2,5 metros, protegidas por defensas de concreto (new jersey). Possui 12 luminárias. Vai receber veículos que vêm de Cidade Dutra no sentido de Santo Amaro (Centro). A previsão é que circulem mais de 2 mil veículos nos horários de pico. Para construir a ponte foram utilizadas 9.550 toneladas de concreto.

Além da nova ponte, foram concluídos 250 metros de duplicação da avenida Matias Beck, interligando os bairros de Interlagos, IV Centenário e Cidade Dutra ao complexo, pela avenida Jair Ribeiro da Silva (antiga IV Centenário). Esta avenida mede 1.200 metros, tem duas pistas com duas faixas de rolamento em cada sentido. Para a execução da obra foram canalizados 800 metros do córrego IV Centenário.

Em 28 de julho de 2007, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) liberou ao trânsito o segundo trecho da avenida Miguel Yunes, que integra o complexo viário Jurubatuba. Tem 2,4 quilômetros, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, três faixas no sentido centro/bairro e quatro faixas em sentido oposto.

No complexo viário Jurubatuba foram plantadas mais de mil mudas de espécies de árvores, como compensação ambiental e para controle do saneamento dos córregos do entorno.

Histórico

As obras do complexo viário Jurubatuba, iniciadas em 2004, foram suspensas em seguida. Retomadas em agosto de 2005, custaram R$ 146,4 milhões (R$ 105,1 milhões aplicados pela atual administração). Geraram 250 empregos diretos e 1 mil empregos indiretos. Ao retomar a obra, a Prefeitura projetou a ligação da Cidade Dutra à nova Estação Autódromo da CPTM, recentemente inaugurada.

A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma em cada sentido) e era utilizada por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. Estava sem asfalto, iluminação e sinalização. As pontes existentes não atendiam ao tráfego intenso e se formavam congestionamentos intensos na região.

Em 21 de setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, minimizando o trânsito na avenida Interlagos. Na ocasião, a Prefeitura liberou uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. Agora, as obras estão concluídas.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 20 de Outubro de 2009 LUBAIOQUI escreveu: Todo esse complexo acabou com a estrada do Alvarenga. Até o cruzamento do mercado pedreira, o trajeto era feito em cinco minutos. Agora, pode-se gastar até duas horas. Os ônibus desembarcam em qualquer lugar. As calçadas parecem procissão, principalmente às sexta- feiras.

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas