Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Campanha contra a hepatite C chega ao Bom Prato de Itaquera, Campinas e São Mateus
Abril 19, 2011

A campanha de diagnóstico da hepatite C encabeçada pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Desenvolvimento Social, chegou às unidades do Bom Prato Itaquera (desde esta segunda-feira, 18, até 20 de abril), Campinas (dias 25 a 27) e São Mateus (2 a 4 de maio).

Os exames, gratuitos, têm sido realizados desde o final de 2010 e já passaram por Santo Amaro, Brasilândia, Jabaquara, Vila Nova Cachoeirinha, Lapa, Tucuruvi, Jardim Ângela, Capão Redondo, Heliópolis e Vinte e Cinco de Março. A iniciativa conta com parceria de uma empresa privada.

A coleta de sangue, feita por meio de um furinho no dedo, ocorre durante o período de funcionamento do restaurante, que começa a servir por volta das 11 horas até o término da cota de refeição. Também são ministradas palestras sobre a doença e feito encaminhamento aos postos de saúde autorizados, que realizam o tratamento gratuitamente.

Na primeira fase da campanha contra hepatite C, realizada entre 8 de novembro a 1º de dezembro de 2010, 3.021 pessoas fizeram o exame. Destas, 75 tiveram resultado positivo, sendo que 58 desconheciam a doença. Os atendidos foram encaminhados aos postos de saúde autorizados que realizam o tratamento.

Sobre a doença

A hepatite C crônica, que hoje atinge aproximadamente 150 milhões de pessoas, é caracterizada pela inflamação do fígado, causada por um vírus. Uma em cada 12 pessoas no mundo está infectada e não sabe. Essa prevalência é dez vezes maior que a aids.

Ainda não há vacina. Antes de 1992, a transfusão de sangue era a maneira mais comum de contaminação. Atualmente ela pode ser transmitida, dentre outras maneiras, pelo compartilhamento de seringas, alicates de unha ou lâminas de barbear e até mesmo acidentes de trabalho com materiais perfurantes e/ou cortantes contaminados (por exemplo, agulhas).

O vírus da hepatite C pode permanecer por anos no organismo sem apresentar nenhum sintoma, tornando difícil o seu diagnóstico. Se este ocorrer tardiamente, a doença pode acarretar consequências como cirrose e sangramento digestivo e, em casos mais graves, insuficiência hepática, com necessidade de transplante de fígado.

Sobre o Bom Prato

Criado pelo Governo do Estado e gerenciado pela Codeagro, o programa tem o objetivo de garantir a segurança alimentar, especialmente à população de baixa renda, fornecendo refeições balanceadas com qualidade e cardápio variado.

As refeições, servidas no horário do almoço, totalizam 1.600 calorias. O custo é de R$ 3,50, com subsídio de R$ 2,50 por parte do Governo do Estado (conforme Resolução SAA 29, de 14 de junho de 2010).

Para a instalação do restaurante é firmado um convênio entre o Governo e entidades comunitárias e assistenciais da sociedade civil, sem fins lucrativos, que já atuem junto à população na área da instalação da unidade. As cotas de refeições variam de 1.200 a 2.000 dependendo da unidade. Pode haver aumento conforme avaliação da equipe técnica.

As refeições são constantemente monitoradas por nutricionistas da própria Secretaria e periodicamente enviadas amostras para análise no Instituto de Tecnologia de Alimentos, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Pasta (Ital/Apta). Todas as unidades contam, obrigatoriamente, com um nutricionista fixo.

Cada unida de gera de 15 a 20 empregos diretos, entre profissionais administrativos, gerentes, nutricionistas, cozinheiros, auxiliares de cozinha e limpeza, todos vinculados à entidade gestora, contribuindo para política pública de geração de renda, emprego e capacitação profissional.

O prato-base conta com arroz, feijão, farinha de mandioca e pão. Já as guarnições (salada, carne, legumes, fruta e o suco) mudam diariamente, mediante aprovação da equipe de nutricionistas que avalia critérios calóricos, combinação de alimentos, densidade, coloração e apresentação.

As 33 unidades do Bom Prato funcionam de segunda a sexta, das 11 horas até o término da cota de refeições. Atualmente são servidas 46.720 por dia. No total, já foram servidas mais de 76 milhões de refeições desde o início do programa, em dezembro de 2000 (veja os endereços dos diversos restaurantes no site www.codeagro.sp.gov.br).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>