Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SMS promove Semana Municipal de Prevenção ao HPV
Setembro 09, 2009

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids promove, até esta sexta-feira (11/9), a Semana Municipal de Prevenção ao HPV. O papilomavirus humano (HPV) é um vírus que pode infectar pele e mucosas. O objetivo é reforçar as informações, orientações e ações de prevenção por toda a cidade.

O HPV é responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero e de pênis. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a ocorrência de cerca de 10 milhões a 12 milhões de casos novos no Brasil.

O Programa Municipal de DST/Aids recomenda que as pessoas façam o auto-exame. É preciso verificar a presença de verrugas na região genital - nem todas as verrugas são causadas pelo HPV. As mulheres devem realizar consultas ginecológicas com regularidade e efetuar o exame de papanicolau. A orientação é que se procure o serviço de saúde para receber orientação, diagnóstico correto e tratamento adequado.

Para tanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com serviços especializados em DST/Aids, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nesses locais são oferecidas consultas, aconselhamentos, exames e esclarecimentos às pessoas.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas