|
Talão de Multa Moral pretende educar motoristas infratores Janeiro 27, 2010
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida produziu talões de Multa Moral, com o objetivo de educar e orientar as pessoas que não respeitam as vagas de estacionamentos reservadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A campanha pretende orientar os motoristas, por meio da multa fictícia, deixada no pára brisas dos carros estacionados indevidamente em vagas reservadas às pessoas com deficiência em shoppings, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais.
Além de alertar que o condutor do veículo está numa vaga exclusiva, a Multa Moral lembra o infrator que os habituais “cinco minutinhos” ocupando a vaga podem acarretar diversos transtornos a quem realmente tem direito de utilizá-la.
O Decreto Federal 5.296/2001 determina a reserva permanente de no mínimo 2% da totalidade das vagas dos estacionamentos, para uso exclusivo de veículos de pessoas que tenham dificuldade de locomoção, devidamente sinalizadas.
Os interessados em participar da campanha educativa podem retirar os talões de Multa Moral na Praça de Atendimento da Subprefeitura do Jabaquara, na avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314. Também está disponível para retirada exemplares do manual “Dicas de Relacionamento com Pessoas com Deficiência”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Comentários registrados para esta reportagem
Em 30 de Janeiro de 2010 Ester Fernandes escreveu: Muito louvavel essa iniciativa. Quem sabe as pessoas aprendam a respeitar os idosos, cadeirantes e gestantes. Só precisa ser disponibilizado em mais locais para ser distribuido. Se tiver em lugar proximo do Centro vou retirar e sair distribuindo multas morais nos estacionamentos que costumo frequentar.
Em 30 de Janeiro de 2010 silva escreveu: Plenamente de acordo. Os próprios funcionários do local, ali estacionam seus veiculos. Para facilitar poderia estar na
internet, imprimiríamos e deixarámos no
para-brisas do infrator.
Em 29 de Janeiro de 2010 Sergio escreveu: Para facilitar, os talões poderiam ser disponibilizados em todas as subprefeituras, ou outros orgãos espalhados pela cidade, não acham?
Em 29 de Janeiro de 2010 JCarlos escreveu: Gostaria de ver disponÃvel também na Internet, facilitaria muito aos que não tem tempo para a retirada no local (talvez pela cor do papel a retirada seja um requisito único)
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|