Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Virada Cultural terá 5 mil artistas e 800 apresentações, em 26 palcos
Abril 23, 2008.

Mais de 5 mil artistas, em 800 apresentações, em 26 palcos diferentes apenas no Centro da Cidade, além de atrações em centros culturais, unidades do SESC e CEUs. A quarta edição da Virada Cultural, promovida pela Prefeitura, acontece neste fim de semana, das 18h de sábado (26) às 18h de domingo (27). A expectativa é de que mais de 3 milhões de pessoas, entre paulistanos e turistas, assistam aos diversos shows, em toda a Cidade. Vai ter Gal Costa, Orquestra Imperial, Jorge Benjor, Cesária Évora, Mutantes, Teatro Mágico e Globo da Morte. A programação completa está disponível no site www.viradacultural.org.

Para facilitar a participação das pessoas, os serviços públicos terão horários estendidos. O Metrô funcionará por 24 horas. Parte do trânsito do Centro será desviada. Serão mobilizados 1,2 mil seguranças privados, 100 brigadistas, 30 ambulâncias, e instalados 2 quilômetros de grades e 350 banheiros químicos. Para animar a festa, 55 toneladas de equipamentos de som, 800 mil watts de potência e 8,1 KVAs de luz - o suficiente para iluminar oito Sambódromos de São Paulo. Serão mobilizadas 1,8 mil pessoas na produção da Virada Cultural.

Dentro das 24 horas ininterruptas, atrações, música, dança e espetáculos de rua de vários estilos vão mobilizar o Centro de São Paulo. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, haverá apresentações voltadas a todas as faixas etárias, com destaque também para os shows de Fernanda Takai, Marcelo D2, Zé Ramalho, Jair Rodrigues e Luís Melodia. Dos 26 palcos do Centro, 24 funcionarão durante as 24 horas do evento. SESC, CEUs (Centros de Educação Unificados) e centros culturais vão sediar apresentações nos bairros.

O evento será aberto às 18h de sábado, com a apresentação da cantora caboverdeana Cesária Évora, no palco principal que será montado ao lado da praça Júlio de Mesquita. Ela é uma das grandes expoentes da world music e tem estilo peculiar, uma variação do fado português. No mesmo local se apresentará a cantora Gal Costa, em show com voz e violão, seguida de Zé Ramalho, Os Mutantes, The Gladiators, Teatro Mágico, Marcelo D2, Orquestra Imperial e Jorge Benjor.

A Virada Cultural foi inspirada em eventos europeus como a Nuit Blanche parisiense, um ponto de encontro artístico que agita anualmente a capital francesa madrugada adentro. Em São Paulo, a Virada Cultural tem características próprias. Estima-se que as 3 milhões de pessoas que vão assistir às apresentações irão proporcionar R$ 90 milhões em arrecadação para o Município.

Seguindo a tradição, espetáculos de rua, instalações, artistas circenses e experiências visuais farão parte da maratona cultural. Para promover a interação direta do público com os artistas, várias edificações vão sediar atrações, como o Teatro de Vertigem, Nau de Ícaros, Globo da Morte, Acrobático Fratelli e Irmãos Becker.

Na esquina da avenida Ipiranga com a rua Araújo será montado o Palco das Meninas, para a apresentação de novas cantoras da música popular brasileira, como Mariana Aydar, Marina de La Riva e Bruna Caram. Em homenagem a Nara Leão, a cantora Fernanda Takai, do grupo Pato Fu, interpretará o disco Onde Brilhem Os Olhos Seus.

Já no Theatro Municipal serão realizadas releituras de discos históricos de grupos e cantores, entre os quais o cantor Luís Melodia, que interpretará o álbum Pérola Negra, lançado em 1973. Outro destaque do teatro será o show de Jair Rodrigues, Fabiana Cozza e Zimbo Trio, que relembrarão sucessos de O Fino da Bossa (1964). Pepeu Gomes, Paulo Vanzolini, Sá, Rodrix e Guarabyra, Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos também participarão das releituras no Theatro Municipal.

As jam sessions permanentes são outra novidade desta quarta edição da Virada Cultural. Em palcos especiais, vários músicos vão se suceder com seus instrumentos, formando uma roda contínua de improviso, durante as 24 horas do evento. No palco Rock-República, Paul Di'Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, interpretará o álbum Killers, e o Ultraje a Rigor tocará o clássico Nós Vamos Invadir Sua Praia, ambos de 1981.

O samba será a atração no Boteco dos Bambas, no largo Santa Ifigênia. Entre as atrações estarão nomes consagrados como Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto, Osvaldinho da Cuíca, Dona Ivone Lara e Nelson Sargento. Valorizando ritmos diferentes, a Virada Cultural terá quatro novos palcos, voltados para música caipira, xote-reggae, black e hip-hop, este último representado por vários de seus precursores, como Thaíde, DJ Hum, Doctors MCs, Rappin´Hood e Afrika Bambaataa.

Haverá diversidade de títulos e sessões de filmes em longas e curtas metragens, exibidos nas tradicionais salas de cinema, e também em espaços inusitados, como praças e telões armados nos palcos dos shows musicais. Além do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (praça Ramos de Azevedo) e das 24 Horas de Filmes do Minuto (praça do Patriarca), o evento contará com seleção de sucessos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com apresentações de vários longas. O destaque é a sessão de encerramento, com a exibição da comédia-dramática Vitus, do diretor suíço Fredi M. Murer - um longa-metragem ainda inédito comercialmente.

A Virada Cultural 2008 conta com o apoio de parceiros como o SESC-SP, Secretaria de Estado da Cultura e SPTuris, que disponibilizaram alguns dos espaços para as apresentações.

 

Fonte: SECOM - Coordenação de Imprensa da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas