Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Represa Guarapiranga recebe o sexto abraço dos paulistanos no domingo
Maio 26, 2011

Quatro milhões de pessoas que moram na Capital dependem diretamente das águas da represa Guarapiranga, localizada na Zona Sul da Cidade. Principal manancial de São Paulo, a represa sofre há muitos anos com a pressão do avanço imobiliário e o crescimento populacional da Cidade. O resultado disso foi o comprometimento ambiental da água e também das margens da Guarapiranga.

Preocupados com a situação da represa, ambientalistas, ONGs, organizações sociais e poder público realizam a partir das 9h do próximo domingo, dia 29, a sexta edição do Abraço Guarapiranga, um evento que serve como alerta, mas também é um gesto de carinho da população de São Paulo com a represa.

Todos os anos, na semana do Meio Ambiente, milhares de pessoas se reúnem às margens da represa para o abraço simbólico da Guarapiranga. O evento é ainda uma oportunidade para que os participantes conheçam as ações e os projetos de recuperação da represa executados pelo poder público e visitem as exposições de entidades da sociedade civil que lutam em defesa dos mananciais de São Paulo.

O Abraço Guarapiranga é uma iniciativa da Rede de Olho nos Mananciais em parceria com diversas organizações da sociedade civil e apoio do poder público. O evento é realizado desde 2006 e vem se consolidando como importante oportunidade para a população de São Paulo conhecer melhor a realidade atual da Guarapiranga e cobrar ações efetivas para a melhoria contínua da qualidade de água da represa.

Em suas primeiras edições, o Abraço Guarapiranga montou um painel em que os diversos órgãos do poder público apresentaram projetos e um cronograma de ações para a recuperação ambiental do manancial. Na época, a Prefeitura de São Paulo se comprometeu a realizar um programa de recuperação da orla da Guarapiranga com a instalação de parques municipais nos terrenos públicos e nas áreas verdes remanescentes em suas margens.

Hoje, esse programa já apresenta quatro parques prontos, três deles em funcionamento e um quinto parque em fase final de obras. Além disso, a Prefeitura iniciou um processo de desapropriação de imóveis particulares junto à represa para anexa-los aos novos parques. Uma ciclovia está em construção ao longo da avenida Atlântica e quase 3 quilômetros de muros que encobriam a visão da represa foram derrubados e substituídos por gradis, revelando uma das mais belas paisagens de São Paulo.

O abraço simbólico da represa será ao meio-dia em três pontos de concentração: no Jardim Ângela, no Solo Sagrado e no Parque da Barragem. Em cada local haverá atividades organizadas para marcar a data e a preservação do manancial.

Confira os pontos de encontro e a programação

Parque da Barragem
Avenida Atlântica, altura do nº 1.200, esquina com a avenida João de Barros

9h30: Oficinas ambientais, atividades culturais, capoeira, plantio e distribuição de mudas

10h30: Passeio ciclístico do abraço à Guarapiranga

12h: Abraço simbólico à Guarapiranga

Jardim Ângela - Parque Ecológico Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3.286

8h: Caminhada das paróquias da região ao Parque Ecológico Guarapiranga

10h30: Celebração religiosa no Parque Ecológico Guarapiranga e plantio de mudas

12h: Abraço simbólico à Guarapiranga

Solo Sagrado
Estrada do Jaceguay, 6.567, Parelheiros

10h30: Atividades ambientais

12h: Abraço simbólico à Guarapiranga



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>