Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP começa prevenção contra câncer de boca dia 26
Abril 18, 2008.

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de fechar parceria com 459 cidades paulistas, incluindo a capital, para realizar uma mega-prevenção contra câncer de boca em idosos. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que começa dia 26, para prevenir a doença em pessoas com 60 anos ou mais.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.

Até 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.

Além do atendimento médico, a população terá a disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes.

À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência. Nos últimos três anos a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos.

"A prevenção é fundamental para prevenir o câncer bucal. O medo de ir ao dentista aliado à falta de informação dificulta o diagnóstico precoce da doença. Em idosos a situação se agrava porque muitos acham que por usarem dentaduras não precisam fazer a prevenção. O diagnóstico tardio da doença ocasiona seqüelas severas e aumenta em muito a taxa de mortalidade por câncer de boca", afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os profissionais terão foco na análise dos chamados tecidos moles.

É importante ressaltar que o idoso poderá passar pelo profissional de saúde bucal, sem obrigação alguma. Ele primeiro tomará a vacina e depois receberá esclarecimento sobre a campanha de prevenção.
 

Fonte: Secretaria da Saúde

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas