Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Museu da Imigração organiza, no dia 5 de maio, a 1ª Parada Migrante
Abril 17, 2013

Doze grupos de comunidades da Rússia, Croácia, Alemanha, República Tcheca, Itália, Bolívia, Peru, Lituânia, Ilha da Madeira e Coreia farão, dia 5 de maio, apresentações gratuitas de dança e música típicas no Parque do Ibirapuera. Os números fazem parte da 1ª Parada Migrante organizada pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de celebrar a diversidade cultural das várias nacionalidades e comunidades imigrantes presentes em São Paulo.

O Grupo Folclórico Kantuta Bolívia, um dos mais tradicionais representantes da Bolívia no Brasil com 26 anos de existência, está entre eles. Cerca de 30 integrantes irão realizar durante a Parada Migrante uma exibição da dança afro-boliviana dos Caporales, que simboliza os capatazes dos escravos negros trazidos para a Bolívia durante os tempos coloniais. A dança dos Caporales é caracterizada por movimentos ágeis e atléticos em que os homens se destacam especialmente com torções, contorções, chutes aéreos, acrobacias e gritos de raiva e euforia. Já as mulheres acentuam a sensualidade e feminilidade com vestidos e movimentos graciosos.

Outro a se apresentar será o Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira (folclore e etnografia região autônoma da Madeira). Formado por pessoas de diversas faixas etárias, o grupo interpretará situações que mostram o cotidiano dos imigrantes, usando instrumentos típicos de trabalho e domésticos, além de retratar brincadeiras e jogos tradicionais. Tudo isso será feito ao som de música ao vivo tocada por eles com instrumentos acústicos como: acordeom, braguinha (cavaquinho), rajão (mini-viola), viola de arame, flauta, violino, brinquinho (chocalho com castanholas), ferrinhos (triângulo), reco-reco e bumbo.

Segundo Marília Bonas, presidente executiva do Museu da Imigração, “a ideia é que a Parada Migrante seja realizada anualmente, fazendo parte do calendário de eventos culturais da capital paulista e se consolidando como um momento de encontro das várias comunidades de imigrantes, assim como a Festa do Imigrante, que já organizamos há 17 anos”.

Serviço

1ª Parada Migrante
Datas: 05 de maio de 2013
Horário: 15h
Local: Parque do Ibirapuera
Entrada franca
Informações: (11) 3311-7700 ou www.museudaimigracao.org.br


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas