Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Empresa de mudanças encontra brecha na Lei Cidade Limpa
Fevereiro 22, 2008

Uma empresa de mudanças da capital encontrou uma forma no mínimo criativa de divulgar seus serviços sem infringir a Lei Cidade Limpa. Um de seus caminhões está estacionado há vários dias no mesmo local, e sua carroceria desempenha a mesma função de um outdoor. Nela constam as seguintes informações: nome da empresa em destaque, descrição dos serviços prestados, telefone e e-mail para contato.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (SMSP) informa que, segundo o parágrafo 9º, inciso XII da Lei Cidade Limpa, é permitida a instalação de anúncio em veículo de carga. O referido trecho da lei estabelece: "Artigo 9º - É proibida a instalação de anúncios em: XII - nos veículos automotores, motocicletas, bicicletas e similares e nos "trailers" ou carretas engatados ou desengatados de veículos automotores, excetuados aqueles utilizados para transporte de carga".

Quanto ao número de dias estacionado no local, a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (CET) explica que isso não fere o Código de Trânsito Brasileiro, pois está em lugar permitido. A CET informa ainda que só pode remover um veículo se ele estiver cometendo uma infração de trânsito, como estacionar em local proibido, em guia rebaixada, em entrada e saída de veículos, de forma a atrapalhar o trânsito, etc. A Polícia Militar também pode remover um veículo se em seus registros constar algo relacionado ao automóvel.

Assim, qualquer empresa que trabalhe com transporte de carga tem a possibilidade de utilizar seu caminhão como um outdoor, desde que ele esteja em local permitido e não conste nenhum registro do veículo na polícia.

Anúncio em veículo que não transporta carga é irregular

Já as empresas de outros ramos ficam impossibilitadas de divulgar seus serviços da mesma maneira. É o caso do anúncio de um lançamento imobiliário que circula pela cidade na carroceria de um caminhão.

A assessoria de imprensa da SMSP explica que apesar de ser um veículo de carga, ele não está transportando nada além do próprio anúncio. Assim, ele fere o artigo 9º, inciso XII da Lei Cidade Limpa, que foi citado acima. Nesses casos, a multa é aplicada pelos fiscais das subprefeituras ao responsável pelo anúncio ou anunciante e não ao proprietário do veículo, pois somente a CET multa veículos.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas