Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Museu da Imigração organiza, no dia 5 de maio, a 1ª Parada Migrante
Abril 17, 2013

Doze grupos de comunidades da Rússia, Croácia, Alemanha, República Tcheca, Itália, Bolívia, Peru, Lituânia, Ilha da Madeira e Coreia farão, dia 5 de maio, apresentações gratuitas de dança e música típicas no Parque do Ibirapuera. Os números fazem parte da 1ª Parada Migrante organizada pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de celebrar a diversidade cultural das várias nacionalidades e comunidades imigrantes presentes em São Paulo.

O Grupo Folclórico Kantuta Bolívia, um dos mais tradicionais representantes da Bolívia no Brasil com 26 anos de existência, está entre eles. Cerca de 30 integrantes irão realizar durante a Parada Migrante uma exibição da dança afro-boliviana dos Caporales, que simboliza os capatazes dos escravos negros trazidos para a Bolívia durante os tempos coloniais. A dança dos Caporales é caracterizada por movimentos ágeis e atléticos em que os homens se destacam especialmente com torções, contorções, chutes aéreos, acrobacias e gritos de raiva e euforia. Já as mulheres acentuam a sensualidade e feminilidade com vestidos e movimentos graciosos.

Outro a se apresentar será o Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira (folclore e etnografia região autônoma da Madeira). Formado por pessoas de diversas faixas etárias, o grupo interpretará situações que mostram o cotidiano dos imigrantes, usando instrumentos típicos de trabalho e domésticos, além de retratar brincadeiras e jogos tradicionais. Tudo isso será feito ao som de música ao vivo tocada por eles com instrumentos acústicos como: acordeom, braguinha (cavaquinho), rajão (mini-viola), viola de arame, flauta, violino, brinquinho (chocalho com castanholas), ferrinhos (triângulo), reco-reco e bumbo.

Segundo Marília Bonas, presidente executiva do Museu da Imigração, “a ideia é que a Parada Migrante seja realizada anualmente, fazendo parte do calendário de eventos culturais da capital paulista e se consolidando como um momento de encontro das várias comunidades de imigrantes, assim como a Festa do Imigrante, que já organizamos há 17 anos”.

Serviço

1ª Parada Migrante
Datas: 05 de maio de 2013
Horário: 15h
Local: Parque do Ibirapuera
Entrada franca
Informações: (11) 3311-7700 ou www.museudaimigracao.org.br


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas