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A partir de 30 de junho, cidade terá rodízio de caminhões de pequeno porte
Junho 19, 2008

A Prefeitura de São Paulo determinou que os Veículos Urbanos de Carga (VUC), caminhões de até 6,3 metros de comprimento, entrarão em um sistema de rodízio de placas par e ímpar no período de 30 de junho a 31 de outubro. Também terão de cumprir, cumulativamente, as regras do rodízio municipal de veículos. É uma transição para a proibição total do trânsito de caminhões na Cidade de São Paulo ao longo do dia.

Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), diariamente 108 caminhões se envolvem em acidentes na capital, sendo 32 deles na ZMRC, o que representa 18% das ocorrências diárias. O agravante é que um caminhão leva cerca de 50 minutos para ser removido, dependendo da gravidade da ocorrência, provocando congestionamentos. Em uma via expressa, por exemplo, cada 15 minutos de interrupção de tráfego provoca três quilômetros de lentidão. Enquanto isso, os veículos de passeio, bem menores, são retirados da via em 15 minutos, em média.

A partir de 1º de novembro, todos os caminhões poderão rodar apenas entre 21h e 5h. Com o primeiro rodízio, em julho, já será possível retirar 85 mil caminhões do trânsito paulista. Na segunda etapa, até o fim de outubro, esse número sobe para 100 mil veículos de pequeno, médio e grande portes fora de circulação. "A medida será fiscalizada com rigor e sem tolerância com eventuais abusos", informa o secretário municipal de Transportes.

A medida, já adotada nas principais capitais do mundo, provocará grande impacto no trânsito paulista, já que um caminhão - parado ou em movimento - ocupa, em média, 50 m² de área e um VUC 25 m², enquanto o veículo de passeio ocupa apenas 15 m². "A restrição de circulação de caminhões vai aumentar não só a fluidez no trânsito, mas também trazer maior conforto aos motoristas", explica o secretário.

O Decreto nº 49.636, publicado no último dia 17, prevê uma fase de transição para os VUC em duas etapas, para que o abastecimento da Cidade não seja prejudicado.

Na primeira fase, de 30 de junho a 31 de julho, os caminhões de pequeno porte não poderão circular entre 5h e 21h, de acordo com o dígito final da placa, ou seja, os finais ímpares circulam nos dias ímpares do mês e os pares, nos dias equivalentes. Essa restrição é cumulativa com o rodízio municipal de veículos. Por exemplo, caso o final da placa de um VUC seja 3, ele deverá respeitar o rodízio às terças-feiras, mesmo que o dia do mês seja ímpar.

A etapa seguinte, mais restritiva, terá duração de três meses: de 1º de agosto a 31 de outubro. Nela os veículos circularão apenas das 10h às 16h, no mesmo sistema de placas par ou ímpar, o que significa que não haverá VUC circulando na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) nos horários de pico. O rodízio normal, por dia da semana, também continua valendo para este tipo de veículo.

A partir de 1º de novembro, esses veículos poderão rodar apenas no intervalo das 21h às 5h na ZMRC, que compreende a maior parcela do centro expandido de São Paulo. Eventuais exceções serão discutidas pela Comissão Permanente de Transportes, que avaliará o impacto das medidas sobre o trânsito.

Um próximo decreto, ainda a ser publicado, regulamentará o rodízio de caminhões nas marginais Pinheiros e Tietê e na avenida dos Bandeirantes. Os caminhões representam 20% dos veículos das marginais, mas ocupam 47% de todo o espaço das pistas.

Exceções

Para subsidiar as decisões quanto ao acesso de caminhões na ZMRC, foi criada a Comissão para Análise das Excepcionalidades (CAEZ), vinculada à Secretaria Municipal de Transportes.

O Decreto nº 49.637, também de 17 de junho, estabelece que a comissão, que tem caráter consultivo, deverá apreciar e emitir pareceres relativos a solicitações de entidades e segmentos que se utilizam de caminhões para a prestação dos seus serviços; interpretação de dispositivos legais ou em casos omissos; projetos de normas modificativas ou inovadoras de legislação vigente, referentes ao acesso de caminhões na ZMRC, quando necessário, visando a sua constante atualização, de acordo com as peculiaridades de cada segmento.

A CAEZ será presidida pelo Secretário-Adjunto de Transportes e contará, em sua composição, com representantes de diversos órgãos e entidades representativos da categoria.

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Comentários registrados para esta reportagem

Em 07 de Agosto de 2010 Ronaldo escreveu: Caros amigos quem disse pra tirar os caminhões é simplesmente retardado e precisa de tratamento e naum chingamento, nossa esqueci que o tratamento é feito com remedios que naum podem mais ser levados até o centro de são paulo. que pena, sem caminhoes vc vai ter que continuar retardado.

Em 30 de Outubro de 2008 ROGER escreveu: TEM QUE TIRAR TODOS!!! E A CIRCULAÇÃO SÓ FICA PERMITIDA NO PERIODO DA NOITE.PARABÉNS PARA O PREFEITO KASSAB!!!

Em 30 de Outubro de 2008 KAMON escreveu: SOU TOTALMENTE A FAVOR,TEM QUE TIRAR MESMO DE CIRCULAÇÃO OS CAMINHÕES DE CIRCULAR EM SAO PAULO.A GRANDE MAIORIA DOS CAMINHÕES SÃO DE OUTROS MUNICIPIOS E ESTADOS,NAO CONTRIBUINDO EM NADA PARA O PROGRESSO DE SP.PELO CONTRARIO...SÓ TRAZ O CAOS NO TRANSITO PARA NOS PAULISTANOS.,OS CAMINHOES PEGAM DUAS FAIXAS DAS MARGINAIS.DESDE A CASTELO BRANCO ATÉ A VIA DUTRA.KASSAB MÃOS A OBRA!!!!

Em 28 de Julho de 2008 Marco escreveu: Marco, queria saber quem foi o vagabundo que escreveu este primeiro e o terceiro comentario besta e ignorante, se não tem o que fazer não fala merda, pra tudo que voce fizer o precisar vc depende do caminhão, comida, remedio, combustivel, carros, peças pra carros e etc, os caminhoneiros são uma das classes, mais prejudicadas neste pais, pois enquanto esta todo mundo dormindo, ou com a bunda no sofá em casa eles estão ralando dia e noite, pra entregar as mercadorias destes boa vida, que ao contrario do que voces otarios escreveram, vivem fazendo besteiras no transito, matando pessoas e atrapalhando quem esta trabalhando. seja homem e mostre a sua cara pra eu poder passar por cima, seu pilantra.

Em 16 de Julho de 2008 Eu escreveu: TEM Q TIRAR ESSES CAMINHÕES DA RUA MSM... O TRÂNSITO DE SÃO PAULO EH UM CAOS... E NAS MARGINAIS TEM SEMPRE UMA MERDA DESSAS QUEBRADA... FORA O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DESSES VEÍCULOS... FINALMENTE UMA DECISÃO ACERTADA DESSE GOVERNO... SÓ Q EH PRECISO INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO...

Em 06 de Julho de 2008 medeiros escreveu: ate o papel higienico que o prefeito usa vem de caminhao,ja os iguinorantes deverian saber queo seu lindo carro de passeio tambem foi transportado em um caminhao.Emfim o progresso do pais e feito sobre rodas sem caminhao o brasil para.

Em 01 de Julho de 2008 Carlos Alberto Galdi Sanches escreveu: excelente medida ,que tem que ser continuada sem ligar para pressão dos caminhoneiros e sindicatos de classe,pois eles são grandes bardeneiros e complican a transito em geral .parabens Prefeito /cassabe

Em 29 de Junho de 2008 edosn teixeira escreveu: A prefeitura está equivocada nas medidas tomada para solucionar o transito em SP.A Prefeitura junto ao governo do estado deveria é tomar vergonha e colocar a mão na massa e agilizar o término da construção do rodo anel e ampliar o metro da cidade para bairros menos previlegiados fazendo com que o mesmo leve pessoas aos quatro pontos da cidade assim evitando que os elas sejam obrigadas a utilizarem de veículos para pequenos percurços, isso melhoraria o trasito em sp. ão tirando as condições de sobrevivencia de uma classe de trabalhadores que sempre teve a merce do governo que nunca cuidou bem da malha rodoviári e deixou o mesmo entrar em colapso.Nós temos que dar resposta ao governo e não a população.Vamos parar nossos caminhões e deixar que o Kassabe resolva com urgencia que é sua especialidade o que fazer para movimentar sp sem caminhão.

Em 29 de Junho de 2008 CLEIDSON escreveu: QUA A DIFERENCA ENTRE KASSAB E UM JUMENTO,,,

Em 27 de Junho de 2008 zé escreveu: é dessa vez sao paulo para

Em 27 de Junho de 2008 osvaldo escreveu: e necessario uma fiscalisação mais objetiva para que possa ocorrer um melhor fluxo de transito na cidade,não adianta so multar o veiculo infrator deve ser retirado de circulação durante o periodo de rodizio. Onde podemos visualisar o mapa da area de restrição.

Em 24 de Junho de 2008 adilson jose cobo escreveu: Gostaria de saber como fica os proprietarios de vans da marca mercedes sprinter. Pois na documentação da mesma consta caminhão e segundo a cet se consta caminhão não pode rodar na zmrc.


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