Secretaria da Saúde recruta 200 voluntários para avaliação de risco cardíaco
Setembro 18, 2008
A Secretaria da Saúde recruta a partir desta
quinta-feira, 18, 200 voluntários para prevenção, avaliação e tratamento do
risco cardíaco moderado. O estudo, que está sendo coordenado pelo Instituto
Dante Pazzanese de Cardiologia em 12 cidades brasileiras, pretende acompanhar os
pacientes por pelo menos cinco anos, gratuitamente.
Serão inscritos homens a partir de 55 anos de idade e mulheres a partir de 65,
que apresentem pelo menos um fator de risco, como excesso de peso, histórico de
tabagismo, baixo HDL (colesterol bom), nível alto de açúcar no sangue, doença
renal ou história de doença cardíaca na família. Os pacientes passarão
regularmente por avaliação médica, exames e, dependendo do caso, receberão
medicações específicas.
Não serão incluídos no estudo pacientes com pressão arterial alta ou muito
baixa, colesterol elevado ou que realizam tratamento com estatinas ou
ciclosporina, além de outras situações pontuais que serão avaliadas pela equipe
médica.
“Queremos avaliar aquelas pessoas aparentemente saudáveis, mas que apresentam
fatores de risco moderado para o desenvolvimento de problemas cardíacos no
futuro”, afirma o diretor da Divisão de Pesquisa do Dante, Álvaro Avezum.
Os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 5085-6353
ou (11) 5085-6352. Além da capital paulista, o estudo será realizado, sob
a coordenação do Dante Pazzanese, nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão
Preto, Uberaba, Botucatu, Marília, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre,
Belém, Aracaju e Goiânia.
[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|