Planetário do Ibirapuera recebe programação especial em comemoração aos 50 anos da conquista do espaço Agosto 03, 2011
O ano de 2011 é marcante para os assuntos ligados aos astros - a Escola Municipal de Astrofísica está fazendo 50 anos, junto ao cinquentenário da volta ao mundo do primeiro cosmonauta russo, Yuri Gagarin. Neste ano também comemora-se os cinco anos que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, visitou o espaço pela primeira vez.
Para festejar essas datas tão importantes o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini prepararam uma programação repleta de atividades. Para isso, firmaram uma parceria com a Associação Cultural Grupo Volga de Cultura Russa, o Consulado da Federação da Rússia em São Paulo , a Agência Federal Russa de Apoio a Cultura - Rossotrudniestvo, o Setor Cultural da Embaixada da Federação da Rússia, a Comunidade e Juventude Russa, Grupo de Plastimodelismo e a Fundação Marcos Pontes.
Confira a programação completa
Exposição: De Yuri Gagarin a Marcos Pontes Data: até 31 de agosto Horário: De segunda à sexta das 9hs às 19hs; sábados, domingos e feriados das 9h às 20h.
Com apoio do Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont, estarão expostos cerca de 30 painéis, entre fotografias, esquemas, curiosidades das viagens espaciais do Cosmonauta e do Astronauta, maquetes que contam a história da aviação russa que precedeu as naves espaciais e maquetes de naves espaciais que apresentam um futuro fictício rumo ao qual a humanidade pode caminhar.
Sessão de Planetário: Volta ao Mundo de Gagarin Data: 30 de abril a 28 de agosto Horário: Sábados às 19h e domingos às 18h
Nessa sessão de planetário os espectadores voltarão no tempo e acompanham Yuri Gagarin quando, pela primeira vez, o ser humano saiu do planeta Terra. Os pensamentos e a história do primeiro Cosmonauta estão relacionados através da cultura Russa e da mitologia eslovena antiga que via nos astros divindades como Dazhbog, o deus Sol entre outros. A viagem espacial que teve início há 50 anos ainda é questionada pela própria humanidade, mas a sessão nos aponta que essa odisséia é um grande aprendizado.
Oficina de culinária Russa: Panquecas Blini na Terra e Pílulas no Espaço Data: 14 de maio e 18 de junho Horário: 15h
O que Gagarin comia no espaço? O que os Cosmonautas comem nas naves hoje? Um workshop que ensinará às pessoas a fazer o Blini, um prato típico da culinária Russa que faz referência aos astros. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.
Palestra do Astronauta Brasileiro: “Missão Cumprida" Data: 21 de maio Horário: 19h
Um relato detalhado da primeira missão espacial tripulada brasileira. Durante 1h30min, o astronauta conduz a platéia em uma viagem de emoções, dificuldades, visões e curiosidades. O assunto é ilustrado com fotos, vídeos e histórias de superação, coragem, patriotismo e perseverança. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.
Palestra: Tradições na terra de Gagarin Data: 28 de maio Horário: 15h
Esta palestra apresenta tradições e costumes russos. Os costumes que tinham os empreendedores que realizaram o primeiro vôo espacial e outros feitos da Astronáutica. Com essa palestra aprendemos sobre o caráter e valores do povo Soviético. O que os impeliu ao espaço? Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.
Palestra: No Banheiro Espacial Data: 5 de junho Horário: 14h30
Quando o assunto da sustentabilidade é o uso consciente da água, a rotina dos cosmonautas e astronautas é um excelente laboratório para estudo de caso. No espaço eles reciclam a água que cozinham, que lavam, que suam e até a que bebem e comem! Venha saber como é interessante e útil a tecnologia de reciclagem das estações espaciais. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início no próprio local.
Oficina de dança: Reverência aos Astros Data: 2 de julho Horário: 15h
Uma aula onde você aprenderá passos de dança nas tradições mais antigas do povo de Yuri Gag
arin. Você sabia que muitas das danças tradicionais desse povo eram reverências à Astronomia? Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da oficina, no próprio local.
Palestra sobre Língua Russa: A Torre de Babel no Espaço Data: 9 de julho Horário: 15h
Palestra que discorrerá sobre as problemáticas de comunicação que surgiram ou podem surgir quando nações de línguas tão diferentes necessitam conviver em um espaço confinado, fora da Terra. Com o fim da guerra fria, o mundo precisou aprender sobre a tecnologia de permanência no espaço com os Russos. Aprenda sobre as curiosidades dessa língua, vivenciando a experiência de muitos astronautas ocidentais quando aprenderam a se comunicar. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.
Palestra sobre Astronomia: A Astronomia no Calendário Russo Data: 16 de julho Horário: 15h
O conhecimento astronômico determina nosso calendário. Na terra de Gagarin isso também aconteceu. Veja como os costumes Ortodoxos Russos e o calendário influenciaram o cotidiano desta nação. Distribuição gratuita de ingresso a partir de uma hora antes do início da palestra, no próprio local.
Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul - Parque do Ibirapuera Telefone: 3396-3076 / 6413-6098
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|