Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Museu da Imigração organiza, no dia 5 de maio, a 1ª Parada Migrante
Abril 17, 2013

Doze grupos de comunidades da Rússia, Croácia, Alemanha, República Tcheca, Itália, Bolívia, Peru, Lituânia, Ilha da Madeira e Coreia farão, dia 5 de maio, apresentações gratuitas de dança e música típicas no Parque do Ibirapuera. Os números fazem parte da 1ª Parada Migrante organizada pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de celebrar a diversidade cultural das várias nacionalidades e comunidades imigrantes presentes em São Paulo.

O Grupo Folclórico Kantuta Bolívia, um dos mais tradicionais representantes da Bolívia no Brasil com 26 anos de existência, está entre eles. Cerca de 30 integrantes irão realizar durante a Parada Migrante uma exibição da dança afro-boliviana dos Caporales, que simboliza os capatazes dos escravos negros trazidos para a Bolívia durante os tempos coloniais. A dança dos Caporales é caracterizada por movimentos ágeis e atléticos em que os homens se destacam especialmente com torções, contorções, chutes aéreos, acrobacias e gritos de raiva e euforia. Já as mulheres acentuam a sensualidade e feminilidade com vestidos e movimentos graciosos.

Outro a se apresentar será o Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira (folclore e etnografia região autônoma da Madeira). Formado por pessoas de diversas faixas etárias, o grupo interpretará situações que mostram o cotidiano dos imigrantes, usando instrumentos típicos de trabalho e domésticos, além de retratar brincadeiras e jogos tradicionais. Tudo isso será feito ao som de música ao vivo tocada por eles com instrumentos acústicos como: acordeom, braguinha (cavaquinho), rajão (mini-viola), viola de arame, flauta, violino, brinquinho (chocalho com castanholas), ferrinhos (triângulo), reco-reco e bumbo.

Segundo Marília Bonas, presidente executiva do Museu da Imigração, “a ideia é que a Parada Migrante seja realizada anualmente, fazendo parte do calendário de eventos culturais da capital paulista e se consolidando como um momento de encontro das várias comunidades de imigrantes, assim como a Festa do Imigrante, que já organizamos há 17 anos”.

Serviço

1ª Parada Migrante
Datas: 05 de maio de 2013
Horário: 15h
Local: Parque do Ibirapuera
Entrada franca
Informações: (11) 3311-7700 ou www.museudaimigracao.org.br


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas