Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

A administração do bairro do Brooklin está prestes a retornar a Santo Amaro
Fevereiro 27, 2008

O vereador Gilberto Natalini anunciou ontem à noite, durantes os festejos pelos 456 anos da fundação do bairro de Santo Amaro, que a região do Brooklin compreendida entre as avenidas Vicente Rao e dos Bandeirantes, que na administração da ex-prefeita Marta Suplicy passou à subprefeitura de Pinheiros, retornará à subprefeitura de Santo Amaro.

Natalini, que afirmou que os subprefeitos Geraldo Mantovani (Santo Amaro) e Beto Mendes (Cidade Ademar) podiam testemunhar as tratativas que vem sendo realizadas, disse que já obteve da Prefeitura "sinal amarelo para verde", e que em pouco tempo a mudança concretizar-se-á, ao menos informalmente. Na próxima mudança do Plano Diretor, afirmou o vereador, a retomada do Brooklin por parte de Santo Amaro será oficializada.

Os santoamarenses nunca aceitaram a perda do Brooklin Novo. O então subprefeito da região, e hoje líder do PSDB na Assembléia Legislativa paulista, José Antônio Barros Munhoz, afirmou em 2005 que a retomada daquela região era "um ato de justiça", que resultaria em uma melhora significativa da região.

Nota: convidamos, através de sua assessoria de imprensa, ao subprefeito de Pinheiros, Nilton Elias Nachle, a se manifestar sobre este assunto. Até o momento não recebemos resposta.

Assista a declaração do vereador Gilberto Natalini.

Reportagens relacionadas

Barro Munhoz, Subprefeito de Santo Amaro afirma que retomada do Brooklin Novo é um ato de justiça
Junho 25, 2005
http://www.sampaonline.com.br/reportagens/barrosmunhoz2005jun25brooklinnovo.htm

Fórum Permanente de Defesa de Santo Amaro luta para recuperar a integridade territorial da futura Subprefeitura de Santo Amaro
Outubro 15, 2001
http://www.sampaonline.com.br/reportagens/forumsa2001out15.htm

É bom para o Brooklin ser administrado por Santo Amaro? É bom para Santo Amaro administrar o Brooklin?
Outubro 29, 2001
http://www.sampaonline.com.br/reportagens/subprefeitura2001out29motivos.htm

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 29 de Fevereiro de 2008 Julio Guilger Simões escreveu: Pelo Decreto nº. 6.518 de 1934, assinado pelo Interventor Federal em São Paulo, Armando de Salles Oliveira, em atendimento a pedido do então Prefeito de Santo Amaro, JOSÉ GUILGER SOBRINHO (meu avô), foram criados no município de Santo Amaro os DISTRITOS DE PAZ de Ibirapuéra e Parelheiros. Pelo mesmo decreto, foram criados, também, os respectivos Cartórios de Registro Civil com Anexo de Notas, e nomeados como seus titulares Julio Simões e Juvenal Luz, Dentro das divisas do ANTIGO DISTRITO DE IBIRAPUÉRA, do então Município de Santo Amaro, predominava o BAIRRO DO BROOKLIN, que foi onde meu pai, Julio Simões, instalou o Cartório (Rua Joaquim Nabuco). A droga foi quando se extinguiu o Município de Santo Amaro em 1935 (incorporando-o ao Município da Capital) transformando-o em SUBDISTRITO DE SANTO AMARO, não se trocou o nome daquele ANTIGO DISTRITO de Santo Amaro para SUBDISTRITO DO BROOKLIN PAULISTA, pois, NA CAPITAL, já existia um Bairro conhecido como PARQUE DO IBIRAPUÉRA Ao conservaram O MESMO NOME DO ANTIGO DISTRITO DE SANTO AMARO (Ibirapuéra), ao longo dos anos, só fez confundir o subdistrito de Ibirapuéra com o Bairro onde estava, e está, o Parque do Ibirapuéra, chegando, até, a tirar o Brooklin da jurisdição administrativa da Subprefeitura de Santo Amaro. Coisas de nossos políticos (com "P" minúsculo)! O Brooklin ESTAVA DENTRO DAS DIVISAS DE UM DISTRITO do antigo Município de Santo Amaro e, portanto, nunca poderia ter deixado de pertencer à Subprefeitura de Santo Amaro. Um faz parte da história do outro e se pertencem mutuamente. Julio Guilger Simões

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas