Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saúde inicia campanha para vacinar adolescentes contra hepatite
Janeiro 05, 2009.

A Secretaria da Saúde inicia a partir desta segunda-feira, 5, uma campanha para intensificar a vacinação de 2,3 milhões de adolescentes paulistas contra hepatite B. A faixa etária entre 11 e 19 anos tem os menores índices de cobertura vacinal contra a doença no Estado.

O objetivo da ação é aproveitar o período de férias escolares para intensificar a vacinação e proteger os jovens contra a hepatite. A vacina é gratuita para pessoas entre 0 e 19 anos, e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde. Para ficar completamente imunizado é preciso tomar três doses. A segunda dose acontece um mês depois da inicial e a terceira, após seis meses.

Levantamento da Secretaria aponta que a faixa etária com menor cobertura da vacina no Estado é a de 11 a 14 anos de idade, com apenas 59% de adesão, seguida pela de 15 a 19 anos, com 64%. O ideal é de 90% a 95% de cobertura.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que os jovens aproveitem as férias para ir ao posto de saúde, mesmo que estejam viajando, porque há unidades de vacinação em todos os municípios”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Os adolescentes que forem receber uma dose contra hepatite B também poderão aproveitar para atualizar a caderneta, tomando vacinas que estejam em atraso, contra doenças como sarampo, rubéola, tétano e difteria.

O mutirão de vacinação com foco em adolescentes faz parte do Plano Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, lançado pela Secretaria em outubro de 2008. Entre as metas estabelecidas para os próximos quatro anos está a de vacinar 90% dos adolescentes de todo o Estado contra a hepatite B, ampliar em 50% a detecção da infecção pelo vírus da hepatite C e em 60% a notificação de casos novos.

Fonte: Secretaria da Saúde.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas