Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Limpeza de bueiros pode ser acompanhada On Line no portal da Prefeitura
Fevereiro 19, 2010

Calota de carro, pedaço de madeira, saco plástico, pedra, restos de tecido, sapato e um pouco de tudo o que é jogado nas ruas vai parar nas bocas de lobo e bueiros, levado pela chuva. É serviço para as equipes de limpeza das 31 Subprefeituras, que agora pode ser acompanhado pela Internet em um novo site no portal da Prefeitura www.capital.sp.gov.br Basta clicar no banner Zelando pela Cidade e conferir a programação da limpeza de bueiros.

É mais um passo na política de ampliação da transparência na administração municipal, determinada pelo prefeito Gilberto Kassab e iniciada com a publicação no portal de todos os contratos e pagamentos efetuados pela Prefeitura de São Paulo. O novo site permite ao cidadão conferir as datas, os locais, os prazos e a efetiva realização dos serviços de limpeza de bueiros, executados por empresas terceirizadas.

Por decreto do prefeito, as empresas responsáveis pela limpeza dos bueiros têm, agora, prazo de cinco dias corridos, a contar do recebimento da ordem de serviço, para a execução do trabalho. O não cumprimento dos prazos pode ser informado diretamente à Ouvidoria do Município pelo telefone 0800-17-5717, ou mesmo pelo portal, para que a empresa prestadora do serviço seja cobrada e, se for o caso, punida conforme previsto em contrato.

O novo site ainda está em fase de teste e poderá sofrer alterações para melhorar o acesso à informação. Para conferir em quais ruas será executada a limpeza dos bueiros, basta selecionar a subprefeitura do local a ser pesquisado. Aparecerá a lista com todas as ordens de serviço emitidas, os endereços e o prazo limite para a execução da limpeza.

A última quinta-feira (18/2), por exemplo, era o prazo limite para a execução de limpeza de bueiros da rua Conselheiro João Alfredo, altura dos números 417 a 421, no Cambuci. A Ordem de Serviço nº 9894/10 foi emitida pela Subprefeitura da Sé e recebida pela empresa em 13/2. O trabalho foi feito num trecho maior, desde o número 173, num total de 14 bueiros até o final da rua, na esquina com a avenida do Estado

A operação, executada por equipes com quatro pessoas, pode levar menos de meia hora, no caso de bueiros, até 5 horas em uma galeria, se estiver obstruída. Segundo os técnicos, um bueiro entupido com reservatório de mais de um metro de profundidade pode abrigar até meio metro cúbico de detritos, o equivalente a cerca de 500 litros. São Paulo tem 400 mil bocas de lobo, 57 mil poços de visita (bueiros redondos com tampas de ferro, geralmente no meio da rua, por onde a água vaza para as galerias e ramais) sob responsabilidade da Prefeitura, 2.850 quilômetros de galerias e ramais.

Neste ano, no mês de janeiro, foram executadas 96.866 limpezas de bocas de lobo. Em fevereiro, no mutirão conjunto entre a Prefeitura e a Sabesp realizado no período de 28 de janeiro a 8 de fevereiro foram feitos serviços em 4.350 bocas de lobo e em 10.249 metros de galerias e ramais. Em toda a cidade, o trabalho é feito por 33 equipes de limpeza mecanizada e outras 63 equipes que fazem o trabalho manualmente. A meta é chegar a 100 equipes para cada tipo de operação.

O site deve ser atualizado diariamente pelas Subprefeituras com informações sobre a situação do trabalho em cada rua. Nesta fase de testes, os técnicos das Subprefeituras ainda estão se adaptando à nova ferramenta, o que pode gerar atraso na alimentação das informações sobre os serviços executados. No site também será possível encontrar uma lista das empresas responsáveis pelo trabalho em cada Subprefeitura, com os respectivos telefones.

Para os moradores a medida de colocar na Internet a agenda dos serviços de limpeza é uma forma para que as ações sejam acompanhadas e cobradas pela população.
 

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas