Planetário do Ibirapuera recebe programação especial em comemoração aos 50 anos da conquista do espaço Agosto 03, 2011
O ano de 2011 é marcante para os assuntos ligados aos astros - a Escola Municipal de Astrofísica está fazendo 50 anos, junto ao cinquentenário da volta ao mundo do primeiro cosmonauta russo, Yuri Gagarin. Neste ano também comemora-se os cinco anos que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, visitou o espaço pela primeira vez.
Para festejar essas datas tão importantes o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini prepararam uma programação repleta de atividades. Para isso, firmaram uma parceria com a Associação Cultural Grupo Volga de Cultura Russa, o Consulado da Federação da Rússia em São Paulo , a Agência Federal Russa de Apoio a Cultura - Rossotrudniestvo, o Setor Cultural da Embaixada da Federação da Rússia, a Comunidade e Juventude Russa, Grupo de Plastimodelismo e a Fundação Marcos Pontes.
Confira a programação completa
Exposição: De Yuri Gagarin a Marcos Pontes Data: até 31 de agosto Horário: De segunda à sexta das 9hs às 19hs; sábados, domingos e feriados das 9h às 20h.
Com apoio do Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont, estarão expostos cerca de 30 painéis, entre fotografias, esquemas, curiosidades das viagens espaciais do Cosmonauta e do Astronauta, maquetes que contam a história da aviação russa que precedeu as naves espaciais e maquetes de naves espaciais que apresentam um futuro fictício rumo ao qual a humanidade pode caminhar.
Sessão de Planetário: Volta ao Mundo de Gagarin Data: 30 de abril a 28 de agosto Horário: Sábados às 19h e domingos às 18h
Nessa sessão de planetário os espectadores voltarão no tempo e acompanham Yuri Gagarin quando, pela primeira vez, o ser humano saiu do planeta Terra. Os pensamentos e a história do primeiro Cosmonauta estão relacionados através da cultura Russa e da mitologia eslovena antiga que via nos astros divindades como Dazhbog, o deus Sol entre outros. A viagem espacial que teve início há 50 anos ainda é questionada pela própria humanidade, mas a sessão nos aponta que essa odisséia é um grande aprendizado.
Oficina de culinária Russa: Panquecas Blini na Terra e Pílulas no Espaço Data: 14 de maio e 18 de junho Horário: 15h
O que Gagarin comia no espaço? O que os Cosmonautas comem nas naves hoje? Um workshop que ensinará às pessoas a fazer o Blini, um prato típico da culinária Russa que faz referência aos astros. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.
Palestra do Astronauta Brasileiro: “Missão Cumprida" Data: 21 de maio Horário: 19h
Um relato detalhado da primeira missão espacial tripulada brasileira. Durante 1h30min, o astronauta conduz a platéia em uma viagem de emoções, dificuldades, visões e curiosidades. O assunto é ilustrado com fotos, vídeos e histórias de superação, coragem, patriotismo e perseverança. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.
Palestra: Tradições na terra de Gagarin Data: 28 de maio Horário: 15h
Esta palestra apresenta tradições e costumes russos. Os costumes que tinham os empreendedores que realizaram o primeiro vôo espacial e outros feitos da Astronáutica. Com essa palestra aprendemos sobre o caráter e valores do povo Soviético. O que os impeliu ao espaço? Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.
Palestra: No Banheiro Espacial Data: 5 de junho Horário: 14h30
Quando o assunto da sustentabilidade é o uso consciente da água, a rotina dos cosmonautas e astronautas é um excelente laboratório para estudo de caso. No espaço eles reciclam a água que cozinham, que lavam, que suam e até a que bebem e comem! Venha saber como é interessante e útil a tecnologia de reciclagem das estações espaciais. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.
Oficina de dança: Reverência aos Astros Data: 2 de julho Horário: 15h
Uma aula onde você aprenderá passos de dança nas tradições mais antigas do povo de Yuri Gag
arin. Você sabia que muitas das danças tradicionais desse povo eram reverências à Astronomia? Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da oficina, no próprio local.
Palestra sobre Língua Russa: A Torre de Babel no Espaço Data: 9 de julho Horário: 15h
Palestra que discorrerá sobre as problemáticas de comunicação que surgiram ou podem surgir quando nações de línguas tão diferentes necessitam conviver em um espaço confinado, fora da Terra. Com o fim da guerra fria, o mundo precisou aprender sobre a tecnologia de permanência no espaço com os Russos. Aprenda sobre as curiosidades dessa língua, vivenciando a experiência de muitos astronautas ocidentais quando aprenderam a se comunicar. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.
Palestra sobre Astronomia: A Astronomia no Calendário Russo Data: 16 de julho Horário: 15h
O conhecimento astronômico determina nosso calendário. Na terra de Gagarin isso também aconteceu. Veja como os costumes Ortodoxos Russos e o calendário influenciaram o cotidiano desta nação. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.
Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul - Parque do Ibirapuera Telefone: 3396-3076 / 6413-6098
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP traz mais de dez atrações gratuitas em setembro, com destaque para Luta Livre da BWF. A programação se estende durante o mês inteiro, com atrações para toda a família.
Teatro Sérgio Cardoso recebe Grupo Sujeito a Guincho em concerto gratuito de música instrumental. O concerto abrange repertório que passeia entre clássico e popular.
Revelando SP: edição da capital será no Parque do Trote, de 25 a 28 de setembro. Com entrada gratuita, evento contará com mais de 100 municípios representados, trazendo o melhor da culinária tradicional, artesanato e manifestações culturais do estado.
Homenagem ao circo itinerante e às palhaças latinoamericanas, A Cavaleira faz curta temporada no Sesc Belenzinho. Espetáculo infantojuvenil gratuito a partir de 6 de setembro.
Exposições em cartaz no CCBB SP dão o tom das atividades do Programa Educativo durante o mês de setembro. Mostras MEME: no Br@sil da memeficação e Mundo Zira inspiram a programação por meio de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, ação cênico-musical, dentre outras opções. Programação terá ainda atividade especial relacionada à 19ª Primavera dos Museus.
+ Mais notícias
|
|