Prefeitura amplia horário de vacinação contra a Gripe A Abril 26, 2010
Para atender o maior número de pessoas - especialmente as que têm dificuldades para chegar às unidades de saúde antes do encerramento das atividades -, a Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs). Com horário ampliado, essas unidades de saúde estarão abertas para a aplicação de vacinas gratuitas das 8h às 21h, entre esta segunda e sexta-feira (26 a 30/04). O atendimento médico permanece seguindo o horário normal, funcionando no período das 7h às 19h.
As gestantes podem tomar a vacina até o dia 21 de maio, prazo final também para a vacinação de idosos com doenças crônicas. As pessoas com idade entre 30 e 39 anos passam a receber a vacina a partir do dia 10 até 21 de maio.
Quem precisar obter mais informações, como o endereço das AMAs e outros pontos de vacinação, pode recorrer ao serviço 156 da Prefeitura ou ao site da Secretaria de Saúde.
A vacinação contra a influenza A/H1N1 segue as recomendações das sociedades médicas e científicas internacionais, para manter o sistema de saúde em funcionamento e reduzir ao máximo o número de casos entre a população.
Mais de 60 milhões de doses já foram aplicadas nos Estados Unidos e não foram observadas taxas elevadas de manifestações locais ou sistêmicas. A vacina foi bem tolerada e pouco reatogênica.
As contra-indicações da vacina são: reação anafilática após ingestão de ovo; reação anafilática em dose anterior da vacina contra influenza; antecedente de reação anafilática aos componentes da vacina. A vacinação deverá ser adiada durante a evolução de doenças agudas febris graves.
Os possíveis eventos adversos pós-vacinação são: manifestações locais: dor, eritema e edema, até 48 horas após a aplicação da vacina; manifestações sistêmicas: febre, cefaléia, astenia, mialgia até 48 horas após a aplicação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|