Ações educativas celebram o centenário do Theatro Municipal Julho 28, 2011
A Ação Educativa do Theatro Municipal de São Paulo busca ampliar sua atuação junto à população, desenvolvendo atividades ligadas às áreas de expressão do Theatro e aspectos relevantes de sua história ligada aos acontecimentos sociais da cidade. Dessa forma, tem como meta atuar no campo da educação patrimonial e da apreciação estética, por meio de visitas monitoradas, encontros temáticos direcionados a educadores e professores e elaboração de materiais pedagógicos.
Trabalha em conjunto com os projetos educativos já em andamento para que os conteúdos propostos sejam estruturados, organizados e traduzidos em linguagens que possibilitem o desenvolvimento de um processo educativo capaz de despertar o interesse e propiciar uma visão crítica frente aos conteúdos apresentados. Para isso, fundamenta suas atividades num trabalho pedagógico baseado em propostas que reforçam a importância de uma pedagogia para o desenvolvimento de habilidades de percepção, interpretação e contextualização (histórica e estética).
O Theatro Municipal de São Paulo preparou um programa educativo diferenciado para celebrar seu centenário: os roteiros de visitas monitoradas passaram a incluir o Museu do Theatro, onde os participantes conhecem a história da instituição, e o Espaço Memória Votorantim. Visitas Monitoradas
Os três roteiros de visitas ao Theatro Municipal de São Paulo permitem que o grupo vivencie num momento de lazer uma situação de aprendizado, associando atividades educativas às de lazer.
Para as visitas monitoradas, serão oferecidos roteiros diversificados abordando tanto aspectos históricos e arquitetônicos, quanto aspectos relacionados aos conteúdos artísticos (concertos sinfônicos, óperas e dança).
Theatro Municipal de São Paulo e Espaço Memória Votorantim Horário: terça-feira (10h), quinta-feira (10h e 13h).
Theatro Municipal de São Paulo e Museu do Theatro Municipal de São Paulo Horário: terça-feira (13h e 17h), quarta-feira (10h, 13h e 17h), quinta-feira (17h), sexta-feira (10h, 13h e 17h), sábados (10h, 13h), domingo (14h).
Visitas Técnicas
Horário: agendamento em conformidade com a disponibilidade da grade de programação. Público: individuais e grupos Faixa etária: a partir de 10 anos Telefone: 3397-0382/3397-0383 (segunda a sexta-feira a partir das 10h) Site: www.teatromunicipal.sp.gov.br Agendamento: preencha o formulário (disponível para download) e envie para tmeducativo@prefeitura.sp.gov.br
Programa de formação de plateia
Os concertos didáticos foram reformulados: para tornar o programa mais atraente aos que não têm intimidade com a música erudita, o Theatro Municipal de São Paulo convidará o público a ensaios de concertos corais sinfônicos e de óperas, para que vivenciem uma experiência única. Cada apresentação é precedida por uma breve explanação do que será assistido, visando introduzir os frequentadores no fascinante mundo da música.
Agendamento: preencha o formulário (disponível para download) e envie para tmeducativo@prefeitura.sp.gov.br Telefone: 3397-0382 e 3397-0383 (a partir das 10h)
Confira a programação do programa de Formação de Platéia 2011
Pequeno dicionário musical - Série descobrindo o som
O Pequeno Dicionário Musical é um espetáculo musical de caráter didático, apresentado semanalmente pelos monitores da Orquestra Experimental de Repertório, cujo público principal são crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Originalmente chamado de Pequeno Dicionário do Instrumento - espetáculo no qual os músicos apresentam ao público seus instrumentos, um pouco da história de cada um, curiosidades e uma amostra sonora - esse concerto agora toma uma dimensão mais ampla, com temáticas variadas dentro do universo da música, iniciando com a proposta "Descobrindo o Som".
O Pequeno Dicionário Musical, em sua nova roupagem, será apresentado por um ator, que servirá de ponte entre o público e a orquestra. Juntamente com o Maestro, ele guiará a platéia pelo maravilhoso mundo dos sons, sempre ilustrado através da música executada por nossos instrumentistas.
Nesse primeiro momento, com o tema Descobrindo o Som, descobriremos, de maneira sempre lúdica e interativa, um pouco das inúmeras faces que um som pode ter, desde um simples ruído até uma bela sinfonia. Veremos um pouco sobre as diversas maneiras de como o som musical pode ser produzido, como o vibrar de uma corda ou o raspar de um reco-reco; aprenderemos, em uma linguagem simples, sobre todos os parâmetros que um som pode ter, como altura, timbre, duração, dinâmica; e finalmente, após tomarmos contato com todas essas informações, nos deliciaremos ao som de uma música executada pelos monitores da Orquestra Experimental de Repertório.
Agendamento: até 300 pessoas - preencha o formulário disponível para download e envie para tmeducativo@prefeitura.sp.gov.br Horário: quintas-feiras, às 14h Telefone: 3333-7691 com Maria Tereza
O que é dança
Este projeto tem como objetivo introduzir conceitos básicos de compreensão da dança por meio da observação e apreciação estéticas do trabalho dos bailarinos no seu dia-a-dia.
A visita à sede do BCSP permite aos alunos perceber e entender as várias profissões envolvidas na realização de um espetáculo de dança. Ao longo da visita os profissionais envolvidos abordam suas respectivas áreas: professor, coreógrafo, assistente de coreografia, costureira, massagista e fisioterapeuta, iluminador, sonoplasta e os artistas.
Os alunos também participam de uma oficina na qual vivenciam as noções básicas de movimento, ministradas também pelos intérpretes da Cia. 2, interagindo de forma ativa com o mundo da dança. Visita direcionada a estudantes da rede municipal de ensino e escolas particulares de dança, monitorada pelos integrantes da Cia. 2 e realizada 3 vezes ao mês das 9h às 12h de janeiro a dezembro.
Agendamento: até 40 pessoas Local: Sede do Balé da Cidade - Rua João Passalacqua, 66 Telefone: 3241-1740
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|