Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hoje é o último dia para vacinar idosos contra a gripe
Maio 07, 2009

Termina nesta sexta, 8, a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso. Até a última terça, 5, mais de 2,2 milhões de idosos já haviam sido imunizados. O número corresponde a 50% do total de idosos. A faixa etária com menor cobertura são os mais jovens. Até o momento, apenas 45% dos idosos com idades entre 60 e 64 anos tomaram a vacina. Já os idosos entre 70 e 79 anos são os que mais se vacinaram, 58% da população com essa faixa etária.

Em São Paulo, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar pelo menos 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 4,5 milhões de idosos no Estado.

"A vacina é distribuída gratuitamente durante a campanha. Os idosos devem aproveitar essa oportunidade. Participando, além de se protegerem da gripe, serão imunizados também contra outras doenças" afirma Helena Sato, diretora da Divisão de Imunização da Secretaria da Saúde.

Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

"A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina", afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além disso, 480 municípios paulistas realizarão exames preventivos contra o câncer de boca. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação. Até 8 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde de 480 cidades terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.

À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas