Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP começa a vacinar crianças contra meningite
Março 18, 2010.

A Secretaria da Saúde de São Paulo irá oferecer, a partir da próxima segunda-feira, 22, a vacina pneumocócica 10-valente para cerca de um milhão de paulistas menores de dois anos de idade, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é proteger as crianças contra uma bactéria causadora de infecções respiratórias, especialmente meningites e pneumonias, além de otites agudas.

Inicialmente serão imunizadas as crianças entre seis meses e um ano e 11 meses de idade, simultaneamente à campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. Ou seja, as crianças nessa faixa etária que forem levadas aos postos de saúde a partir de segunda receberão duas vacinas. Em maio a secretaria irá disponibilizar a vacina do pneumococo também aos recém-nascidos menores de seis meses.

A nova vacina entrará na rotina do calendário de imunização do SUS. As crianças deverão receber três doses: aos dois, quatro e seis meses de idade, além de um reforço aos 15 meses.

Para este primeiro ano, a secretaria estabeleceu um esquema diferenciado para cada faixa etária. Crianças que tiverem até seis meses receberão as três doses (com intervalo mínimo de dois meses) mais o reforço, seguindo o esquema inicial. As que tiverem entre sete e nove meses irão tomar duas doses e o reforço, e as com dez a 13 meses receberão duas doses, sem necessidade de reforço. As crianças com 12 a 23 meses de idade receberão dose única da vacina.

"Trata-se de uma vacina de extrema importância para crianças, e que protege contra aproximadamente 80% das meningites e pneumonias causadas por pneumococo. É muito importante que todos os menores de dois anos sejam levados aos postos de saúde para receber as doses previstas", diz a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato.

A vacina pneumocócica 10-valente é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

Fonte: Secretaria da Saúde.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas