Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saúde esclarece dúvidas sobre alimentação por e-mail
Maio 28, 2008.

A Secretaria de Estado da Saúde vai esclarecer dúvidas de cidadãos paulistas sobre alimentação saudável. O Comitê Estadual para Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças Crônicas, ligado à pasta, receberá as dúvidas pelo e-mail comitealimentacao@cve.saude.sp.gov.br e ficará responsável por respondê-las.

Uma das principais recomendações do Comitê é o aumento de consumo de fibras pela população para prevenir doenças cardiovasculares.

Além do consumo diário de legumes, verduras e frutas, o Comitê indica o uso de cereais integrais e de farinhas de cereais integrais nos preparados culinários, como pães, bolos, bolachas, massas em geral.

Os cereais integrais possuem grande concentração de fibras, cinco vezes mais que em feijões, dez vezes mais que em legumes e 15 vezes mais que frutas. As fibras alimentares no trato gastrointestinal aderem às gorduras, diminuem sua absorção, eliminando o excesso com as fezes.

Dessa forma, o uso de cereais integrais reduz o LDL circulante (conhecido popularmente como "mau colesterol"). Esta modificação alimentar preveniria a obesidade, doenças cardiovasculares, câncer e diabete, pois reduz o teor de gorduras das calorias totais ingeridas.

Além dos benefícios para a redução de risco de doenças cardíacas coronariana, os cereais integrais, fontes de proteínas vegetais, têm efeitos protetores para o organismo contra o câncer e o consumo adequado diminui também o risco de desenvolver a doença.

Em estudo internacional com dez anos de duração, o Nurses Health Study, realizado com 68 mil enfermeiras, as que consumiam cereais integrais tiveram 59% menos mortes por doença cardíaca coronariana.

 

Fonte: Secretaria da Saúde.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas