Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mulheres podem fazer mamografia gratuita
Maio 06, 2009

A partir desta quarta, 6, mulheres com 40 anos ou mais podem se inscrever no "Mutirão da Mamografia", que acontece dia 30, para fazer o exame gratuitamente em todo o Estado. A inscrição vai até o dia 15.

Para participar da campanha, basta agendar por telefone horário na unidade em que a paciente deseja ser atendida. Se não houver mais vagas disponíveis na unidade, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outro hospital participante do mutirão. Participam da ação mais de 300 estabelecimentos públicos e particulares, em 144 municípios. Todas as unidades participantes terão identificação.

As mulheres serão atendidas primeiramente no dia 30, mas quem não conseguir nessa data, será atendida em até dez dias. Após o resultado do exame de mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso. A secretaria pretende atender mais de 200 mil pessoas.

É preciso que a mulher tenha um pedido médico do exame emitido pela saúde pública ou por um médico particular.

Segundo a Fundação Oncocentro de São Paulo, a principal função da mamografia é detectar alterações em tecidos, músculos e glândulas das mamas, como o câncer mamário, que pode ser curado em até 90% das incidências, caso seja tratado na fase inicial.

Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado em 2007 pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região.
 

Fonte: Secretaria da Saúde


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas