Prefeitura inaugura primeiro Centro de Inspeção Ambiental para veículos a diesel
Abril 30, 2008
O prefeito de São Paulo entregou nesta quarta-feira (30/04) o primeiro Centro de
Inspeção Ambiental Veicular da cidade. Fica no Jaguaré (Zona Oeste). O
caminhão-pipa placas DPN 3609, movido a diesel, inaugurou o sistema de
verificação de emissão de poluentes, que vai contribuir para reduzir o excesso
de gases tóxicos na atmosfera de São Paulo.
Até o final de 2009, deverão estar em funcionamento 35 centros como o do
Jaguaré. A unidade aberta possui duas linhas de inspeção e passa a prestar
serviços oficialmente já na próxima sexta-feira (02/05). Em 2008 serão
verificadas as emissões de toda a frota a diesel cadastrada no município, com
cerca de 300 mil veículos, entre caminhões, caminhonetes, ônibus e vans. Até
outubro deverão estar em funcionamento mais quatro centros.
"Com os 35 Centros de Inspeção, teremos condições de verificar as emissões de
toda a frota da cidade, com mais de 6 milhões de veículos", afirmou o prefeito.
"Esperamos que, à medida que o programa se consolide, melhore gradativamente o
nosso ar", acrescentou ele.
A poluição ambiental é responsável pela redução de aproximadamente um ano e meio
de vida dos moradores da cidade. Os dados são do Laboratório de Pesquisas
Atmosféricas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Com o
Programa de Inspeção Ambiental Veicular, espera-se reduzir em 30% a carga de
poluentes emitida por veículos automotores.
De acordo com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, trata-se de um
programa de saúde pública que visa, inclusive, reduzir o índice de mortalidade
decorrente de doenças respiratórias e cardiovasculares agravadas pela
concentração de poluentes.
"Crianças e idosos, com sistema imunológico em formação ou já fragilizado,
chegam a perder até dois anos e meio de vida em decorrência da poluição. Isso
significa a morte de 2.500 pessoas por ano", informou o secretário. Os números
são equivalentes ao risco de morte por homicídio e acidentes de trânsito.
Ambas as causas de morte provocam, cada uma, 2.500 mortes ao ano na Cidade. A
poluição ambiental em São Paulo, de acordo com estudos da USP, tem efeitos
semelhantes ao consumo de quatro cigarros por dia.
Inspeção e reembolso
O primeiro Centro de Inspeção Ambiental Veicular está situado na avenida
Engenheiro Billings, 2.050. A empresa responsável pela operação do sistema é a
Controlar, formada por consórcio criado a partir de Parceria Público-Privada (PPP),
com vigência de 10 anos. Neste ano, serão inspecionados veículos a diesel,
conforme o calendário de licenciamento estabelecido pelo final de placa.
A partir da data limite do licenciamento, o proprietário terá 90 dias para
realizar a inspeção. O selo de certificação será concedido somente ao veículo
que passar pelas duas etapas. Cada uma das linhas de inspeção no Jaguaré possui
seis baias para veículos leves (vans e caminhonetes) e quatro baias para
veículos pesados (caminhões de carga e ônibus).
A inspeção começa com o pagamento da taxa de R$ 52,73, cujo boleto bancário será
emitido pelo site www.controlar.com.br. Informações pelo telefone (11)
3545-6868. Os bancos credenciados são os seguintes: Bradesco, Caixa Econômica
Federal, Itaú, Banco Mercantil do Brasil, ABN Amro Real e Unibanco.
O valor será posteriormente reembolsado, em até 100%. As regras ainda vão ser
regulamentadas, mas o reembolso dependerá da aprovação da inspeção e do
licenciamento do veículo em dia, conforme o definido pela Lei nº 14.777, de 17
de abril de 2008. Sem o selo da inspeção, não será possível fazer o
licenciamento no exercício seguinte e o proprietário estará sujeito a multa de
R$ 550,00.
Depois de pagar a taxa, o proprietário do veículo deverá agendar a inspeção. A
operação leva em média 30 minutos, desde o acesso ao Centro até a finalização. A
verificação técnica propriamente dita dura cerca de sete minutos.
O veículo será submetido a dois procedimentos. Primeiro, o de avaliação visual.
Um inspetor verificará se o motor está regulado, se há emissão visível de
fumaça, vazamentos aparentes e/ou alteração no sistema de escapamento. Se
aprovado, o veículo passará para a medição computadorizada.
Caso seja reprovado, o proprietário receberá laudo indicando os problemas e terá
30 dias para corrigir os defeitos, sem necessidade de pagamento de nova taxa.
No caso dos veículos a diesel, a inspeção computadorizada é feita por
opacímetros. É medido o nível de ruído do veículo e, em seguida, verificado o
nível de emissão de monóxido de carbono (CO), de hidrocarbonetos (HC) e diluição
(percentual de CO e CO2) em rotação de marcha lenta e também a 2.500 rpm. A
aprovação será em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Conselho
Nacional do Meio Ambiente (Conama).
"É um programa importante por proteger o meio ambiente e a saúde pública. São
Paulo dá um grande passo para melhorar a qualidade de vida da sua população",
disse Ivan Pio Azevedo, diretor-presidente da Controlar. Segundo ele, a empresa
está preparada para assumir também a inspeção de motocicletas, caso o Conama
faça a regulamentação.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, há estudos para que a legislação
municipal estabeleça medidas para coibir a poluição provocada por motocicletas:
"Enquanto não houver a regulamentação, estudamos a possibilidade de pedir à
Cetesb algum tipo de especificação técnica para definir um padrão aceitável de
emissão para as motos".
A partir do mês de julho deste ano, deverão ser inspecionados veículos movidos a
álcool, gás e gasolina que forem detectados como poluidores por equipamento de
sensoriamento remoto. O sistema está monitorando a frota nas ruas da cidade,
desde novembro. A fiscalização caberá aos órgãos competentes vinculados à
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Departamento de Operação do
Sistema Viário (DSV) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A inspeção
veicular já existe em 50 países.
O veiculo tem 90 dias, a contar da data limite do licenciamento de seu veículo,
para realizar sua inspeção, conforme calendário abaixo:
Caminhões
Final de placa |
Data limite do licenciamento |
Data limite da inspeção |
1 e 2 |
30/09 |
29/12 |
3, 4 e 5 |
31/10 |
29/01 |
6, 7 e 8 |
30/11 |
28/02 |
9 e 0 |
31/12 |
30/03 |
Demais veículos
Final de placa |
Data limite do licenciamento |
Data limite da inspeção |
1 |
30/04 |
29/07 |
2 |
31/05 |
29/08 |
3 |
30/06 |
28/09 |
4 |
31/07 |
29/10 |
5 e 6 |
31/08 |
29/11 |
7 |
30/09 |
29/12 |
8 |
31/10 |
28/02 |
8 |
30/11 |
28/02 |
0 |
31/12 |
30/03 |
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Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Comentários registrados para esta reportagem
Em 26 de Setembro de 2008 Revoltado escreveu: não tem porque o governo querer só nos multar, pela poluição causada pelo diesel; diga-se: de péssima qualidade(carregado de enxôfre).Primeiro forneça um diesel de primeiro mundo; fiquei sabendo que na Europa e USA o diesel é limpo; isto é: praticamente sem enxôfre, para depois aplicar a multa (os caras que representam orgãos do governo, pensam que dinheiro dá em arvore, pois as multas são altíssimas; longe da realidade salarial brasileira).Em que são aplicados toda esta fortuna que nos cobram, em forma de multas e impostos? serviços de péssima qualidade; segurança? alguém acha que existe?Tenho um carro à diesel, que saio com ele a cada 20 ou trinta dias ou mais. É justo eu ser multado por isso? Procuro seguir dentro da lei, mas é dificil; pois tudo tem um preço muito alto. Se quer realmente acabar com a poluição dos carros, que se tenha oficinas municipais, para fazer o serviço, sem cobrar, pois trabalhamos muito e já pagamos muitos impostos; ai poderei ir todos os meses para tentar chegar à um nível zero de poluição.Sugestão: nós queremos um prefeito criativo, com visão; não aqueles, que só fazem obras paleativas, como aquela do rio Aricanduva / tapa buracos que acabam virando lombadão.
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