Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Secretaria do Verde promove oficinas para um Natal ecológico
Dezembro 07, 2009

Existe gente que pensa no Natal como aquela época do ano em que se gasta mais com comida, presentes e festa. Que tal resgatar o verdadeiro espírito natalino e transformar as festividades em algo sustentável, econômico e saudável?

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) e da Sociedade Vegetariana Brasileira, promove neste fim de semana dos dias 12 e 13 de dezembro Oficinas para um Natal Sustentável. As oficinas serão abertas ao público em geral e gratuitas. Basta que a pessoa interessada faça a inscrição cerca de uma hora antes do início de cada uma delas, na sede da Umapaz.

Enfeites e cartões de boas festas podem ser únicos e resgatar o espírito do Natal. Oficinas de criação de estrelas de Natal, enfeites e cartões em papel e linha são opções para quem quiser confeccionar peças baratas, bonitas e únicas.


Danças e histórias brasileiras

Para animar as festas natalinas, é possível aprender danças brasileiras a partir de oficinas que desenvolvem a expressão corporal com ritmos como samba, frevo, caboclinhos, maracatu, coco, ciranda, pastoril e boi.

E, para quem que não agüenta mais histórias natalinas importadas, o evento oferece um passeio pelas histórias de personagens que povoam a literatura e os causos brasileiros, como João Grilo, Pedro Malazarte, Mateus, Catirina, Cumadre Fulozinha e Saci-Pererê.

Para quem se preocupa com uma ceia saudável e ecológica, serão promovidas oficinas com chefs de cozinha, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira. São sugestões de ceias bastante apetitosas. Os chefs ensinam como preparar uma ceia sem desperdiçar alimentos transformando seu Natal mais sustentável e econômico.

Programe-se para um Natal saudável, ecológico, barato e consciente. Menos consumo e mais celebração da vida e do planeta Terra. Fique de olho nos horários e escolha sua oficina.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

12 de dezembro, sábado

Oficina de Enfeites para a Celebração de Fim de Ano

Horário: 10h às 12h
O que é: Serão confeccionados enfeites transparentes com papel de seda para colocar em janela.

Oficina de Estrelas de Natal
Horário: 14h às 16h
O que é: Vivência com o tema Luz, atividade criativa e transformadora, que visa a transformar nossas "obscuridades" e "apagões" em luz, luminosidades, por meio da construção de uma linda estrela de papel.

Oficina Folguedos e Brinquedos
Horário: 10h às 12h
O que é: Expressão corporal nas danças do Brasil. Foco no desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir do jogo ritmico e passos de alguns dos principais folguedos brasileiros: samba, frevo, caboclinhos, afroxé, maracatus coco, ciranda, arrasta-pé, xaxado, cavalo marinho, pastoril e boi.

Celebração Sustentável
Horário: 10h às 17h
O que é: Possibilidade de fazer dessas festas uma celebração sustentável, celebrando também a vida e o planeta Terra. Se você quiser trocar idéias sobre como a celebração pode ser sustentável, venha participar do programa.

CEIA SUSTENTÁVEL
14h às 15h30 - André Vieland – Vegacy - Chef e um dos proprietários do melhor restaurante vegano da cidade de São Paulo, segundo o blog Vegetariana, da MTV. Desde 2005 o restaurante vem conquistando admiradores, inclusive onívoros que trabalham pela região da avenida Paulista.
15h30 às 17h - Leila D - Galeria Orgânica - Artista experimentalista da culinária vegetariana há mais de 20 anos desenvolve pesquisa alimentar em gastronomia funcional. Traz em seu trabalho toda sua experiência de viver em outros países, como Japão, França, Alemanha e EUA, onde começou seu interesse pela culinária viva. Criadora do restaurante Galeria Orgânica, 100% orgânico e vegetariano.
17h às 18h30 - Ricardo e Valéria - Wheat Orgânica - Valéria é farmacêutica, com mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade de São Paulo e vegetariana desde adolescente. Além de praticante e instrutora de ioga, é sócia do Wheat Organics. Ricardo é cozinheiro desde criança, além de amante da natureza, da aventura e da vida saudável. Ainda jovem, após quase concluir seu curso de Agronomia, viajou por países e cozinhas, aperfeiçoando sua arte culinária.


13 de dezembro, domingo

Oficina Flores com jornal para enfeites de Natal
Horário: 10h às 12h
O que é: Ensina a fazer flores de jornal, que poderão ser usadas para enfeitar a árvore de Natal, em lugar das tradicionais bolas.

Oficina de Enfeites para a Celebração de Natal
Horário: 14h às 16h
O que é: Confecção de anjinhos com material reciclável

Oficina de Cartões de Boas Festas
Horário: 15h às 17h
O que é: Serão confeccionados cartões com papel e linha de bordado.

Oficina Folguedos e Brinquedos
Horário: 15h às 16h
O que é: Expressão corporal nas danças do Brasil. Foco no desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir do jogo rítmico e passos de alguns dos principais folguedos brasileiros.

Oficina Histórias, Folguedos e Brinquedos
Horário: 16h30 às 17h30
O que é: Um passeio pelas histórias das personagens que encantam a literatura, contos e causos brasileiros - João Grilo, Pedro Malazarte, Mateus, Catirina, Cumadre Fulozinha e Saci-Pererê.

Celebração Sustentável
Horário: 10h às 17h
O que é: Possibilidade de fazer dessas festas uma celebração sustentável, celebrando também a vida e o planeta Terra. Se você quiser trocar idéias sobre como a celebração pode ser sustentável, venha participar do nosso programa.

CEIA SUSTENTÁVEL
14h às 16h - Tatiana Cardoso - Moinho de Pedra - Chef formada pela Escola de Culinária Natural Gourmet Cookery School, em Nova York, e pelo Instituto de Gastronomia e Nutrição. Em seu restaurante natural/vegetariano gourmet Moinho de Pedra só entram produtos orgânicos e nada de carne nem industrializados.
16h às 18h - Alberto Gonzalez - Oficina da Semente - Chef formado pela Estácio de Sá, possui mestrado e doutorado em microcirculação, realizado na Alemanha. Há sete anos iniciou seus estudos em alimentação viva com Ana Branco, mas foi em Campos do Jordão que começou com a Oficina da Semente.


SERVIÇO:

Oficinas para um Natal Sustentável
Data: 12 e 13 de dezembro
Horário: a partir das 10h
Local: Avenida IV Centenário, s/nº - Portão 7 - Umapaz - Parque Ibirapuera.
Informações: 3396-3076
 

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009dez07oficinasnatalecologico.php on line 186

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009dez07oficinasnatalecologico.php on line 186

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009dez07oficinasnatalecologico.php on line 186
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009dez07oficinasnatalecologico.php on line 193

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009dez07oficinasnatalecologico.php on line 193

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/pref2009dez07oficinasnatalecologico.php on line 193